NOTÍCIAS

09 de maro de 2018

Papa Francisco confirma canonização de Paulo VI em 2018

A notícia chega pouco mais de 10 dias depois de a Congregação para as Causas dos Santos ter reconhecido um milagre atribuído a Giovanni Battista Montini, que governou a Igreja Católica entre 1963 e 1978. "Paulo VI será santo neste ano", afirmou Francisco, no dia 15 de fevereiro.

A declaração foi dada enquanto Jorge Bergoglio comentava um livreto com frases dos papas distribuído em Roma. "Há dois bispos recentes de Roma já santos: João XXIII e João Paulo II. Paulo VI será santo neste ano. Um está com a causa de beatificação em curso, João Paulo I. E Bento XVI e eu, na lista de espera. Rezem por nós", brincou o pontífice.

 

Canonização

O milagre de Montini teria ocorrido em dezembro de 2014, no nascimento de Amanda, menina italiana que veio ao mundo com 26 semanas de gravidez, algo em torno de seis meses e meio.

Segundo a Igreja, a placenta da mãe se rompeu com 13 semanas de gestação, e os médicos a aconselharam a interromper a gravidez, que poderia provocar danos à sua própria saúde. No entanto, ela, originária da província de Verona, ouviu a sugestão de uma amiga e rezou no Santuário das Graças de Brescia, lugar de devoção a Montini. A menina nasceu saudável.

Paulo VI foi beatificado em 19 de outubro de 2014, em uma cerimônia na praça São Pedro, no encerramento do Sínodo Extraordinário dos Bispos para a Família. Ele é considerado o primeiro pontífice "moderno" da Igreja e abriu suas portas para as exigências da vida contemporânea, apoiando a atualização das normas católicas aos novos tempos.

 

Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS