NOTÍCIAS

22 de fevereiro de 2017

Celebrações marcam 50º da morte do Pe. João Schiavo

Religiosos dos Josefinos de Murialdo, Irmãs Murialdinas de São José e numerosos devotos celebraram o 50º da morte do Venerável Pe. João Schiavo tanto em Fazenda Souza (Caxias do Sul), local do seu túmulo, quanto em Santo Urbano (Vicenza- Itália), sua terra natal. Ambas as celebrações foram precedidas de ampla divulgação e preparação espiritual.

A seguir, apresentamos sobre a celebração em S. Urbano, terra onde nasceu o Pe. João, situada nas ridentes colinas a oriente da cidade de Vicenza.  A cerimonia realizou-se na igreja paroquial, no domingo, 29 de janeiro, onde o Pe. João celebrou a sua primeira missa solene no dia 24 de julho de 1927.

A cerimônia foi muito linda e participada: a de Santo Urbano é verdadeiramente uma fervorosa comunidade de extraordinária generosidade. Essa comunidade destaca-se pelo importante número de sacerdotes missionários, nas obras dos Josefinos e de outras congregações pelo mundo. Como recompensa, o bom Deus os presenteou dentre eles um Beato e uma irmã Mártir na África.

Participaram da celebração o Pároco local, a Superiora Geral da Irmãs Murialdinas Ir. Orsola Bertolotto; o Vigário Geral dos Josefinos de Murialdo Pe. Alejandro Bazan, que presidiu a celebração; a Sra. Annamaria Trevisan, pintora do quadro situado na parede direita da abside da igreja (inaugurado nessa ocasião) e numerosos religiosos Josefinos e Irmãs Murialdinas, religiosas de várias congregações e parentes do Pe. João e povo de S. Urbano e cidadezinhas vizinhas.

Tudo muito simples, mas muitíssimo eficaz. Os pronunciamentos dos mais representativos destacaram a santidade do Pe. João como a de um sacerdote de vida integra, simples, humana (também com seus defeitos), mas extraordinária no ordinário da vida de sacerdote, formador, superior da Província Brasileira, iniciador no Brasil da Irmãs Murialdinas, promotor da educação escolástica da juventude, apaixonado na acolhida e atenção aos meninos pobres e orientador de almas através de contatos pessoais, confissões e orientação espiritual.

Uma pequena caravana de conterrâneos e parentes do Pe. João virá da Itália para participar da Cerimônia de Beatificação a realizar-se em Caxias do Sul, aos 28 de outubro de 2017.

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS