NOTÍCIAS

14 de abril de 2021

Epesmel: presença e solidariedade em tempos de pandemia

A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) marca presença na comunidade local. Em tempos de pandemia, ela reorganizou a sua forma de atendimento e desde março do ano passado vem prestando assistência às famílias dos atendidos.

Exemplo disso foi a ação realizada no início deste mês de abril, quando a EPESMEL Sede entregou kits pedagógicos do Serviço de Convivência e da Aprendizagem Profissional; kits alimentação e kits hortifrútis com doações do Mesa Brasil. Dessa maneira, garante o atendimento remoto, a promoção da cidadania e a segurança alimentar dos educandos e suas famílias, reforçando o respeito com as normas de segurança e a conscientização sobre os cuidados de prevenção contra a Covid-19.

Histórico EPESMEL

A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) teve seu início em 1974 com o apoio de um Movimento de Cursilho e fundada oficialmente em 13 de maio de 1976, sob a direção da Congregação dos Josefinos de Murialdo.

A partir de sua experiência e missão a EPESMEL, proporcionou através de suas ações a proteção de crianças e adolescentes, desenvolvendo capacidades e potencialidades, a partir de atividades de Qualificação Profissional, Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ações de Cidadania, Acompanhamento no Cumprimento de Medidas Socioeducativas, Apoio Sócio-Familiar e Atividades Esportivas e Culturais.

Sua missão é oportunizar às crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente empobrecidos e em situação de risco pessoal e social, a garantia dos direitos básicos visando a formação integral, tendo como visão “ser referência na prestação de serviços e na promoção da cidadania em vista de uma sociedade mais justa e fraterna onde a criança e adolescente sejam prioridade absoluta”. As ações trouxeram resultados como: a formação e compromisso da cidadania, o combate à evasão escolar, a prevenção das drogas, o protagonismo juvenil, a diminuição da violência e a inserção do mercado de trabalho.

Atualmente, a EPESMEL oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O público atendido são crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, do sexo feminino ou masculino, sem distinção de raça, credo, religião ou seleção. Atualmente atende em média 800 crianças e adolescentes. Também oferece o Programa de Aprendizagem e Qualificação Profissional para Adolescentes que compreende um conjunto integrado de ações, cabendo à Política de Assistência Social ofertar ações de proteção social que viabilizem a mediação e inserção de adolescentes e jovens a partir de 14 anos ao mundo do trabalho, promoção do protagonismo, a participação cidadã e mobilização social para a construção de estratégias coletivas que visem seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os atendidos neste programa são adolescentes e Jovens de 14 a 24 anos.

 

Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL) - Londrina (PR)

Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85

Fones: (43) 3325.4128 ou (43) 3325.5123

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS