NOTÍCIAS

13 de setembro de 2017

Padre Orides Ballardin é cidadão caxiense

Na última terça-feira, 5 de setembro, o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul esteve lotado de religiosos, familiares e amigos do Pe. Orides Ballardin, 80 anos, que foi homenageado pela Câmara dos Vereadores como Cidadão Caxiense. A iniciativa foi do vereador Gustavo Toigo e a entrega do título teve aprovação unânime do Legislativo.

Durante a cerimônia, o sacerdote destacou que a sociedade deve valorizar os jovens, os pobres e a família. “O valor do Brasil e de uma nação não está no dinheiro, mas na grandeza dos homens. Não adianta culpar políticos, professores, ou seja, quem for pelos problemas. Cada um de nós tem responsabilidades”, ressaltou.

Para Toigo, “Pe. Orides é uma pessoa capaz de instigar e encorajar os valores que cada um possui dentro de si. Precisamos de pessoas que nos façam olhar para além daquilo que temos diante dos olhos. Pessoas que nos permitam pensar que vale a pena acreditar que o amanhã será melhor do que o hoje”, declarou o vereador sobre o homenageado.

O sacerdote Josefino de Murialdo é o postulador da beatificação do Pe. João Schiavo, que está marcada para 28 de outubro deste ano, nos Pavilhões da Festa da Uva. Ele escreveu, juntamente com a Irmã Elisa Rigon e o Pe. Agostino Montan, a biografia do Pe. João Schiavo. Além disso, ele buscou informações sobre a vida do religioso, conversou com pessoas que tiveram a graça alcançada, foi intermediador de encontros no Vaticano e é um dos divulgadores do evento.

A homenagem também teve apresentação do Coral Típico Italiano de Ana Rech e, após a cerimônia, foi servido um coquetel de confraternização.

 

PE. ORIDES BALLARDIN: nasceu em Campestre da Serra (RS), perto de Vacaria, em 6 de janeiro de 1937. Filho de Orlando Ballardin e de Angelina Argenta, ingressou no Seminário Josefino de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, em fevereiro de 1947. Foi ordenado sacerdote em Viterbo, na Itália, em 1960. Atuou em Porto Alegre e em Fazenda Souza, e foi conselheiro-geral em Roma e provincial na Argentina e no Chile. De 2001 a 2010, o religioso coordenou a Casa da Juventude de Caxias do Sul. Em 2010, foi transferido para a Casa Geral, em Roma, e nomeado pela Congregação das Causas dos Santos como Postulador da Cauda do Pe. João Schiavo.

 

Fotos: Volga Divulgação 

 

 

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS