Notícias
-
Ação Social Murialdo promove bate-papo com o tema “De Turim para o mundo – a caminho com os jovens”
A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo por meio da coordenação da Ação Social promove, no dia 09 de junho, das 14h às 16h, um bate-papo com o tema De Turim para o mundo – a caminho com os jovens: inspirando gerações para a construção de uma sociedade sem trabalho infantil. O encontro tem por objetivo reunir religiosos, diretores, equipes de profissionais, educadores, instrutores, coordenações e interessados em dialogar sobre a importância do trabalho realizado pelo Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) no enfrentamento ao trabalho infantil. A iniciativa faz parte das comemorações dos 150 Anos de Fundação da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, fundada em Turim (Itália), no dia 19 de março de 1873.
As palestrantes convidadas são: Anna Luiza Calixto - escritora, palestrante, fundadora do Projeto Social Bem-Me-Quer e vencedora do Prêmio Neide Castanha 2022; e a Andressa Campanher Marques - formada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, atualmente é Assistente Social do Sindicato dos Metalúrgicos, atua nos movimentos sociais da cidade e é suplente de vereadora em Caxias do Sul pelo PCdoB.
A iniciativa propiciará e estimulará a interação entre os aprendizes do ILEM e também dos adolescentes maiores de 14 anos participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de diferentes municípios e estados, promovendo a troca de experiências e fomentando o protagonismo. O encontro será on-line com transmissão pelo Youtube no Canal dos Josefinos de Murialdo (https://youtu.be/FDqLLP2E8nE).
Serviço:
De Turim para o mundo - a caminho com os jovens: inspirando gerações para a construção de uma sociedade sem trabalho infantil
Data: 09 de junho
Horário: das 14h às 16h
Transmissão: via YouTube https://youtu.be/FDqLLP2E8nE
-
Mês Murialdino é realizado em Quito (Equador)
Maio foi destinado ao Mês Murialdino para a Família de Murialdo. O evento aconteceu em Quito (Equador) e reuniu a lideranças da Congregação dos Josefinos de Murialdo e das Irmãs Murialdinas de São José, bem como educadores, jovens e religiosos.
As duas primeiras semanas do mês Murialdino reuniu aproximadamente 40 religiosos Josefinos e religiosas Murialdinas. O tema central foi a vida religiosa no contexto da reforma da Igreja.
A terceira semana do Mês Murialdino no Equador foi dedicada aos jovens. Estiveram presentes jovens e confrades das várias obras equatorianas, da Colômbia, e representações do Brasil e Argentina-Chile, assim como alguns confrades do México e Irmãs Murialdinas. Sendo um primeiro encontro presencial após a pandemia, a semana foi vivida com muito entusiasmo! Nos últimos dias chegaram também dois confrades indianos. O tema foi a santidade, vista como resposta ao amor de Deus, apelo aos jovens de hoje, compromisso de vida, proposta do Papa Francisco (na carta Christus vivit).
A quarta semana do Mês Murialdino, em Quito reuniu responsáveis e professores das escolas Murialdo do Equador-Colômbia, com delegações também de outras províncias americanas e a presença de dois confrades indianos e várias irmãs murialdinas. O tema foi o Pacto Educacional Global (PEG) proposto pelo Papa Francisco: como implementá-lo no carisma educacional de Murialdo.
O Mês Murialdino culminou com a celebração dos 100 anos de presença dos Josefinos na missão do Equador. Após, aconteceu a Conferência Interprovincial com a presença do Conselho Geral, dos Provinciais, representantes das Irmãs Murialdinas e dos Leigos de Murialdo.
-
Encontro reúne jovens vocacionáveis
Nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2022 aconteceu o Final de Semana de Convivência Vocacional promovido pela Equipe Vocacional do Teologado Internacional de Londrina (PR) e a Pastoral Vocacional da Paróquia Cristo Bom Pastor. O evento teve como fundamentação bíblica a passagem do evangelho de João: "Mestre, onde moras? Ele respondeu: Vinde e Vede. Os discípulos foram, viram onde morava e permaneceram com ele" (Jo 1, 39).
A proposta do encontro foi a de apresentar aos jovens o caminho vocacional, também à Vida Religiosa Josefina e como ela é acontece a partir da vivência do amor misericordioso de Deus no seguimento a Jesus Cristo. Os jovens foram convidados a fazer a experiência e a anunciar a tantos outros: "Encontramos o Cristo"!
ENCONTRO ONLINE: No dia 29 de maio, das 17h às 18h, aconteceu o Encontro Vocacional online com os jovens vocacionados de Caxias do Sul (RS), Londrina (PR), Fortaleza e Crato (CE) e de Pernambuco.
Rezemos pelas vocações!
-
Murialdo Santa Fé comemora 44 anos de atuação
No sábado, dia 21 de maio, o Murialdo Santa Fé (Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente Murialdo) celebrou 44 anos transformando vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A solenidade ocorreu no UCS Teatro, em Caxias do Sul (RS) e contou com apresentações artísticas, homenagens e também marcou o lançamento do Programa Apadrinhar.
Estiveram presentes autoridades civis e religiosas, ex-educandos e ex-educadores, educandos, aprendizes, funcionários, amigos, parceiros e convidados.
O Murialdo Santa Fé, antiga ACPMEN, está localizado na Zona Norte de Caxias do Sul (RS) e tem a missão de promover a proteção e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, por meio do acolhimento e da formação cidadã e profissional fundamentada na pedagogia do amor. Atende por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (06 a 15 anos no contraturno escolar) e da Aprendizagem Profissional (15 a 17 anos).
Sobre o Projeto Apadrinhar:
O Projeto “Apadrinhar’’ é uma iniciativa que busca fortalecer laços de afeto entre a criança ou adolescente com a família e, também, com a sociedade para que se desenvolvam de forma saudável, com amor, consciência e cidadania.
Segundo a coordenadora Raquel Ivanir Marques o apadrinhamento significa proteger, defender, cuidar, patrocinar ou auxiliar uma criança ou adolescente em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal ou profissional. “As madrinhas e os padrinhos provedores oferecem auxílio financeiro às crianças e aos adolescentes, na medida em que colaboram e amparam as necessidades da Obra Social em itens como luz, água, materiais didáticos, de higiene e limpeza, alimentação, transporte, manutenção dos espaços físicos, capacitações dos colaboradores, custeio de eventos pontuais e passeios para os educandos”, explica.
O apadrinhamento ocorre em duas modalidades:
*Apadrinhamento Material/financeiro: compreende a ajuda na realização de projetos e na sustentabilidade das atividades na instituição, ou, ainda, no apadrinhamento de crianças e adolescentes atendidas. Além disso, o padrinho poderá contribuir com a manutenção e a qualificação dos espaços com materiais e serviços. Essas contribuições serão pontuais, conforme a possibilidade e os projetos. Para efetivar o apadrinhamento de uma criança e adolescente da instituição, sugere-se o valor mínimo de R$ 87,00 mensais, este valor é apenas uma sugestão, ou seja, o padrinho pode contribuir com outro valor.
*Apadrinhamento Voluntário: compreende na disponibilização do tempo para a instituição: atuação nas ações, eventos e formações da instituição e fomento das atividades. O padrinho ou madrinha poderá colaborar com as atividades que são desenvolvidas, ou ainda, de acordo com suas habilidades ou formações, por meio da organização com a Coordenação Pedagógica.
Acesse: doacoes.murialdo.com.br
-
Mês Murialdino: Padre Luciano Costa e Padre Elves Bessa participam do encontro dos religiosos jovens e da vida religiosa
Em 2022, a província Equador-Colômbia da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) está comemorando os 100 anos da chegada dos primeiros religiosos no Equador. Dentre tantas atividades para celebrar a data, está a realização do Mês Murialdino, de 27 de abril a 28 de maio de 2022, em Quito, com o tema: “100 anos evangelizando com alegria - fazendo história desde 1922”.
Dentro desse mês acontecem várias semanas temáticas relacionadas ao carisma de Murialdo. Dos dias 27 a 29 de abril aconteceu o Encontro Internacional de religiosos Josefinos de até 10 anos de profissão perpétua, reunindo religiosos das mais diversas nações onde há a presença dos Josefinos de Murialdo. O encontro foi coordenado pelo vigário geral da Congregação, Padre Nadir Poletto. Da província brasileira fizeram-se presentes o Padre Luciano Costa e o Padre Elves Bessa.
Após o término desse encontro, os Padres Luciano e Elves participaram da semana de reflexão sobre a vida religiosa com o tema: “A vida religiosa no contexto da reforma da Igreja”, tendo como assessor o Padre Guillermo Campuzano, teólogo da CLAR (Conferência Latino-Americana de Religiosos). Fizeram-se presentes Josefinos de Murialdo e Irmãs Murialdinas de São José. Foi um encontro de muita fraternidade e interação das mais diversas experiências que, como Família de Murialdo, estão sendo realizadas nas diversas nações.
O nosso agradecimento pela acolhida dos Josefinos da província do Equador-Colômbia e a toda Família de Murialdo.
Que Deus continue nos dando força para sermos anunciadores do Evangelho de Jesus, inspirados por esse belo carisma dado por Deus a São Leonardo Murialdo.
-
Miguel Angel Mosquera Mosquera é ordenado diácono
No sábado, 07 de maio, na Igreja São Leonardo Murialdo de Quito (Equador), o religioso Josefino e estudante no Teologado Internacional de Londrina (PR) Miguel Angel Mosquera Mosquera foi ordenado diácono pelas mãos do bispo do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Dom Celmo Lazzari que também é religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo.
A solenidade faz parte das festividades dos 150 anos de fundação da Congregação e dos 100 anos da presença dos Josefinos na missão do Equador. A celebração contou com a presença de representantes de religiosos de toda a Congregação e participantes do Mês Murialdino, bem como da comunidade local, familiares e amigos de Miguel.
Miguel Angel Mosquera Mosquera nasceu no dia09.01.1989, em Istmina Chocó - Colômbia.É filho de Maria Cristina Mosquera e José Bernardo Mosquera Murillo.
Processo Formativo:
- Ensino Fundamental: Universidade Uniagustiniana.
- Ensino Médio: Escola Diego Luis Cordoba de Ninha.
- Postulado: Bogotá (Colômbia).
- Noviciado: Equador (Quito). Mestre: Pe. Julio Bertoldi.
- Filosofia: Bogotá (Colômbia). Mestre: Pe. Hugo Sanchez.
- Magistério: Primeiro ano em Quito (Equador) e o segundo, em Guayaquil (Equador).
- Teologia: Londrina (PR).