NOTÍCIAS

30 de março de 2020

30 De Março: 120 Anos Da Morte De Murialdo

Nesta segunda-feira, 30 de março, comemoramos os 120 anos da morte de São Leonardo Murialdo. Para esta solenidade, o Superior Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) enviou uma carta-mensagem intitulada “DIA DO NASCIMENTO - DIES NATALIS”, a toda Família de Murialdo, conforme segue.

 

Roma 30 março 2020

 

Estimados!

No dia 30 de março recordamos os 120 anos da morte de São Leonardo Murialdo, uma data que sinaliza uma etapa fundamental de nosso Ano Murialdino.

A espiritualidade cristã nos orienta a pensar que o dia da morte é o dies natalis, o dia do nascimento para a eternidade; isto não é apenas para os santos, mas para todos os que acreditam em Deus.

Estava pensando, neste modo de dizer, nestes dias de coronavirus e, brincando com as palavras, me perguntei o que está nascendo em mim, nos meus confrades, em nossas comunidades, visto que também nós, a cada dia que passa, temos diante de nós a morte em números que nos espantam.

Dies naalis: por quê? Como?

Dies natalis porque temos mais tempo de falar entre nós, temos tempo disponível, tempo de perguntar ao irmão: “você está bem”?

Dies natalis porque depois do almoço e depois da janta paramos para comentar as últimas notícias, trocamos ideias e por fim combinamos: “a que hora vamos celebrar amanhã”?

Dies natalis porque descobrimos que não é fácil viver fechados, em casa, embora cuidamos de evitar desconfortos, palavras inúteis e sem conteúdo; sentimo-nos de certa forma mais privilegiados das famílias fechadas em 60 metros quadrados onde estão os avós, os filhos e os netos.

Dies natalis porque sentimos a necessidade de sermos ajudados, de pedir alguma coisa, de criar reciprocidade com todos, algo que antes parecia muito difícil.

Dies natalis porque não damos ouvido aos profetas das desventuras e também não nos colocamos ente os adivinhos do futuro.

Dies natalis porque pegamos um livro, nos damos tempo para refletir, pensamos sobre as mudanças do amanhã, começando por um coração renovado.

Dies natalis porque quando a gente nos pede se Deus é ainda bom para conosco, que oração precisamos fazer, nos sentimos interpelados em nossa experiência de consagrados, de entendidos de Bíblia, e nos damos conta que não bastam muitas palavras muitas vezes vazias.

Dies natalis porque sentimos um pouco de inquietação em nosso modo de crer, de rezar, de celebrar, de orar, de esperar no Senhor, de sentir-se discípulos e não mestres.

Dies natalis... portanto, para viver o aqui e o agora como religiosos para nós e para os outros.

Naquele dia 30 de março de 1900, Murialdo nasceu para a vida eterna, em comunhão com aquele Deus que sempre invocou e o anunciou como Pai de imensa misericórdia.

Hoje, também nós, sentimos a necessidade de celebrar um dies natalis, porque este tempo está pedindo mudanças, uma renovação, que se ainda não está plenamente clara de como será, nos inquieta e nos interpela.

Augúrios e um forte abraçam a todos.

                                                           Pe. Tullio Locatelli, vosso irmão e pai.

 

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS