NOTÍCIAS

22 de agosto de 2017

Beatificação do Pe. Schiavo contará com representante do Vaticano

O Vaticano confirmou a data da Beatificação do Venerável Pe. João Schiavo, para o dia 28 de outubro de 2017, às 10h. A celebração será presidida pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos no Vaticano, Cardeal Angelo Amato e será realizada nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). O evento está sendo organizado pela Diocese de Caxias do Sul, a Congregação das Irmãs Murialdinas de São José e a Congregação dos Josefinos de Murialdo, juntamente com a Associação dos Amigos do Pe. João Schiavo, com o apoio da comunidade caxiense e os devotos.

O postulador da Causa de Beatificação, Pe. Orides Ballardin, considera que o processo de Beatificação foi relativamente rápido: “iniciou em 2001 e recém celebramos os 50 anos de morte do Pe. João Schiavo e, logo mais, exatamente em outubro, quando será a Beatificação, completará 20 anos do reconhecido milagre”, recorda. Para o evento religioso, são esperados milhares de pessoas de todo o Brasil e do exterior, onde chegou a devoção ao Pe. João Schiavo, inclusive com relatos de graças alcançadas em diversos países. Da Argentina, onde há a presença dos Josefinos e Murialdinas, chegarão dois aviões, informa Ir. Leda Borelli, que vive em Mendoza e atua como divulgadora do Pe. João Schiavo.

Pe. João Schiavo viveu 35 anos no Brasil e sua intercessão se deve a um caso de cura em Caxias do Sul, ocorrido em 1997 e confirmado em 2016 pelo Vaticano. O milagre ocorreu quando Juvelino Carra, que sofria de problemas intestinais, foi encaminhado para uma cirurgia de emergência. No hospital, o médico Ademir Cadore verificou que se tratava de uma trombose no intestino delgado, um quadro irreversível. O médico desistiu da cirurgia e encaminhou o paciente a UTI, de forma que fosse acompanhado até sua morte.

Ao receber a notícia de que não haveria o que fazer, a esposa de Juvelino, Lourdes que se apegou fortemente a um santinho de João Schiavo e orou para que o padre intercedesse por seu marido. Aos poucos, Juvelino apresentou sinais de melhora, para surpresa de todos. Em sete dias, ele teve alta do hospital sem apresentar problemas ou sequelas.

 

Após 12 anos do ocorrido, a família Carra e a equipe médica foram entrevistadas pelas autoridades da Medicina do Vaticano, que atestaram a veracidade dos fatos e a saúde de Juvelino. Dessa forma, elas deram seguimento a formalidade da beatificação do Padre João Schiavo.

 

Sobre João Schiavo: o sacerdote nasceu no dia 8 de julho de 1903, na Itália e, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote. Em 1931 partiu para o Brasil, onde chegou na cidade de Jaguarão (RS). Já em 25 de novembro do mesmo ano, transferiu-se para Ana Rech e começou a trabalhar no Colégio Murialdo. A partir de 1935, mudou-se para o bairro Galópolis, onde dirigiu uma escola e a paróquia. Em 1937, ele assumiu a direção do Colégio Murialdo e a coordenação dos religiosos Josefinos, em Ana Rech. A partir de 1956, o sacerdote passou a residir no Seminário Josefino de Fazenda Souza e se dedicou à formação das Irmãs Murialdinas de São José. No ano de 1966, Pe. João foi internado com complicações no fígado causadas por uma hepatite. Em 1967, faleceu aos 63 anos.

 

Fonte: CNBB Sul3

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS