NOTÍCIAS

19 de outubro de 2020

Pe. Antonio Lauri Oliveira de Souza na Casa do Pai

No domingo, 11 de outubro de 2020, o mestre de Noviços e ex-provincial da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) Padre Antônio Lauri Oliveira de Souza, 71 anos, faleceu em decorrência de um câncer severo. As últimas homenagens foram prestadas na Igreja Matriz de Ana Rech (Caxias do Sul – RS) com Celebração Eucarística, às 15h30min. Após, Pe. Lauri foi sepultado no Jazigo dos Josefinos, junto ao Cemitério daquela localidade.

O religioso nasceu em São Francisco de Paula (RS), no dia 01 de março de 1949, filho de José Ramos de Souza e Maria Rosa Oliveira de Souza e tinha 10 irmãos.

ETAPAS DE FORMAÇÃO

- Escola Primária – Escola Rural Isolada de Silva Lima: Pedra Lisa - Cazuza Ferreira – São Francisco de Paula (RS), de 1957 a 1962.

- Ensino Fundamental Escola Normal (preparação para professores rurais) - Colégio Murialdo de Ana Rech, Caxias do Sul (RS), de 1963 a 1966.

- Ensino Médio - Colégio Nossa Senhora do Carmo - Caxias do Sul (RS), de 1967 a 1969.

- Curso de Filosofia – Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul (RS), 1970.

- Início do Curso de Ciências Biológicas – UCS - Caxias do Sul, 1971.

- Finalização do Curso de Ciências Biológicas na UCS, Caxias do Sul, de 1974 a 1975.

- Curso de Teologia no Instituto Paulo VI – Londrina (PR), de 1979 a 1981.

- Pós-Graduação em Teologia – PUC - Rio de Janeiro, 1982.

- Curso EaD em Filosofia pelo Claretiano (incompleto por motivos de saúde) de 2018 a 2020.  

- 1a. Profissão Religiosa: 24 de fevereiro de 1979 - Porto Alegre (RS).

- Votos Perpétuos:26 de fevereiro de 1982 - Porto Alegre (RS).

- Ordenação Diaconal:27 de fevereiro de 1982 - Porto Alegre (RS).

- Ordenação Presbiteral:01 de janeiro de 1983 – Distrito de Cazuza Ferreira (São Francisco de Paula – RS).

EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO

- Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens - Araranguá (SC), em 1983: Coordenador do Ensino Fundamental e Professor.

- EPESMEL - Londrina (PR), de 1983 a 1993: Coordenador de Ensino, Diretor e Pároco da então quase-Paróquia Cristo Bom Pastor (ad personam) 1985 em diante.

- Curso Forper - Roma, de 1993 a1994.

- Associação Protetora da Infância - Porto Alegre (RS), de 1995a 2004: Diretor da Comunidade, Coordenador dos Projetos Sociais e Pároco da Paróquia Santuário São José de Murialdo (1996 e 1997).

- Área Pastoral do Conjunto Palmeiras - Fortaleza (CE): Pároco, 2004 a 2009:

- Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Vila Luizão - São Luís (MA), 2010.

- Curso para Formadores – Roma e, após, na Comunidade de Fazenda Souza, 2011.

- Seminário Josefino - Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS), 2012: Diretor de Comunidade e Mestre dos Noviços.

- Provincial, de 2013 a 2018.

- Centro Social Murialdo Santa Fé - Bairro Santa Fé - Caxias do Sul (RS), de 2019 a 2020:  Mestre dos Noviços e Diretor da Comunidade.        

Um homem apaixonado pela Vida Religiosa Consagrada. Referindo-se à esta opção, Pe. Lauri escreveu: “O mistério do amor de Deus me conduziu. Pergunto-me, quase que em tom de arrependimento: Por que não decidi antes? Tem sido um tempo de graça: tantas crianças, adolescentes e jovens que profeticamente suplicam um olhar, um cuidado, uma iluminação e alguma oportunidade; tantos adultos, idosos e doentes que, ao administrarmos os sacramentos, somos tentados a ajoelharmo-nos a seus pés e a beijar suas mãos. Planejo para ser dócil e santo instrumento, sempre segurado pela sua mão e vontade.” A síntese de sua consagração, de sua opção pela vida sacerdotal e de seu apostolado está no lema da sua ordenação sacerdotal: “Quem um dia acreditou no Reino e se encantou por Ele, não tem mais direito de viver descansado”, citando São Bernardo. E foi assim mesmo que o vimos. Viveu uma “vida pela vida, vida pelo Reino, como a vida dele: o Mestre Jesus”.  

Um homem apaixonado pela Congregação de São José. Franzino na sua estatura física, todavia foi um grande líder: otimista, determinado, com grande senso crítico, atualizado, um homem à frente de seu tempo. Intelectual, de muita leitura e estudo, esteve sempre presente e comprometido com a organização e com as questões da Província, especialmente na atualização do carisma, bem como na dimensão apostólica junto às JuventudeS. Foi muito atuante e presente na vida de toda a Família de Murialdo (FdM), especialmente dos Leigos Amigos de Murialdo. Teve uma consciência sempre larga à questão missionária, sendo protagonista na abertura da comunidade de Juazeiro do Norte (Ceará) e da Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul; dedicou-se à intercongregacionalidade, à interculturalidade e às questões importantes da Congregação. Inegavelmente, foi um grande divulgador do carisma de Murialdo pelo testemunho de vida doada, sobretudo, na alegria da vivência religiosa comunitária; nisso, ele foi um exemplo para todos. Nada de extraordinário, mas intenso, profético, amigo, irmão e pai no ordinário. Não tenho dúvida de que precedeu a muitos na vida de oração externada na serenidade, na bondade e na convicção nas tomadas de decisão. Um homem de Deus! Sempre e em tudo um sorriso para todos.

Carregou também sua cruz. Algumas tarefas, especialmente enquanto provincial, lhe tomaram importantes energias, contudo não se furtou em ir até o fim, no amor. Recordamos os embates na criação da ORGMUR, a coordenação da beatificação do Pe. Joao Schiavo, as questões delicadas num tempo de dificuldade econômica e de grandes fragilidades no interior da Província. Preocupava-se com a saúde física e espiritual dos confrades. No último ano, com a descoberta do câncer e das suas proporções, iniciou de forma consciente seu caminho de dor e de entrega nas mãos de Deus.

Padre ANTONIO LAURI. Descanse em paz. Você foi mestre na dança do amor, na dança da vida. Seu testemunho alegre e fiel de Jesus ressuscitado há de iluminar nossos caminhos, até que um dia, glorificaremos juntos, a Trindade Santa. Reze por nós. Precisamos, e estamos certos da sua intercessão. São Leonardo Murialdo te apresente ao Pai.

 

 

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS