NOTÍCIAS

31 de julho de 2017

Juventudes de Murialdo realiza II Seminário Nacional

Nos dias 21 a 23 de julho, aconteceu, em Arniqueiras (Brasília) o II Seminário Nacional das JuventudeS de Murialdo. @S jovens inspirados na iluminação bíblica; “Mestre, eu quero ver de novo” (Mc 10, 51)refletiram o tema: JuventudeS de Murialdo, reafirmando identidade. O objetivo buscou reafirmar nossa identidade e vivência da espiritualidade de São Leonardo Murialdo a partir das experiências de cada grupo e do encontro com o Mestre. O assessor convidado, Fr. Rubens Nunes da Motta (Ofmcap fez abordagem dos assuntos: Leitura da realidade juvenil (Discursos sobre juventude), Vida de grupo e suas experiências (Identidade e ações), Jesus nos chama para vida de grupo (Experiência eclesial e comunitária). O evento contou com a participação de 80 jovens e religiosos das diversas áreas da Congregação; Paróquias, Serviço de Animação Vocacional, Projetos Sociais, Colégios, Faculdade Murialdo e Instituto de Formação Juvenil do Maranhão.

O relatório do evento será encaminhado aos jovens e religiosos delegados do evento e demais membros da Congregação e Família de Murialdo.

 

Depoimentos:

Falar sobre a experiência vivida no II Seminário das JuventudeS de Murialdo é ter a certeza de que São Leonardo Murialdo esteve e está intercedendo pela caminhada de cada jovem e das realidades relatadas por cada um. Foram conhecimentos e partilhas extremamente enriquecedores de cultura, pois conhecer jovens de Murialdo de outras partes do Brasil, me trouxe ainda mais esperança e fé, onde pude compreender que mesmo distantes, estamos numa mesma caminhada com o carisma de Murialdo.

 Aquele pai, irmão e amigo que por sua história nos faz ter aquele amor pessoal e terno pela convivência que tivemos ao longo dos dias, convivência essa que resultou em sugestões, propostas, soluções... Pensamentos e corações unidos por um mesmo ideal, o de fazer com que as crianças e jovens possam ser embalados em um mundo onde predomine a justiça e a igualdade, bem como o amor e o carinho, não esquecendo de que se "estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos". Mãos que nos levantam e amparam, mesmo quando não enxergamos, e assim como Bartimeu clamou: Mestre, eu quero ver de novo (Mc 10, 51) - nós também, em obediência a Deus, em trabalho, em mudança de mentalidade e em fé, somos curados por Jesus que cura todas as nossas cegueiras: físicas e espirituais.

    De um simples bom dia a um abraço fraterno, do nordeste ao sul, fomos todos convidados a lutar pelos abandonados e a levar o amor pessoal, terno, infinito e misericordioso a tantas crianças e jovens que desconhecem esse amor. Que pela intercessão de Nossa Senhora, plantemos a sementinha de tudo o que nos foi passado e que aprendemos nessa experiência tão bela para que em um amanhã próximo possamos colher grandes frutos.

Bianca Aparecida Ribeiro de Sousa (18 anos, Estudante de Pedagogia)

Paróquia Santa Rita de Cássia (Planaltina, DF)

Grupo de jovens: Legião de Maria Juvenil

 

Agradecimento pela experiência maravilhosa; poder compartilhar com outras cidades e esclarecer várias dúvidas; poder levar o que eu aprendi para a minha cidade. O que mais chamou a atenção foi a diversidade cultural e a forma que cada pessoa se respeitava por estarmos em diversas religiões. O respeito para com o outro e para a religião foi essencialmente importante. Poder compartilhar outras realidades foi mais revigorante ainda. Mostra para outros jovens que os mesmos ainda precisam aprender muito. E sair da bolha de conforto e ver que a sua realidade nem sempre é a pior ou melhor. Foi uma linda, rica e maravilhosa experiência...

Tayssa Teixeira (20 anos, atualmente morando em Brasília, mas vim do RJ.

              Paróquia São Paulo Apóstolo (Guará – DF)

              Grupo de jovens: Jovens Unidos pelo Espírito Santo - JUPES

 

 Fotos: Divulgação

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS