NOTÍCIAS

30 de março de 2022

Ediglê Coutinho de Sousa é ordenado sacerdote

Na abertura da celebração dos 150 anos da fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, no dia 19 de março de 2022, ocorreu a ordenação sacerdotal do diácono Ediglê Coutinho de Sousa, pela imposição das mãos e preces de ordenação de Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém (PA), que também é religioso Josefino. A celebração foi realizada no Ginásio Poliesportivo do distrito de Curupira - Ocara (CE), comunidade natal do ordenando.

Na homília, Dom Irineu destacou a importância de viver a espiritualidade, a santidade, a perseverança e a honestidade a serviço do senhor e da comunidade. Já Ediglê reiterou sobre o lema que escolheu para a ordenação: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos. (Mt 20,28).

No domingo, 20 de março, padre Ediglê celebrou a Primeira Missa, às 07 horas, na Comunidade São Sebastião, Paróquia Sagrada Família de Ocara (CE). Ressalta-se, ainda, que o sacerdote seguirá atuando na comunidade dos Josefinos de Murialdo, em Juazeiro do Norte (CE).

 

Sobre Ediglê Coutinho de Sousa:

Nasceu no dia 28 de março de 1990, na cidade de Ocara (CE). É o primeiro de três filhos de Irineide Coutinho de Sousa. Foi batizado no dia 20 de janeiro de 1991, na comunidade de São Sebastião, paróquia da Sagrada Família, arquidiocese de Fortaleza (CE). Recebeu o sacramento da Primeira Eucaristia aos 17 anos, na comunidade Nossa Senhora da Conceição, sua paróquia de origem e o sacramento do Crisma, na Paróquia São João Batista de Horizonte (CE).

Ediglê iniciou a sua caminhada vocacional na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo em 2011, na comunidade religiosa de Fortaleza. Em 2012 foi enviado ao postulado em Londrina (PR) e sendo aprovado fez o seu ano de noviciado em 2013, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS). Emitiu os primeiros votos no dia 10 de janeiro de 2014. Após, foi enviado para a comunidade do Escolasticado no Guará I (Brasília), onde realizou seus estudos filosóficos, no Instituto Filosófico e Teológico São Boaventura, entre os anos de 2014 e 2015.

Nos anos de 2016 e 2017 realizou seu Magistério - Estágio Pastoral na Espanha e de 2018 a 2021 estudou Teologia no Instituto São Pedro, em Viterbo (Itália). Em 2019 recebeu o ministério de Leitor e, em 2020, recebeu o ministério de Acólito. No dia 28 de outubro de 2020 fez a sua profissão perpétua, na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, na comunidade de São Pedro – Itália.

Concluído o seu processo de Formação Inicial, Ediglê foi enviado à comunidade dos Josefinos de Murialdo, em Juazeiro do Norte (CE), onde reside atualmente. Foi ordenado diácono no dia 05 de setembro de 2021, igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias de Juazeiro do Norte por Dom Frei Magnus Lopes, bispo de Salgueiro (CE).

 

 

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS