NOTÍCIAS

09 de junho de 2021

Formação Cidadã e Aprendizagem Profissional é tema de encontro promovido pela Ação Social Murialdo

Na tarde da última terça-feira, 08 de junho, a Ação Social Murialdo da Província Brasileira da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, reuniu seus profissionais em um evento on-line para celebrar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. Com o tema “A atuação da Rede de Assistência Social Murialdo no enfrentamento ao trabalho infantil, através da formação cidadã e da aprendizagem profissional”, o encontro foi uma oportunidade de dialogar sobre a importância do trabalho realizado pelo Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) no enfrentamento ao trabalho infantil, por meio de programas de aprendizagem profissional, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e outras ações realizadas junto às crianças, adolescentes e jovens.

O evento, que foi um sucesso e lotou a sala on-line do Google Meet, também buscou sensibilizar os profissionais de que a ação com os aprendizes é uma atualização fiel do carisma de Murialdo, bem como proporcionar uma maior articulação entre as Obras Sociais do ILEM a fim de legitimar o caráter profissional do serviço.

O presidente do ILEM, Padre Joacir Della Giustina, fez um resgate histórico da Congregação dos Josefinos de Murialdo frente às políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente com ênfase no quanto as ações do Instituto contribuem para o enfrentamento de violações de diretos, em especial, ao trabalho infantil. “Nós nos envolvemos pela erradicação do trabalho infantil e pela prevenção para que o mesmo não aconteça. A formação cidadã e a aprendizagem profissional são os pilares da atuação do Murialdo e essenciais para o êxito dessa luta. Lugar de criança é na escola, na família”, enfatiza.

A Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora da Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul, Denise Natalina Brambilla González, fez um breve resgate histórico da criação da Lei da Aprendizagem e a importância da criação de espaços para debater ideias e promover ações para divulgar a Aprendizagem como uma oportunidade efetiva de mudança social. “O nosso trabalho é o de fiscalizar e verificar se as empresas estão cumprindo a Lei da Aprendizagem nº 10.097/00. Além disso, diversas ações estão sendo realizadas para ressaltar a importância das empresas aderirem ao programa. Por exemplo: o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (https://www.forumgauchoap.com.br/), a Revista Aprendiz, Iniciativas culturais, o Fórum de Erradicação e a Feira de Aprendizagem Profissional”, conta.

O Auditor-Fiscal do Trabalho e Coordenador do Projeto Inserção de Aprendizes na Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Rui Alberto Ecke Tavares, aproveitou para falar da Aprendizagem Profissional no contexto atual, apontando as fragilidades e as possibilidades do enfrentamento ao trabalho infantil e a importância de atuar por meio de uma rede colaborativa entre entidade formadora, empresa e fiscalização. “Muito já se fez, mas muito ainda precisa ser feito, pois crianças seguem em situação de trabalho infantil. E, ao trabalhar, a criança se afasta da escola. Esse trabalho infantil, tema do nosso encontro, está associado com a pobreza, concentrando-se em famílias que recebem menos de um salário mínimo. Precisamos agir agora, em rede, com a união dos diversos órgãos para combater essa chaga que persiste país. É necessária uma conscientização da sociedade, uma visibilidade aos problemas e a realização de políticas públicas para romper os ciclos de pobreza”, explica.

Já o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Londrina, Marcelo Adriano da Silva, enalteceu a importância das Entidades Sem Fins Lucrativos na execução da Aprendizagem Profissional sob a ótica do atendimento aos adolescentes e jovens em vulnerabilidade social que encontram-se à margem das oportunidades de integração ao mundo do trabalho e enfrentamento do trabalho infantil. “O Programa de Aprendizagem é uma chance do jovem em situação de vulnerabilidade social iniciar no mercado de trabalho; se não tivéssemos isso, essas crianças e adolescentes não teriam essa oportunidade. Nós devemos fomentar a atuação das entidades sem fins lucrativos, pois possuem um papel fundamental na formação da sociedade. Precisamos unir os nossos esforços com a participação da sociedade”, ressalta.

A Jovem Aprendiz do Centro de Aprendizagem Murialdo (CAM) de Araranguá (SC), Alexandra Teodoro Gonçalves, trouxe um relato sobre a importância de participar de um curso de Aprendizagem Profissional. “Iniciei no CAM em 2019. Aqui somos acolhidos, cresci muito como cidadã, aprendi culinária e até cantar. Minha expectativa é ingressar no mercado de trabalho e fazer uma faculdade de RH ou de Direito”. A aprendiz finalizou a sua fala com uma canção que aprendeu no CAM.

Para finalizar, o evento ainda contou com a participação do Provincial da Província Brasileira, Pe. Marcelino Modelski. Ele destacou a missão, o carisma e o legado deixado por São Leonardo Murialdo em lidar com os mais frágeis da sociedade. “O sistema capitalista em que vivemos não se preocupa com isso, nele a pessoa não tem valor. Muitos jovens estão tirando a própria vida, é desesperador. Temos como tarefa criar outras saídas para dar esperança, principalmente, para a juventude”, enfatiza.

 

Sobre o Dia 12 de Junho - Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil:

Em 2021, a Campanha 12 de Junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil por meio do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”. Inicia-se este ano uma contagem regressiva para o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de “até 2025 erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil, principalmente nas suas piores formas”.

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS