NOTÍCIAS

09 de abril de 2019

Iniciação Cristã, novas linguagens e novos métodos de comunicação na Catequese

Representantes do Setor de Animação Bíblico-Catequética das 4 Arquidioceses e 14 Dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram de encontro nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de abril, em Porto Alegre.

Com a assessoria do jornalista da Unisinos, Moisés Sbardelotto e a presença do Bispo referencial para o Setor, Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, aprofundaram a Iniciação à Vida Cristã e as novas linguagens e os novos métodos de comunicação.

O assessor acentuou que a ação evangelizadora deve ser realizada como processo de comunicação que envolve diversas linguagens, métodos e tecnologias, num contexto de conexão. Citou um pensador, para o qual, na cultura digital, surgem “novas formas de relação social, que são fruto de uma série de mudanças históricas, mas que não poderiam desenvolver-se sem a internet”. Referiu também a afirmação do Papa Bento XVI no seu pronunciamento de renúncia ao Pontificado de que o mundo vive rápidas mudanças e é agitado por questões de grande relevância sobre a vida de fé. Mencionou ainda o Papa Francisco. Num encontro de pastoral nas grandes cidades, ressaltou o Pontífice afirmou que “vivemos de uma prática pastoral secular, em que a Igreja era o único ponto de referência da cultura. (…) mas não estamos mais essa época. Ela passou. Não estamos na cristandade, não mais. Hoje, não somos mais os únicos que produzem cultura, nem os primeiros, nem os mais ouvidos. Precisamos, portanto, de uma mudança de mentalidade pastoral”. Esse panorama de mudanças, como indica o documento 107 da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã, exige atenção aos sinais dos tempos, num processo de escuta aos clamores do povo, à luz da fé, numa atitude de humildade, acolhida criatividade e capacidade dialogal (nº 51 e 55).

O assessor prosseguiu fazendo aproximações entre Iniciação à Vida Cristã e uma leitura bíblico-teológica, uma leitura antropológica e pedagógica, e a cultura digital. Indicou algumas sugestões na linha didático-informativa, sociomunitária, psicopedagógica e teológico-pastoral.

 

A partir da exposição do assessor, os participantes, em grupo e plenário, partilharam experiências, desafios e conclusões para a ação catequética de iniciação à vida cristã. Dom Jacinto, num apanhado geral, destacou: 1) A catequese precisa andar em unidade com a liturgia, mas também com a caridade. A catequese não pode ser intimista ou alienante; 2) Ainda pensamos na catequese em função dos sacramentos. Ela deveria ser em função de formar discípulos missionários que vivam em comunidade e nela participem dos sacramentos; 3) Tudo isto questiona a todos, catequistas, padres, bispos, diáconos, ministros leigos, membros das pastorais e dos conselhos.

 

Por fim, foram lembradas as atividades programadas para a Formação da CNBB Sul 3:

 

– Seminário de liturgia em Veranópolis, de 28 a 30 de junho, em parceria com o Setor de Animação Bíblico-catequética, com 5 vagas por Diocese, para catequistas.

 

– Encontro com coordenadores de pastoral, de catequese e de liturgia, formadores em Bíblia e reitores de Institutos, dia 4 de setembro, em Porto Alegre, para aprofundamento da Animação Bíblica na vida pastoral.

 

– Escola Catequética Regional no próximo ano, com 4 etapas, em local a ser definido, com 4 vagas por Arquidiocese e Diocese.

 

Fonte: CNBB Sul 3

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS