Josefinos de Murialdo

Objetivos e Destinatários da Ação Educativa

Querendo recolher, numa grande síntese as linhas fundamentais da pedagogia de Murialdo, podemos em primeiro lugar destacar os destinatários nos adolescentes e jovens das classes populares, sobretudo, aqueles “pobres, órfãos ou abandonados ou apenas travessos”. “Pobres e abandonados: eis os dois requisitos que constituem um jovem como um dos nossos e quanto mais pobre e abandonado, tanto mais é um dos nossos” (Escritos V, P. 6) .

Os objetivos da ação educativa são aqueles da formação moral, civil e religiosa. É preciso trabalhar para que os jovens se tornem “honestos cidadãos, trabalhadores e valentes operários, sinceros e virtuosos cristãos” (Escritos X, p.119). 

O fim religioso (ou como se dizia então, a “salvação das almas” encontrava em Murialdo uma forte atenção estimulada pelo slogan muito querido a Murialdo: ne perdantur, para que nenhum se perca (Epistolário 2156 e 2187). O método e o estilo eram aqueles de estar no meio dos jovens “sendo para cada um deles amigo, irmão e pai” (espírito de família).

Conheça melhor a vida de Murialdo:

VIDA DE MURIALDO - PARTE I 

VIDA DE MURIALDO - PARTE II 

NOVENA DE SÃO LEONARDO MURIALDO 

HISTÓRIA DE SÃO LEONARDO MURIALDO