NOTÍCIAS

01 de julho de 2024

II Seminário Vocacional Nacional discute desafios e perspectivas da Animação Vocacional no mundo digital

Entre os dias 28 e 30 de junho, na cidade de Caucaia (CE), aconteceu o II Seminário Vocacional Nacional, um evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Pastoral Vocacional (CEMOVIC) e do Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV Nacional). A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) marcou presença com os religiosos que fazem parte do SAV da Província, Fr. Osvaldo Filho e Fr. Ricardo Carvalho. Com o tema "Animação Vocacional no Mundo Digital: Desafios e Perspectivas", o seminário reuniu cerca de 300 animadores e animadoras vocacionais de todo o país.

O evento contou com a assessoria da coordenação nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). Os assessores enfatizaram a necessidade urgente da Igreja estar presente nas mídias sociais, produzindo conteúdos vocacionais e estabelecendo uma comunicação direta com a juventude. "A Igreja precisa estar nas mídias sociais, tendo como grande foco o trabalho da Animação Vocacional com a produção de conteúdos vocacionais e comunicação direta com o objetivo de atingir a juventude, pois a Internet é o grande e atual areópago onde os jovens se encontram", destacaram.

O seminário abordou os desafios enfrentados pela animação vocacional no ambiente digital, ressaltando a importância de adaptar estratégias de comunicação e engajamento para alcançar os jovens nas plataformas onde eles estão mais presentes. Foram discutidas também as perspectivas futuras para o trabalho vocacional, destacando a necessidade de inovação e criatividade na produção de conteúdos que sejam atraentes e relevantes para a juventude. Foi um excelente espaço de troca de ideias e experiências, fortalecendo a rede de animadores vocacionais e promovendo um olhar atento às novas realidades e oportunidades que o mundo digital oferece à Pastoral Vocacional.

Anterior
GALERIA DE FOTOS