Cultura Missionária

Somente podemos nos afirmar cristãos e membros da Igreja se vivenciarmos a dimensão missionária. O mandato de Jesus “ide...” ( Mt 1,18-25) e todo o movimento missionário pós-pentecostes das primeiras comunidades são memorial bíblico impulsionador do discipulado e da missão de ontem, que acontece hoje e que acontecerá nas gerações futuras.

Esta urgência missionária vem sendo gritada pela Igreja desde sempre e, particularmente, nestes últimos anos. No Documento de Aparecida
 “ser discípulo missionário” é o estribilho unificador do Documento da Igreja Latino-americana e caribenha para lembrar com força qual é a nossa vocação e missão. 

A Congregação dos Josefinos de Murialdo, na Província Brasileira, e toda a Família de Murialdo respondemos a este apelo conclamando a tornar missionária toda a nossa pastoral. A abertura de novas comunidades na região norte e nordeste brasileiro foi também sinal desta sintonia.
 
E, ao refletirmos sobre nossa ação paroquial em 2009 colocamos como emergência, entre outras, o sermos paróquias em estado permanente de missão; ser comunidades de comunidades; ser igreja em célula como modo de ser igreja de aproximação. Tudo isto para facilitar uma catequese vivencial que conduza um encontro pessoal com Jesus Cristo e à atenção a o outro, principalmente empobrecido, sinais de verdadeira conversão.
Reafirmamos estes compromissos nos seminários regionais acontecidos no mês de julho deste ano, acrescido de outras emergências propostas pelas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil 2011-2015.
 

Formar para uma Cultura Missionária é urgência e missão de todos.
RAÍZES: Jesus, o Missionário do Pai, é a origem e o fundamento da vida e da missão cristã. 

A PALAVRA SE FEZ CARNE: Na encarnação do Verbo se torna visível a missão do Filho desejada pelo Pai (Jo 1,14; Lc 1,26-28; Lc 2; Mt1,18-25)

CULTURA MISSIONÁRIA PARA A FAMÍLIA DE MURIALDO: Pela ação do Espírito, transparecer na realidade o Evangelho do Reino, colocando o pobre no centro do jeito de Jesus e de S. Leonardo Murialdo.

OBJETIVOS ASSUMIDOS
• Dinamizar a cultura missionária nos formandos, confrades e destinatários de nossa ação carismática.
• Envolver a Família de Murialdo no espírito da missionariedade.

ESTRATÉGIAS
1. Tornar transversal o tema da missionariedade em todos os projetos e ações da Província.
2. Formar rede de missionariedade com os membros da Família de Murialdo, leigos de nossas obras e pastorais sociais.

ALGUMAS PROPOSTAS DE AÇÕES
• Transformar nossos locais de ação pastoral em centros de irradiação da missionariedade.
• Sensibilizar e comprometer todas as comunidades da província com a vida das novas comunidades missionárias.
• Oportunizar aos agentes leigos e à Família de Murialdo formação para o compromisso missionário.
• Preparar e enviar agentes leigos da Família de Murialdo para experiências missionárias em outras comunidades ou obras dos Josefinos, a partir do planejamento.
• Preparara jovens voluntários para a missão.
 

GALERIA DE FOTOS