NOTÍCIAS

14 de janeiro de 2024

FRATRES LEANDRO FREITAS, RICARDO LIMA E SEBASTIÃO SOUZA SÃO ORDENADOS DIÁCONOS

A Celebração de Ordenação Diaconal ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2024, às 18 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo (Caxias do Sul - RS), com imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre. O lema escolhido pelos religiosos que os conduzirá neste ministério ordenado fora retirado do Evangelho de Lucas 24,32: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”.

A ordenação diaconal contou com a presença dos 45 Confrades religiosos que se encontravam em Retiro Anual, de leigos oriundos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília; além de familiares que vieram do Ceará ao Rio Grande do Sul para prestigiar tal momento. Em seu discurso final, Diácono Leandro, em nome dos três ordenados, pontuou acerca do serviço que compete ao diácono e agradeceu a todos os que estavam presentes, como os amigos e familiares que acompanharam através da transmissão realizada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. 

“O serviço que o Senhor nos confiou hoje seja vivida na alegria, singeleza de coração e compromisso com os mais pobres. [...] O que seriam de nossas vocações sem o testemunho de nossos pais e mães, assim como, a oração e incentivo de nossos irmãos. [...] Diante de tão grande mistério só nos resta agradecer ao Bom Deus e render louvores pelo Dom de nossa vocação, pois nosso coração transborda de alegria em estar dando o que temos de mais precioso: o nosso SIM”.

CONHEÇA OS ORDENADOS:

Frater Leandro Gonçalves de Freitas nasceu no dia 29 de outubro de 1990 em Uruburetama (CE). É o segundo de cinco filhos de João Marques de Freitas e Maria Gorete Gonçalves de Freitas. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José, em 2012, na comunidade de Fortaleza. Em 2013 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2014, fez noviciado em Caxias do Sul (RS). No dia 10 de janeiro de 2015 professou os primeiros votos em Fazenda Souza. De 2015 e 2016 fez parte da comunidade religiosa da Casa Provincial e estudou Pedagogia na Faculdade Murialdo. Em 2017 e 2018 foi enviado para o Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia. No ano seguinte, fez o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social de Caxias do Sul, onde concluiu o curso de Pedagogia.

Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR), onde cursa Teologia na PUC/PR. No dia 21 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza; em 29 de outubro de 2022 recebeu o Ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo, em Londrina e no dia 05 de novembro de 2022 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.

Frater Ricardo Rodrigues Lima nasceu no dia 27 de outubro de 1993, em Itapipoca (CE). É o primeiro dos quatro filhos de Lucimeire Rodrigues Lima. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2013 junto à comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2015, fez o noviciado em Caxias do Sul (RS). Após doze meses do ano canônico, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade do Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia entre 2016 e 2017 no Instituto São Boaventura. Após os estudos filosóficos foi enviado para o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social, em Caxias do Sul. No ano de 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina, onde cursa Teologia na PUC/PR.

No dia 31 de março de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Capela da Comunidade da Epesmel; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.

Frater Sebastião Souza da Silva nasceu no dia 07 de março de 1991, em General Sampaio (CE). É o décimo dos quinze filhos de Ana Maria Rodrigues de Sousa e Raimundo Moreira da Silva. Foi apresentado à Congregação de São José por intermédio de Eliene Brasileiro, ingressando, em 2013, na comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e em 2015 fez o noviciado em Caxias do Sul e emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, para o primeiro ano de Magistério. Entre 2017 a 2019 cursou Filosofia no Instituto São Boaventura e na Universidade Católica de Brasília. Após os estudos filosóficos, no ano de 2020 foi enviado para o segundo ano de Magistério na comunidade de Santa Fé, em Caxias do Sul. Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina onde cursa Teologia na PUC/PR.

No dia 20 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Paróquia São Paulo Apóstolo, Brasília; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS