Etapas de Formação

Seminário Doméstico

É uma modalidade de Seminário em que os jovens vocacionados a partir da 5ª série são acompanhados em suas famílias com reuniões geralmente mensais na casa de um deles. Nesses encontros a família oferece a alimentação e um ambiente para palestra formativa.


O grupo desses vocacionados provém das escolas de Ensino Fundamental e Médio onde o animador vocacional passa de sala em sala apresentando uma reflexão vocacional e através de um levantamento são detectados os jovens interessados na vocação religiosa e sacerdotal. Numa segunda visita fala-se com cada um desses jovens procurando depois conhecer suas famílias. Se o jovem e a família concordarem começa-se o acompanhamento através dos encontros programados para o ano.

Em Orleans SC, essa modalidade de Seminário começou em 2009, primeiro com um número bem pequeno. Mas aos poucos esse número foi crescendo e criando um espírito de coleguismo muito saudável. Acabamos 2010 com uns 20 jovens assíduos. Devido à disparidade de idade e de série dividimos esses vocacionados em dois grupos: os da 5ª e 6ª série e o grupo da 7ª para frente.

Reuniões constam de duas partes: uma, de conteúdo vocacional e outra, recreativa.

Pelo menos duas vezes por ano se fazem encontros no próprio Seminário com a duração de uns três dias.

A experiência do Seminário Doméstico de Orleans, SC, até agora parece ser animadora. Para o futuro se deverá agir com criatividade para corresponder às reais necessidades do jovem vocacionado.

Em 2011, a modalidade de Seminário Doméstico, será iniciado no Rio Grande do Sul.

1. Fazenda Souza - CAXIAS DO SUL - RS
Av. Dante Marcucci, 5335 - Fazenda Souza
CEP: 95125-000 - Caxias do Sul - RS
Fones: (54) 3267.1248 / 32678.1146
E-mail: sav.murialdo@hotmail.com

2. Orleans - SC
Instituto São José - Seminário - Bairro Murialdo
SC 438 - Km 53 - Caixa Postal 94
CEP: 88870-970 - Orleans - SC
Fone: (48) 3466.0131
E-mail: pcdallalba@yahoo.com.br