NOTÍCIAS

12 de agosto de 2015

Curso de Formação aprofunda a Vida Religiosa

No ano da Vida Consagrada declarado pelo papa Francisco, a Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo realizou o Curso de Formação para irmãos e padres Josefinos.

O curso buscou aprofundar os valores e a vivência da Vida Religiosa nos tempos atuais e orar por aqueles que doam sua vida a serviço da igreja, através dos Conselhos Evangélicos através dos votos de pobreza, castidade e obediência. 

BRASÍLIA (DF)

De 7 a 9 de julho de 2015, aconteceu a I Edição do Curso de Formação Permanente da Província Brasileira. O evento se deu no Centro Murialdo em Arniqueira, Brasília e contou com a participação de 25 confrades.

Em sintonia com o Ano da vida consagrada, convocado pelo Papa Francisco, a assessora, Ir. Maria de Fátima Morais, das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, de forma envolvente e prática, trabalhou o tema proposto pelo Papa.

A partir das vivências dos confrades, a assessora percorreu as “As Estações da Vida e o ciclo de Renovação”, onde apareceram os seguintes questionamentos: Onde estou? Onde quero chegar? Como chegar lá? Como manter o foco? Em cada fase e em cada estação da vida, foi analisada a situação do religioso em relação ao viver humano. Desta forma, foi possível analisar o religioso, as respectivas características e as atitudes a desenvolver.   

Na ocasião foi ainda estudado o importante texto “Alcanç@dos pelo Mistério”, da Palestra para o Seminário-Congresso da Vida Religiosa de Aparecida (SP), de 8 de abril 2015.

CAXIAS DO SUL (FAZENDA SOUZA)

De 27 a 30 de julho de 2015, aconteceu a II Edição do Curso de Formação Permanente da Província Brasileira dos Religiosos Josefinos de Murialdo. O evento ocorreu em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) e contou com a participação de 30 confrades.

De modo profundo e prático o assessor, Pe. Jailson de Oliveira Lino, dos Pobres Servos da Divina Providência focou os seguintes temas da vida consagrada: Modelos de Vida Religiosa; A Crise na Vida Religiosa; Normalidade e Patologia Comunitária; O Seguimento Radical de Jesus e Leveza e Agilidade na Vida Religiosa.

O grupo participou ativamente do encontro. Nos momentos de intervalo e no turno da noite os religiosos reservaram para boas conversas e momentos de convivência comunitária.  

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS