NOTÍCIAS

13 de março de 2023

Congregação de São José celebra 150 anos de fundação

De Turim para o mundo a caminho com os jovens é o slogan do ano jubilar

No domingo, 19 de março, comemora-se os 150 anos de fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). Para celebrar a data, um grande evento, de 15 a 19 de março, acontece na Itália com a presença de representantes da Família de Murialdo de todo o mundo. O Brasil será representado por mais de 50 leigos e religiosos. Ainda, por todas as nações onde a Família de Murialdo se faz presente, estão previstas celebrações de ação de graças.

A FUNDAÇÃO

No dia 19 de março de 1873, o teólogo Leonardo Murialdo, diretor do Colégio dos Artigianelli, na capela de São José em Turim, fundou a Congregação de São José. Junto com ele estavam os padres Giulio Costantino, Eugênio Reffo e Sebastiano Mussetti, os clérigos Marcello Pagliero e Giuseppe Milanese, bem como os jovens Ernesto Canfari e Natale Leone que iniciaram o noviciado.

Passados 150 Anos daquele início humilde, discreto, até desconhecido no interior do Colégio dos Artigianelli, o carisma e a missão de Murialdo se perpetua com a presença dos religiosos Josefinos, das irmãs Murialdinas, dos leigos amigos de Murialdo, mães apostólicas, ex-seminaristas dentre outras organizações.

O SLOGAN

De Turim para o mundo a caminho com os jovens é o slogan do ano jubilar. Poucas palavras para expressar dois elementos essenciais de nossa história. A abertura para o mundo, não apenas em termos geográficos, mas em termos culturais à luz da encíclica Fratelli Tutti e da Laudato Si do Papa Francisco. Vivendo o ser de “amigos, irmãos e pais” para os jovens, caminhando com eles para responder juntos aos desafios do presente e do futuro.

ORAÇÃO DOS 150 ANOS DE FUNDAÇÃO:

Deus, Pai providente, nós vos damos graças porque no caminho histórico da Igreja fizeste surgir, como fruto do Espírito e por obra de São Leonardo Murialdo a “Congregação de São José”.

Fazei, bom Pai que ela continue a missão de Jesus em testemunhar o vosso amor misericordioso junto aos jovens pobres e abandonados, permanecendo fiel ao ideal de suas origens.

Concedei, Pai rico em ternura, que os Josefinos vivam como verdadeiros irmãos e sejam educadores sábios e credíveis em formar os jovens para a maturidade humana e cristã a fim de que possam se inserir como protagonistas na Igreja e no mundo. 

Aumentai, Pai misericordioso a Família de Murialdo numa comunhão de vocações para que não faltem religiosos e leigos que dediquem sua vida na educação dos jovens, trabalhando como bem unida família, animada pelo mesmo carisma.

Continuai, Pai fiel, proteger e guiar esta nossa família, com a abundância de vossos dons: isto vos pedimos pela intercessão de Maria Imaculada, de São José, de São Leonardo Murialdo e do Beato João Schiavo.

Amém

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS