NOTÍCIAS

06 de novembro de 2019

Religioso Josefino, dom Irineu Roman é nomeado arcebispo da arquidiocese de Santarém (PA)

Papa Francisco eleva diocese de Santarém à arquidiocese e nomeia arcebispo nesta quarta-feira

O Papa Francisco erigiu, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a Província Eclesiástica de Santarém (PA). Com este ato, elevou a então diocese paraense à sede Metropolita. O religioso josefino, Dom Irineu Roman (gaúcho, de Vista Alegre do Prata), até então bispo titular de “Sertei” e auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará (PA) foi nomeado como primeiro arcebispo da arquidiocese de Santarém (PA).

A nova Província Eclesiástica terá como sufragâneas a diocese de Óbidos (PA), a prelazia de Itaituba (PA), a nova diocese do Xingu-Altamira (PA) e a nova prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA), criadas neste mesmo dia.

A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então diocese de Belém do Pará. A elevação à diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém será, a partir de agora, a segunda arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Congregação de São José – Josefinos de Murialdo se alegra com a decisão do Papa Francisco e deseja ao Dom Irineu muita luz e um frutuoso ministério à frente do governo pastoral da nova arquidiocese.

Dom Irineu Roman

Nascido em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata (RS), Dom Irineu Roman foi ordenado sacerdote em da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo pela imposição das mãos de Dom Paulo Moreto, em 1º de janeiro de 1990, na Paróquia São José, também em Vista Alegre do Prata (RS).

Exerceu o cargo de professor, ecônomo e vigário paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Souza – Caxias do Sul (RS). De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF), até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo (SP).

Em 15 de julho de 1999 o então Padre Irineu Roman chegou à Belém do Pará, e tomou posse na Paróquia Santa Edwiges em 17 de outubro do mesmo ano, assumindo até o ano de 2014.

Atuou até 31 de dezembro de 2013 no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, participou de forma permanente de Cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata (RS).

Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese, além de ser Apresentador do programa “Entre Nós” e coapresentador do Programa “A voz do Pastor” na (Rádio Nazaré FM).

Com a palavra, D. Irineu

Em carta, o novo Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, falou ao povo de Deus. Leia na íntegra:

Ao Administrador Diocesano Pe. Odirley, aos Presbíteros, Religiosos e Religiosas, às Lideranças e a todo o Povo de Deus da Diocese de Santarém!

Caríssimos Irmãos e Irmãs!

Estando em Roma como membro do Sínodo Especial para a Amazônia recebi a carta do Papa Francisco me nomeando para a nova Arquidiocese de Santarém. Santarém, portanto, recebe hoje, duas importantes notícias: primeiro, a criação da nova Sede Metropolitana, elevando a Diocese à condição de Arquidiocese e Sede da nova Província e em segundo lugar a nomeação de seu primeiro Arcebispo.

Desde pequeno fui chamado à Vida Religiosa na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Estudei e passei pelas várias etapas de Formação e trabalhei como Padre no Rio Grande do Sul, Brasília e Belém.

Mas foi justamente em Belém que fui chamado a exercer o ministério Episcopal. Sei que minha primeira atividade será conhecer a vida e os caminhos do povo para onde estou sendo enviado para servir.

O Papa Francisco me confiou essa grande missão para servir a vocês! Respondi afirmativamente ao Santo Padre Francisco, pois confio na vontade de Deus. Sei que caminhamos todos na mesma fé e na mesma esperança! Em pouco tempo estaremos perto não só fisicamente, mas também na procura da comunhão que deve unir a todos os que crêem em Cristo! Somos a Igreja que caminha pelos caminhos do mundo, sempre em processo e busca de conversão, testemunhando o Cristo Ressuscitado.

É nesse clima de confiança no Espírito Santo, como protagonista da missão, que nos dirige na unidade como Igreja e na partilha com todos que saúdo os que esta minha mensagem lerem ou escutarem. Que a Paz do Senhor esteja com todos!

A minha saudação aos caríssimos irmãos presbíteros da Diocese de Santarém, preciosos pastores que compartilham a faina diária na procura de fazer a vontade do Senhor e edificar o Reino de Deus.

Saudação aos Consagrados e Consagradas que com o seu testemunho anunciam a vocação de todos à santidade, enquanto procuram servir aos irmãos nos diversos carismas. Um abraço aos Seminaristas que são a nossa esperança da Igreja para o trabalho de evangelização. A nossa atenção especial aos agentes de pastoral que atuam na diversidade dos ministérios, aos colaboradores diocesanos e paroquiais, ao povo de Deus que se encontra presente em todo o território da Nova Arquidiocese!

Nesse trabalho, olho com imensa responsabilidade para as paróquias, áreas pastorais e missionárias, as inúmeras comunidades espalhadas na área metropolitana e cidades do interior, com suas peculiaridades; como também os meios de comunicação presentes na Igreja local, o trabalho que se realiza na Educação, na Cultura e em todos os níveis, com as respectivas conseqüências para a Amazônia.

Dirijo também uma saudação a todas as autoridades civis e militares, estaduais e municipais. Tenho consciência da missão da Igreja, considerando também os frutos do Sínodo para a Amazônia, recém realizado em Roma, tendo sempre em vista a construção de um mundo mais justo, fraterno e humano. Saúdo também os cristãos das diversas denominações, os que acreditam em Deus, as organizações que colaboram na promoção da justiça, da paz e do bem comum.

Eu me coloco diante de Deus e de todo o povo amado dessa nova Arquidiocese para dar continuidade a esse grande caminho construído por tantos irmãos bispos, sacerdotes, consagrados (as), leigos (as) e dar a minha colaboração para levar adiante essa trajetória de muitos anos de missão da Igreja! Faço isso conhecendo minhas fragilidades, mas me comprometendo com a missão que me é confiada pelo Santo Padre o Papa Francisco e acreditando no poder e na misericórdia de Deus, na unidade e comunhão dos irmãos e irmãs.

 

Dom Irineu Roman, CSI - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS