NOTÍCIAS

18 de abril de 2018

Gráfica Murialdo: 70 anos fazendo história na comunidade caxiense

“Seu impresso educa uma criança” é o slogan da Gráfica Murialdo que expressa seus 70 anos de história. A Instituição foi fundada em 18 de abril de 1948, anexa ao então Abrigo de Menores São José com o objetivo de preparar os jovens carentes em profissionais competentes, bem como atender o mercado caxiense e regional. Seus primeiros 30 anos de atividade, a Gráfica Murialdo – conhecida como “Gráfica do Abrigo” – ensinou o processo de composição e impressão por meio da Tipografia. Os acabamentos dos trabalhos e encadernação eram unicamente manuais, possibilitando absorver um número significativo de aprendizes e alguns poucos profissionais. De propriedade dos Religiosos Josefinos (Congregação de São José), a Instituição desde sempre primou pela excelência gráfica, satisfação dos clientes e responsabilidade social voltada à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade.

 

História:

A Gráfica Murialdo foi fundada em 18 de abril de 1948, como uma opção de aprendizagem profissional para os adolescentes internos do então Abrigo de Menores São José, primeira denominação do Centro Técnico Social. O trabalho inicial era apenas de encadernação e tipografia. Em 1975, iniciou-se o sistema de impressão Offset.

Na “Gráfica do Abrigo” os adolescentes aprendiam encadernação, talonagem, composição manual e mecânica e impressão. Além disso, atividades de esporte e lazer sempre se fizeram presentes. Com isso, o intervalo era sempre prolongado para que as crianças e adolescentes pudessem se divertir.

Na década de 50, com a aquisição de novas máquinas e a ampliação da tipografia, o local foi ampliado.

 

A implantação do Sistema Offset

 

Frente às demandas do mercado, na década de 1970, a gráfica adquiriu máquinas de impressão Offset. A tipografia e o sistema Off Set funcionaram até 2005, quando a tipografia foi oficialmente extinta. O processo de implantação do novo sistema foi lento e gradativo. No início, o Off Set dependia da tipografia devido à inexistência de um setor de pré-impressão.

Os últimos 15 anos foram marcados pela inovação, aquisição de novos maquinários tanto para o setor de pré-impressão quanto para a impressão e acabamento, bem como na qualificação dos profissionais.

Como instituição filantrópica, toda lucratividade da Gráfica Murialdo é investida na sustentabilidade dos Programas Sociais do Instituto Leonardo Murialdo que atendem crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Há de se ressaltar que muitos profissionais gráficos que atuam no mercado gráfico em Caxias do Sul frequentaram a “escola” na Gráfica Murialdo. Entre as pessoas que fizeram a história da Gráfica, é notável o reconhecimento que se tem pelo saudoso, Ir. Antonio Ghirighini que, chegando da Itália na década de 50, doou meio século de sua vida à causa da infância empobrecida no Centro Técnico Social.

Atualmente, a Gráfica Murialdo localiza-se na rua Professor Luiz Facchin, nº 375 | Bairro São José | Caxias do Sul (RS).

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS