NOTÍCIAS

01 de junho de 2022

Mês Murialdino: Semana de Pastoral Juvenil

"Jovenes sean santos, porque yo soy Santo.

Jovens sejam santos, porque eu sou santo”. (1Pe 1,16)

 

Jovens da Família de Murialdo do Equador, Colômbia, Brasil, Argentina, Chile e México se reuniram, de 09 a 14 de maio, durante o Mês Murialdino, em comemoração aos 100 anos da Província do Equador/Colômbia e dos 150 anos de fundação da Congregção de São José (Josefinos de Murialdo). O pároco de Ana Rech, padre Antônio de Castro e as jovens Aline Quirino de Londrina (PR) e Lis Monteiro, de Planaltina (DF) representaram o Brasil.

O encontro foi marcado por muita animação, integração, partilhas, planejamentos e formações com pessoas inspiradoras como o pastoralista do CELAM, Mauricio López; o professor da Universidade Católica de Quito, José Guerra; a pastoralista Mônica Montenegro e o arcebispo de Guayaquil, dom Luis Cabrera.

O tema central do encontro foi a Santidade vista como resposta ao Amor de Deus como compromisso de vida proposta pelo Papa Francisco (na carta Christus vivit) e como desafio a ser aceito pelos jovens. O primeiro dia, após a missa presidida pelo provincial do Equador-Colômbia, Pe. Raul Gonzales, o sr. Campuzano levantou algumas questões que foram abordadas nos grupos e depois, partilharam a resposta. 

 Em 10 de maio, segundo dia, o sr. Mauricio Lopez, pastoralista do CELAM (Conferência Episcopal da América Latina) sugeriu tríplices para acompanhar o caminho de santidade: cabeça, coração e mãos (razão, paixão, ação); conversão radical, comunhão com o outro e coragem profética; pastoral (para os últimos), cultural (para viver nesta nova e cada vez mais interconectada era) e socioecológica (ver e defender a querida Amazônia e a Laudato Si). 

No terceiro dia, o professor José Guerra, da Universidade Católica de Quito, depois de apresentar brevemente a santidade como forma de vida nas pegadas de Jesus, propôs a todos, ser sal e luz e sugeriu aos jovens algumas ideias práticas para implementá-la: realizar as tarefas diárias; cuidar dos relacionamentos, começando pela família; denunciar os perigos que ameaçam a sociedade e a Igreja; administrar o dinheiro, não se tornando escravo dele e escolher/viver sempre os valores do Evangelho.

Em 12 de maio, a assessoria esteve a cargo de Monica Montenegro, pastoralista que trabalha com jovens e famílias. Ela ajudou a refazer os caminhos pelos quais os jovens podem viver a santidade, também por meio de dinâmicas de grupo e jogos. 

Segundo Montenegro, a santidade responde à pergunta: em meu lugar, o que Jesus faria? Algumas dicas que ela propôs: ser proativo (aberto e confiante para o amanhã...); ter um objetivo claro (não confundir santidade com simples prática religiosa); definir prioridades seguindo as atitudes espirituais de perseverança, paciência, mansidão, audácia, paixão, alegria e senso de humor, competência, partilha e oração fiel; cultivar empatia com as necessidades e sofrimentos do outro; pensar positivamente de acordo com as três virtudes da santidade: humildade, pureza de intenção e amor e "afiar a serra", ou seja, viver em formação permanente.

À noite, aconteceu a celebração eucarística presidida pelo vigário geral da Congregação, Pe. Nadir Poletto. Ele trouxe as saudações do Padre Geral, Túlio Locatelli.

No último dia, o bispo de Guayaquil, Dom Luís Cabrera retomou os temas trabalhados durante a semana e disse que “para caminhar é preciso ouvir a voz do Bom Pastor que nos chama pelo nome e enche-nos de alegria; viver a vida eterna que Jesus nos oferece, especialmente na sua Palavra e no Pão Eucarístico; abrir o nosso coração aos outros, ser misericordiosos e tornar-nos santos”. Finalmente, o bispo presidiu a celebração eucarística, concelebrada por diversos sacerdotes. 

Veja algumas fotos deste momento com nossos representantes da Província Brasileira.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS