VALDOMIRO TADIELLO, Ir.
Otávio Rocha, Flores da Cunha, RS - Brasil, 16 de março de 1932
Caxias do Sul, RS - Brasil, 15 de setembro de 2010

Nasceu no dia 16 de março de 1932, em Otávio Rocha, município de Flores da Cunha (RS). Filho de Genuíno Tadiello e Regina Marcon Tadiello. No ano de 1943 entrou no seminário Josefino de Fazenda Souza.

Em 1949, em conceição da linha feijó, fez o noviciado e no ano seguinte emitiu a primeira profissão religiosa na congregação dos Josefinos de Murialdo. Fez votos perpétuos no dia 15 de janeiro de 1956. Nos anos de 1951, 1952 e 1953 cursou a faculdade de filosofia no seminário maior de São Leopoldo. Nos três anos seguintes fez o magistério, iniciando no abrigo de menores Assis Brasil, em carreiros, município de Rio Grande (RS), nos anos de 1954 e 1955. Depois, no ano de 1956 foi para Ana Rech onde trabalhou na escola técnica, sendo professor de educação física e assistente.

Nos anos de 1957 a 1960 fez o curso de teologia em Viterbo, Itália. E nos anos de 1961 a 1966 voltou para Ana Rech. No ano de 1967 trabalhou no Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá (SC), sendo professor e assistente. Voltou novamente para Ana Rech, lá permanecendo de 1968 a 1976.

No ano de 1977 iniciou sua longa permanência no Centro Técnico Social (CTS), saindo somente em 2002, onde foi para Obra Social Educacional (OSE) e permaneceu até o final de 2009, quando foi para a comunidade de Ana Rech.

No triênio 1979-1981 foi o primerio irmão diretor de comunidade da província. Em 1982 foi delegado ao XVII capítulo geral da congregação, em Roma, representando os irmãos de toda a américa. Foi diretor de comunidade e colégio, orientador pedagógico, professor, ecônomico e assistente.

Dia 19 de março de 2006, juntamente com o Ir. Augusto Rossi, reuniu confrades, membros da família de Murialdo, familiares e amigos para celebrar jubileu de ouro de profissão perpétua, na igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo, em Caxias do Sul. Entrevistado sobre o significado da celebração dos 50 anos de votos perpétuos disse: "é uma alegria muito grande. Gratidão a Deus e às pessoas que me ajudaram nesta caminhada. Fiquei emocionado em comemorar com o povo”.

Em 1985, aos 53 anos, uma bactéria atingiu a coluna e, desde então ficou em cadeira de rodas. “Não gostaria de ter de depender tanto dos outros, para tudo. Esperava fazer muito mais... Mas aceitei a doença como uma cruz a carregar. Imaginava que ela fosse passageira, mas veio e ficou para sempre”. Nestes 25 anos de paralisação buscamos aplicador todos os recursos disponíveis da medicina, no entanto, não foi alcançado nenhum sinal de melhora.

Atualmente estava na comunidade de Ana Rech, Caxias do Sul, sendo cuidado diuturnamente. Ultimamente seu estado de saúde foi se agravando. Com frequência era hospitalizado para um tratamento intensivo, buscando reabastecer as forças.  Em nome da província agradecemos à família Tadiello que doou o Ir. Valdomiro à congregação e a igreja.

Um grande agradecimento aos cuidadores/as que estiveram ao lado do Ir. Valdomiro nestes 25 anos de cadeira de rodas. Foram tantos/as os que se revezaram, confrades, vocacionados, leigos/as.

Agradecemos às comunidades do Centro Técnico Social, Obra Social Educacional (OSE) e a comunidade de Ana Rech.
Sem desmerecer os demais, vai um agradecimento especial ao Ir. Luiz Manfron que nestes últimos anos esteve ao lado do Ir. Valdomiro na Obra Social Educacional (OSE) e Ana Rech.

Faleceu dia 15 de setembro de 2010, às 17h15min, no hospital da Unimed de Caxias do Sul. Estava hospitalizado desde o dia 30 de agosto.
Foi velado na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech e sepultado no jazigo da província da mesma localidade.

(Pe. Raimundo pauletti)