NOTÍCIAS

31 de agosto de 2022

Religiosos participam de curso em preparação à Profissão Perpétua

De 04 a 28 de julho de 2022, na Sede Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), em Roma, nove religiosos em formação - dois indianos, dois nigerianos, um ganense, um serra-leonense, um colombiano e os brasileiros Jéverson de Andrade e Leandro Gonçalves de Freitas - participaram do curso em preparação à Profissão Perpétua.

O curso aprofundou a temática “Carisma e Internacionalidade/interculturalidade” e contou com a assessoria de religiosos e leigos que conduziram o aprofundamento sobre a Vida Religiosa Josefina, o Carisma e a Espiritualidade de Murialdo, a missão Josefina com os jovens empobrecidos, a fidelidade e a alegria da perseverança, o Pacto Educativo Global à luz do magistério do Papa Francisco e a condivisão do Carisma com toda Família de Murialdo.

De acordo com os Frateres Jeverson e Leandro, o itinerário do curso proporcionou escutar e trocar ideias com religiosos estudiosos da vida, obra e espiritualidade de Murialdo que, eles antes tinham estudado por meio de livros e artigos, sobretudo no noviciado. “Também nos despertou a pensar o carisma a partir dos desafios de hoje, com as vulnerabilidades e exigências do mundo em mudança, num trabalho com jovens pobres que envolva toda Família de Murialdo. A experiência, para nós, foi como um segundo noviciado, retornando às fontes carismáticas com um novo olhar: o de quem já fez um itinerário e traz na bagagem suas experiências”, afirmaram.

O encontro se construiu de forma itinerante, começando por Roma, passando pelos lugares e obras dos primeiros Josefinos em Turim (Itália), na capela da fundação da Congregação no Colégio Artigianelli, os oratórios e igrejas onde Murialdo recebeu os sacramentos. Para eles, “foi emocionante, de modo especial, visitar a igreja de São Dalmazzo, há muito tempo fechada, mas, que a Providência nos proporcionou a entrar e rezar no local onde Murialdo foi batizado e fez a experiência do amor de Deus pelo sacramento da confissão. Não menos importante, mas, talvez, o que tornou a experiência ainda mais marcante, foram as visitas às várias comunidades por onde passamos e a acolhida fraterna dos confrades”, relataram.

O curso se transformou num encontro de culturas: orações, músicas, comidas típicas e idiomas num clima de alegria e de partilha de vida, das bagagens pessoais e das províncias. Na última semana do evento, os religiosos participaram dos Exercícios Espirituais, orientados pelo Padre Nadir Poletto, com temas centrais do chamado vocacional e da consagração, o carisma de Murialdo e a devoção filial a São José.

O curso em preparação à profissão perpétua foi uma visita às fontes principais da Congregação, daquele chamado que dá identidade na Igreja como Josefinos de Murialdo na missão de testemunhar o amor misericordioso de Deus junto aos jovens empobrecidos, bem como compreender que “somos a Congregação onde estivermos presentes, portadores do mesmo Carisma doado pelo Espírito a Murialdo e à Congregação”, afirmaram os religiosos Jeverson e Leandro.

 

Frater Jéverson de Andrade,
Frater Leandro Gonçalves de Freitas.

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS