NOTÍCIAS

26 de fevereiro de 2020

Planaltina comemora 25 anos da Paróquia Santa Rita de Cássia

Neste ano, a Paróquia Santa Rita de Cássia, animada pelos religiosos Josefinos de Murialdo, Pe. Lídio Roman (Pároco) Pe. Antônio Castro Lima, Pe. Ricardo Testa, Pe. Ari Marin e Pe. Luis Carlos dos Reis (Vigários Paroquiais) celebra seus 25 anos de história, voltados à nova evangelização. A agenda das festividades conta com vários eventos que vão ocorrer durante este ano jubilar. Nesta semana, ocorreu a Santa Missa de Ação de Graças.

A criação da paróquia veio para atender a crescente demanda de fieis e o aumento populacional da cidade de Planaltina (DF). Atualmente, além da matriz, a paróquia tende 4 comunidades urbanas e 12 comunidades rurais.

 

A HISTÓRIA

Paróquia Sta. Rita de Cássia: No dia 5 de dezembro de 1968, os barracos existentes em Brasília, junto ao Iate Clube, foram transferidos para Planaltina, junto com a imagem de Santa Rita.

Na área destinada para templo religioso, sendo então pároco Pe. Jurandir Ribeiro, construiu-se um barraco-capela. Em 14 de janeiro do mesmo ano, o Pe. Aleixo Susin ali celebrou a primeira Missa. O início da construção da igreja aconteceu em fevereiro de 1969

A capela Sta. Rita de Cássia foi elevada à matriz da nova paróquia, e criada pelo Cardeal José Freire Falcão, no dia 19 de fevereiro de 1995, sendo nomeado o Pe. Agustinho A. Vidor como primeiro pároco. Os Josefinos deixaram a organização paroquial precedente e receberam outro território paroquial, com capelas na região urbana e muitas comunidades rurais.   

Elevada à paróquia e com enorme afluxo de fiéis, projetou-se a construção de um novo templo, iniciando pela edificação do centro comunitário, em julho de 2003. No dia 17 de maio de 2013 a comunidade foi duramente provada, pois um incêndio de grandes proporções avariou severamente o templo. Refeitos do desânimo provocado, a comunidade e os devotos de Sta. Rita recolocaram-no em dia e foi reinaugurado em 14 de junho de 2014.  

 

Fotos: Divulgação

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS