NOTÍCIAS

24 de junho de 2019

Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral

Vaticano divulga Documento Preparatório para o Sínodo 2019

 

Na última semana, o Vaticano apresentou à população o Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos de 2019, que ocorrerá de 6 e 27 de outubro de 2019 em Roma.

O documento traz como título “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O arquivo é composto por um texto-base, que oferece uma análise da conjuntura atual da Amazônia e aponta percursos e novos caminhos para a Igreja a serviço da vida nesse bioma.

O documento busca preparar as comunidades para o Sínodo, a fim de ouvi-las, para que a assembleia repercuta, de fato, os clamores que saem das bases, o que é um desejo expresso do Papa Francisco. O texto está dividido em três partes, segundo o método ver, discernir e agir. Ao final do material, estão algumas questões que permitem um diálogo e uma progressiva aproximação da realidade para que as populações da Amazônia sejam ouvidas.

É muito importante que todas as Instituições cristãs estudem o documento e mobilizem suas comunidades para este evento de Igreja.

 

Sobre o Sínodo para a Amazônia:

É uma resposta do Para Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com o Pontífice, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS