NOTÍCIAS

03 de julho de 2020

Missa Festiva do Dia do Beato João Schiavo será transmitida pelo Facebook das páginas oficiais do Murialdo e do Beato João Schiavo

Na quarta-feira, 8 de julho, a Igreja celebra a Festa do Beato João Schiavo. Nesta data, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon celebrará a missa solene, que será concelebrada por outros sacerdotes, às 18 horas, na Capela das Irmãs Murialdinas em Fazenda Souza.

Neste ano, devido à pandemia do Coronavírus, a celebração não contará com público externo. Os fiéis, amigos e devotos, poderão acompanhar a transmissão pelo Facebook das páginas oficiais do Murialdo e do Beato João Schiavo.

 

PE. JOÃO SCHIAVO: Sacerdote, da Congregação dos Josefinos de Murialdo, nasceu na Itália, em Sant’Urbano de Montecchio Maggiore (VI), no dia 8 de julho de 1903 e desde criança desejava ser padre. Entrou na Congregação dos Josefinos de Murialdo e, em 1919, fez sua primeira Profissão Religiosa. No dia 10 de julho de 1927, com 24 anos, foi ordenado sacerdote. Quatro anos depois, realizando seu desejo de ser missionário e seguindo a ordem da obediência, partiu para o Brasil, chegando em Jaguarão (RS), no dia 05 de setembro de 1931. Poucas semanas depois veio para Caxias do Sul (RS), mais especificamente em Ana Rech, para dedicar-se à animação e à formação dos candidatos para a Congregação dos Josefinos de Murialdo.

Desde que chegou em solo brasileiro, Padre João desenvolveu uma intensa atividade vocacional e foi o primeiro mestre de noviços da missão Josefina no Brasil. Viveu sua vocação e missão sobretudo na região de Caxias do Sul, em Ana Rech. Foi animador dos seminaristas e noviços, professor, iniciador e diretor da Escola Normal Rural Murialdo. Em Galópolis, foi diretor da Escola e pároco, e, em 1941, fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul, sendo o primeiro diretor dessa obra que marcaria sucessivas gerações de jovens.

Fundou diversas obras em favor das crianças e jovens pobres, como o Abrigo de Menores São José, em Caxias do Sul; a Associação Protetora da Infância em Porto Alegre (RS); o Abrigo de Menores em Pelotas e Rio Grande (RS); o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC), entre outros. Foi o primeiro Superior dos Josefinos da então Vice-Província, no Brasil, de 1937 a 1946 e Provincial de 1947 a 1956.

Após um período de discernimento, em consonância com o fundador das Irmãs Murialdinas de São José, Padre Luigi Casaril, no dia 09 de maio de 1954, Pe. João Schiavo iniciou, em Fazenda Souza, Caxias do Sul, o primeiro grupo das Irmãs Murialdinas de São José, no Brasil.

Em fevereiro de 1956, deixou o cargo de Superior Provincial, mas continuou prestando serviço à sua Congregação e dedicando-se às Irmãs Murialdinas. Padre João Schiavo, cuja saúde há tempo estava debilitada, adoeceu gravemente no final de novembro de 1966, vindo a falecer, no dia 27 de janeiro de 1967, com fama de santo.

Desde então, sua sepultura, atualmente no interior de uma capela que leva o seu nome, em Fazenda Souza, é local de orações e de peregrinações. Ali, todo o dia 27, às 16 horas, é celebrada missa em sua memória. Por sua intercessão, são atribuídas muitas graças, e a fama de santidade estende-se até mesmo para fora do Brasil, com relatos de graças alcançadas na Argentina (Mendoza) e outras nações onde atuam os religiosos Josefinos e as irmãs Murialdinas.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS