Etapas de Formação

Escolasticado

"Depois do Noviciado, a formação prossegue por um período de pelo menos dois anos, que tem como finalidade o desenvolvimento e amadurecimento dos confrades na própria vocação josefina e a aquisição de uma sólida formação intelectual, adequada à missão educativa a ser desenvolvida" (C. 67).

Trata-se de um período no qual se cresce na interiorização dos valores da vida religiosa josefina dando continuidade ao caminho realizado no noviciado, evitando uma mudança de estilo de vida e um esfriamento no entusiasmo vocacional.

Ao mesmo tempo encaminha-se para o estudo e a reflexão sobre a cultura do próprio tempo e do próprio ambiente na perspectiva evangélica, em vista da experiência apostólica em meio aos jovens a ser vivida no período do tirocínio (magistério).

"A formação procede harmonicamente com incidências diversificadas conforme etapas do crescimento, sempre adaptadas à realidade psicológica e social dos candidatos; a formação se baseia na cooperação pessoa dos formandos valorizando suas potencialidades e inclinações, e, ao mesmo tempo, orientando-os à disponibilidade e à renúncia exigidas pela vida consagrada e pelo apostolado josefino" (D. 71).

Neste período a província estabelece que os jovens confrades freqüentem o 1º e 2º ano do Curso de Filosofia, podendo concluir o curso durante o magistério.

Durante o Escolasticado, além dos estudos acadêmicos, é exigido o estudo de uma língua estrangeira e uma consistente atividade no apostolado específico.

A província entende favorecer o intercâmbio interprovincial de magisteriantes (XXICG3.2.6)

Escolasticado Murialdo

QE 7 - Bloco Lote "F" - Área Especial - GUARÁ I
CEP: 71020-667 - Brasília - DF
Fone: (61) 3381.9474
E-mail: brasilia@murialdo.org ou pspadf@gmail.com 

Escolásticos –Instituto São Boaventura dos Frades Franciscanos

FR. Antonio Hilton Da Silva - 2º Ano de Filosofia - ISB
FR. JEVERSON DE ANDRADE SANTOS - 1º Ano de Filosofia - ISB
FR. RICARDO RODRIGUES LIMA - 1º Ano de Filosofia - ISB

 

GALERIA DE FOTOS