EUGÊNIO SCATTOLIN, Pe.
Veneza, Itália, 21 de abril de 1901
Caxias do Sul, RS, 04 de abril de 1986

Filho do casal Giovanni Scattolin e Ângela Scabello Scattolin. Ingressou na Congregação dos Josefinos de Murialdo em 1917 (Volvera), e fez os estudos de seminário em Veneza, Oderzo e Treviso (Itália). Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1926.

Na Itália exerceu o ministério nas casas da Congregaqção em Treviso, Pádua,Turim, Rivoli, Lucera e Nápolis e, em Bérgamo onde foi vice-diretor do Orfanato.

Destinado ao Brasil em 1940, foi pároco em Muriaé, MG, e em 1944 foi para Ana Rech, Caxias do Sul.

Em 1946, no Seminário de Fazenda Souza; em 1947, pároco de Conceição da Linha Feijó; em 1948 abriu e dirigiu o Instituto de Menores, em Pelotas.

De 1949 a 1955 foi vice-diretor e prefeito de disciplina da Escola Normal Rural de Ana Rech.De 1956 a 1958 foi vice-diretor e professor em Araranguá, SC.

Desde 1959, em Ana Rech, como professor, vigário paroquial e, nos últimos anos atendendo diariamente na capela do cemitério. De 1946 a 1953 foi também ecônomo Provincial.

Foi um homem de muita energia, até o fim, de rígidos princípios morais e firme doutrina cristã. Até que as forças lho permitiam, dedicou-se com energia e capacidade à educação e à animação da juventude nos colégios e paróquias, sobressaindo-se na promoção do teatro e outras atividades de palco.

Foi homem de filial e convicta devoção Nossa Senhora e também a São José, e de grande piedade e fidelidade à Missa diária e à Liturgia das Horas, até uns poucos dias antes da morte.

Foi sepultada no jazigo da congregação em Ana Rech, sendo que a missa de corpo presente foi presidida pelo bispo dom Paulo Moretto, seu antigo aluno, com a presença de muitos sacerdotes, religiosos, religiosas e, multidão de povo.