NOTÍCIAS

13 de março de 2020

Encontro das Paróquia com Carisma Josefino de Murialdo

Aconteceu entre os dias 06 e 08 de março, no Centro Murialdo em Arniqueiras (DF), o Encontro das Paróquias Josefinas de 2020, proposto a oferecer ferramentas para que todas as nossas paróquias possam cumprir com uma das linhas comuns propostas nas Diretrizes das Paróquias com carisma Josefino – o Plano Pastoral. O evento foi organizado pela Equipe das Paróquias, coordenada pelo Pe. Lídio Roman, composta por mais 6 leigos Hosenilda (Fortaleza), Luzia Nádia (Rio de Janeiro), Marcia (São Paulo),  Maria Lucia (Guará),  Vera Lucia (Londrina) e Valdmar (Planaltina).

O encontro contou com a presença de 43 participantes de 10 das paróquias da Província, sendo 11 padres, dentre os quais o Provincial, Pe. Marcelino Modelski, 2 fraters e 30 leigos. A equipe responsável pela alimentação e hospedagem foi organizada pela Maria Lucia, e contou com todo apoio dos Leigos de Murialdo da Paróquia São Paulo Apóstolo.

Iniciando-se na tarde do dia 06, após a abertura feita pelo Pe. Lídio, saudação do Provincial e apresentação dos participantes, foi trabalhada a perícope de Lc 8,40-56 (A cura da filha de Jairo e da mulher com hemorragia) através do método do bibliodrama, conduzido pela Marcia, onde os participantes foram provocados a viver as emoções e os conflitos dos personagens da cena. Logo após, o mesmo texto foi trabalhado pela Nádia em perspectiva pastoral, dividindo os participantes em quatro grupos que deveriam pensar diferentes comunidades, com as características dos personagens: a comunidade da casa de Jairo, da hemorroíssa, de Jesus, e a comunidade do povo. Ao final da dinâmica, cada grupo apresentou o fruto das suas reflexões. Para encerrar a atividade do dia, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos padres Luciano e Lídio. Todas as liturgias foram organizadas por Hose e Vera Lucia. Após o jantar, os participantes partilharam livremente a conversa e a Equipe das Paróquias realizou sua reunião com o Pe. Provincial.

No sábado, o dia foi iniciado com o ofício das comunidades, conduzido por Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), rezado à entrada do Centro Murialdo, após o qual se deu o desjejum. Para assessorar o tema central da formação estiveram conosco os Professores Jussara Mendonça de Oliveira Seidel e Vicente Sergio Brasil Fernandes. Na parte da manhã realizaram várias dinâmicas de conscientização corporal, integração dos participantes, sensibilização das emoções e escuta ativa. Na sequência, atividades diversas para se compreender os conceitos e etapas envolvidos em um Plano Pastoral. A parte da tarde foi destinada a “colocar a mão na massa”, identificando os atores envolvidos em um Plano Pastoral, a escolha de prioridades e o treino de algumas etapas da confecção do Plano. Após avaliação dos assessores, o padre Provincial destacou alguns elementos, a importância do Plano e da continuidade dos processos em cada paróquia, sobretudo quando há mudança dos párocos. Encerrando o dia, foi celebrada missa presidida pelo Pe. Lídio, concelebrada pelos padres Cristiano e Geraldo. Na parte da noite as Juventudes se reuniram para avaliar sua caminhada.

Domingo iniciou-se com a missa presidida pelo Pe. Dirceu e concelebrada pelos demais padres, onde também se fez a homenagem pelo dia das mulheres. Após o desjejum, o encontro abriu-se com a palavra da jovem Aline falando sobre a necessidade da valorização do jovem dentro das nossas paróquias como protagonistas, não apenas destinatários das ações e apresentou as conclusões da reunião da JuventudeS da noite anterior. Foi reforçado que nos próximos encontros, cada paróquia traga um jovem dentre seus participantes. Ainda foi destacada a necessidade de se ver as várias configurações jovens da província: paróquias, colégios, faculdades e obras sociais.

Em seguida Valdmar enfatizou a necessidade de cada paróquia ter seu coordenador pastoral e da indispensável colaboração, transparência e alinhamento deste com o pároco. E, por sua vez, o padre,  que deve aproximar-se dos jovens, crianças etc. Também tratou sobre a criação dos conselhos paroquiais (onde estes ainda não existam) e da preparação da visita do provincial às paróquias, garantindo seu encontro com as lideranças locais, de preferência em CPP extraordinário.  

Pe. Lídio, por sua vez, indagou sobre a forma como a Equipe pode ajudar as Paróquias, sugerindo o levantamento das necessidades a partir da visita do Provincial. Agradeceu aos envolvidos na organização do Encontro das Paróquias e a participação efetiva de todos nas atividades propostas.

O Provincial, Pe. Marcelino tomou a palavra para destacar a importância de se pensar a centralidade carismática dentro das paróquias Josefinas, pois não somos paróquias diocesanas, mas portamos um carisma que deve ser vivenciado na comunidade e partilhado por ela. Relembrou que, quando se trata de uma paróquia diocesana, o Bispo a confia ao padre diocesano, mas em se tratando de uma paróquia administrada por padres de uma Congregação religiosa, é à comunidade local que a confia, para que nesta se viva e desenvolva o carisma peculiar da Congregação, que é um dom da Igreja. Portando, nas Paróquias com Carisma Josefino de Murialdo o cuidado das crianças, adolescentes e jovens é transversal, já que é parte constitutiva própria do carisma. Sob este ponto de vista, enfatizou que o padre precisa estabelecer o foco e chamar a comunidade a se comprometer com ele e com as ações que identificam o carisma. Falou da preocupação em se oferecer ferramentas e formação suficientes aos novos padres que estão assumindo como párocos. Apresentou, também algumas sugestões a fim de que a Equipe das Paróquias possa assessorar aquelas comunidades que tenham dificuldades de implementação das diretrizes. E pontuou que neste ano, a coleta da solidariedade, a ser promovida até julho, será em favor da paróquia Nossa Senhora de Fátima, sediada em São Luiz do Maranhão.

Ao final, estabeleceu-se o mês de março de 2021 para o próximo Encontro das Paróquias e lançou-se a sugestão de que o tema seja “A questão carismática – a centralidade da criança, adolescente e jovens”. O encontro encerrou com o almoço, durante o qual as mulheres presentes foram homenageadas com uma rosa.

Por Marcia Bertolino e Luzia Nádia

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS