NOTÍCIAS

21 de junho de 2018

Eleito Conselho Geral para sexênio 2018 a 2024

O XXIII Capítulo Geral da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo (com representantes dos religiosos das 16 nações onde a Instituição se faz presente), reunido em Quito (Equador), de 03 a 24 de junho, elegeu, o Conselho Geral para sexênio 2018 a 2024.

No dia 12 de junho, o italiano padre Túlio Locatelli foi eleito novo superior geral da Congregação. Na quinta-feira, 14 de junho, os trabalhos do Capítulo Geral estiveram focados no trabalho de preparação do documento final, organização para o próximo sexênio do Conselho Geral, bem como na eleição do novo vigário geral da Congregação. Com votos da maioria dos delegados, o brasileiro e gaúcho Pe. Nadir Poletto foi o escolhido. Pe. Nadir disse: "Eu não esperava, mas aceito!". Após a eleição, foi celebrada a missa, presidida pelo bispo José de Sucumbíos (Equador), Dom Celmo Lazzari.

Já no dia 15 de junho, foram escolhidos os três Conselheiros Gerais restantes. São eles: Pe. Juan Flores, do Equador (Tesoureiro Geral); Pe. Salvatore Curro, da Itália (Conselheiro); e Pe. Misihadas Govidan, da Índia (Conselheiro).

No dia 17 de junho, os participantes do Capítulo Geral participaram de uma celebração na cidade de Ambato. Após a missa, ocorreu um momento cultural, com teatro, música, dança e muita alegria. Para finalizar o dia com chave de ouro, as capitulares visitaram a comunidade das Irmãs Murialdinas que acolhem crianças empobrecidas.

Na segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de junho, foi dado continuidade às análises dos documentos das Comissões. Já na quarta-feira, dia 20 de junho, o Capítulo contou com a presença do arcebispo de Quito, Dom Fausto Gabriel Travez. O religioso presidiu a eucaristia, onde lembrou que Murialdo e seu carisma são para toda a Igreja.

O XXIII Capítulo Geral da Congregação dos Josefinos de Murialdo, está acontecendo no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, em Quito, no Equador, com o tema: “Caminhando com os jovens, à escuta de um mundo em mudança, anunciamos a alegria do Evangelho, na partilha do carisma”. A delegação do Brasil conta com cinco participantes: Pe. Marcelino Modelski, Pe. Nadir Poleto e Pe. Dirceu Rigo, além do Provincial, Pe. Antônio Lauri de Souza e do leigo, Elo João Back.

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS