NOTÍCIAS
19 de agosto de 2025
XVI Congresso-Assembleia da ANALAM: fortalecendo identidade, missão e comunhão no carisma de Murialdo
Entre os dias 18 e 20 de julho, a Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM) realizou seu XVI Congresso-Assembleia Nacional em Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS), reunindo leigos e religiosos das Obras Josefinas e Murialdinas de todo o Brasil. O Núcleo anfitrião foi o ALAMFAZ, em parceria com os núcleos de Leigos Amigo sde Murialdo da Serra Gaúcha. Com o tema "Bebemos da mesma fonte! Vivemos a mesma missão!", o evento reforçou o compromisso com a evangelização dos mais vulneráveis, seguindo o legado de São Leonardo Murialdo.
O tema do Congresso sintetiza a essência do carisma murialdino: a unidade na diversidade. Embora os participantes viessem de realidades distintas – do sul ao norte do Brasil –, todos compartilham a mesma espiritualidade e o mesmo chamado missionário, tendo como o centro da missão as crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis. O Congresso contou com palestras, dinâmicas de grupo, apresentação das crianças e adolescentes dos projetos sociais do Murialdo Caxias-Centro e do Murialdo Santa Fé, celebrações, procissão até a Capela do Beato João Schiavo, dentre outros. Destaca-se como síntese:
-
A fonte comum: O amor misericordioso de Deus, que inspira a ação pastoral.
-
A missão compartilhada: Anunciar o Evangelho especialmente às crianças, adolescentes e jovens pobres e abandonados, conforme o legado de Murialdo.
-
O desafio da sinodalidade: Como leigos e religiosos podem caminhar juntos, fortalecendo a corresponsabilidade na Igreja.
Em seu pronunciamento, o Provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Lidio Roman destacou a importância dos leigos na vivência do carisma: "Murialdo sonhou com uma 'bem unida família', valorizando o papel essencial dos leigos na missão. Hoje, esse sonho se faz realidade: os leigos não são apenas destinatários da pastoral, mas corresponsáveis pela guarda, transmissão e encarnação do carisma no mundo." Ele ainda reforçou o chamado à sinodalidade e à abertura de corações, em sintonia com o Movimento Laical Murialdino, que busca fortalecer os vínculos entre leigos e religiosos.
Os desafios e diretrizes para o próximo triênio
Além da formação, o evento traçou diretrizes para o próximo triênio, incluindo o local do próximo Congresso: em Brasília (2028), sob responsabilidade do Núcleo do Guará I.
Tema: "Há 200 anos, Murialdo vive em nós para que nenhum se perca".
Subtemas:
-
Somos pertencentes a missão dada pela igreja.
-
Ouvir e servir como Bom Pastor e Bom Samaritano.
-
Arte de evangelizar – compromisso com a missão.
-
Unidade e ação entre leigos e religiosos.
-
Era digital - mundo atual.
Nova diretoria
O Congresso também foi marcado pela eleição da nova diretoria nacional da ANALAM, que conduzirá os trabalhos no próximo triênio:
-
Presidente: Leonardo Borges Pereira (Núcleo de Londrina)
-
Vice-presidente: Elói Gallon (Núcleo do CTS)
-
1ª Secretária: Franciele Alves de Lima (Núcleo de Londrina)
-
2ª Secretária: Flavia Perpétua Franco (Núcleo de Londrina)
-
Tesoureiro: Carlos José Mazzochi (Núcleo São João Bosco)
-
Vice-tesoureiro: Isaias Gallon (Núcleo do CTS)
Conselho Formativo:
-
Edilene Souza Santos (Núcleo Partenon)
-
Edmundo José Marcon (Núcleo CTS)
-
Leonel Wasem dos Reis (Núcleo do CTS)
-
Marcia Gonçalves Valim Paiva (Núcleo de Londrina)
A assessoria espiritual ficou a cargo da Ir. Sílvia Bergamo (Murialdina) e do Pe. Dirceu Rigo (Josefino), indicados pelos superiores provinciais.
O Congresso destacou a importância de uma ação pastoral integrada. O presidente eleito, Sr. Leonardo em seu pronunciamento de posse disse: "Não somos uma associação qualquer, mas uma família que bebe da mesma espiritualidade e se compromete com a mesma missão, temdo o propósito de São Leonardo Murialdo no centro." Foi um marco de formação, união e espiritualidade, fruto do trabalho coletivo e da colaboração mútua. Os participantes saíram renovados no propósito de evangelizar os ambientes em que vivem, seguindo o exemplo de Murialdo e o chamado de Jesus:
Com a intercessão de São Leonardo Murialdo e de Maria, a Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo segue em missão, levando esperança às crianças, adolescentes e jovens e renovando seu compromisso com o carisma que há dois séculos transforma vidas. Próxima parada: Guará (DF), em 2028!