NOTÍCIAS

27 de agosto de 2021

Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho é tema de bate-papo virtual

Cerca de 400 jovens aprendizes acompanharam o evento

 

A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da Coordenação da Ação Social, promoveu na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, às 14h, o bate-papo virtual com o tema “Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho”. O encontro teve por objetivo estimular a interação entre os aprendizes dos cursos de Aprendizagem Profissional e adolescentes maiores de 14 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos diferentes municípios e estados em que o Murialdo se faz presente, promovendo troca de experiências e fomentando o protagonismo.

O bate-papo foi mediado pelas egressas da Aprendizagem Profissional Barbara de Andrades Borda (Caxias do Sul) e Maria Eduarda Garcia (Londrina). A palestra ficou a cargo do convidado Felipe Caetano, egresso do trabalho infantil, ativista social e fundador do CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).

O presidente do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), padre Joacir Della Giustina, um dos precursores na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizou que o evento será histórico e vem ao encontro da proposta e do legado deixado por São Leonardo Murialdo, que é auxiliar na promoção de crianças e adolescentes, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. “Saibam que vocês são a razão de existir da nossa Congregação. É muito bom tê-los na Família de Murialdo”, destaca.

Durante a palestra, Felipe contou aos cerca de 400 jovens que acompanhavam o bate-papo como foi a sua trajetória de vida e a luta que enfrentou contra o trabalho infantil. “Comecei a trabalhar com 8 anos de idade como garçom. Aos 13 passei a participar de encontros com os jovens da minha comunidade para debater sobre direitos e a realidade da juventude. Foi em um desses encontros que recebemos um procurador do trabalho e percebi o quanto eu estava sendo enganado sobre o trabalho na infância e na adolescência, pois eu acreditava que se não estivesse trabalhando eu viraria bandido”, enfatiza.

A partir desse encontro, o jovem, que atualmente é estudante de Direito e está com 19 anos, saiu do trabalho infantil, focou nos estudos e se apropriou de uma nova realidade. Em 2016 criou o primeiro Comitê Contra o Trabalho Infantil. “A iniciativa ganhou tanta força que, em setembro de 2019, criamos um comitê nacional com um representante de cada estado”, conta. Ele ainda deixou um recado aos jovens: “Não se calem, usem a sua juventude para lutar pelos seus direitos. A aprendizagem profissional é a principal bandeira contra o trabalho infantil”.

Os jovens participantes do evento agradeceram imensamente a oportunidade de fazer parte do programa de formação profissional e ressaltaram, ainda, que no Murialdo o aprendizado vai muito além da formação profissional; vivenciam o amor, o acolhimento, os valores humanos e a importância do coração educado.

O Provincial, Padre Marcelino Modelski encerrou o evento com uma fala emocionada: “Felipe, você foi profundamente inspirador, nos deu chaves libertadoras, destacou o seu chamado e protagonismo. Ouvir vocês, jovens, foi um bálsamo. O tempo é de escuta e essas falas foram carregadas de muita responsabilidade. Parabéns!”.

 

Instituto Leonardo Murialdo:

O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) é uma organização da sociedade civil e tem como missão principal desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. Atualmente, está presente em 10 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraná, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O ILEM mantém inúmeros programas sociais desenvolvendo ações de garantia de direitos da política de assistência social, dentre os quais destacamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa de Aprendizagem Profissional, atendendo por meio de suas ações mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

O ILEM, de propriedade da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, desenvolve ainda trabalhos na área da educação, através da educação infantil, ensino fundamental e médio e também ensino universitário.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS