NOTÍCIAS

19 de agosto de 2015

ANALAM realiza 1º encontro nacional dos presidentes de núcleos

Nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, em Fazenda Souza (Caxias do Sul) aconteceu o 1º Encontro dos Presidentes dos Núcleos da Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM) e religiosos assessores espirituais dos núcleos de Leigos de Caxias do Sul (AAMur, Alambosco, Alamschiavo, Alamar e Alamfaz) Porto Alegre (Partenon e Restinga), Araranguá, Londrina, Maringá, São Paulo, Rio de Janeiro, Planaltina (DF).

Além de contar com a presença dos membros da Diretoria Nacional e do Conselho Formativo, fizeram-se presentes o Provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Antonio Lauri de Souza, a Provincial das Irmãs Murialdinas, Irmã Cecília Inês Ferrazza e os ex-presidentes da ANALAM Tadeu Zulian e Leonel Wassen dos Reis.

O encontro teve início no dia 31 de julho, com acolhida dos participantes, atos de abertura com a composição da mesa de autoridades e pronunciamento das mesmas, especialmente da presidente da ANALAM, Carmelita Masiero Fontanella que destacou a importância do evento para a unidade da organização. Após o jantar, o diretor da Faculdade Murialdo, Pe. Joacir Della Giustina apresentou a trajetória dos 100 anos da chegada dos Josefinos ao Brasil.

O segundo dia do encontro foi destinado ao aprofundamento do tema “Liderança”. A primeira palestra foi com a psicóloga Carla Martinotto que abordou o perfil e competências do líder; após, Pe. Geraldo Boniatti falou o líder Murialdo e sua missão atual. Em seguida, Leonel W. dos Reis e Eloi Gallon apresentaram o contexto historio no tempo de Murialdo e a prática da sua missão em nosso cotidiano. No domingo, Irmã Cecília Ferrazza e Bernardete Chiesa retomados os assuntos dos dias anteriores e explanaram sobre a encíclica do papa “A Alegria de Evangelho”.

Também foram realizados trabalhos em grupos para troca de experiências, desafios, alegrias e dificuldades encontradas no cotidiano dos núcleos, sendo estes avaliados como importantes momentos para o fortalecimento mútuo.

A diretoria também apresentou as questões pertinentes à administração da ANALAM e salientou sobre a importância de fazer acontecer as prioridades do triênio 2013/2016 votadas no Congresso Nacional realizado no Rio de Janeiro, em 2013:Definir estratégias para inserir mais pessoas, inclusive jovens, aos Leigos Amigos de Murialdo; Comunicação: melhoria e aprimoramento de canais de comunicação entre os núcleos, e destes com a Diretoria Nacional;Formação: Consolidar a formação dos Leigos Amigos de Murialdo na mística e espiritualidade de São Leonardo Murialdo, fortalecendo os encontros locais e regionais.

A celebração eucarística no final da tarde de sábado foi na capela junto ao túmulo do Pe. João Schiavo e animada pelos Amigos de Murialdo do núcleo Alamschiavo.

O encerramento do encontro aconteceu com uma emocionante missa de envio na Capela do Seminário, na qual Pe. Geraldo Boniatti e Irmã Cecília presentearam cada presidente dos Núcleos participantes com uma imagem de São Leonardo Murialdo e uma vela, simbolizando a luz, as bênçãos e a missão de cada presidente junto aos seus núcleos.

Agradecimento todo especial a cada participante que fez a diferença neste importante evento. Apoio ao Núcleo de Ibotirama (BA) que sediará o próximo Congresso Nacional, em julho de 2015.

 

Fotos: Divulgação

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS