Etapas de Formação

Teologado

Período de preparação à Profissão Perpétua, aos Ministérios e às Ordens.

Depois do Magistério os confrades continuam seu caminho formativo em sede organizada para cursar os estudos mais propriamente teológicos (C. 58).

Nesse período "a formação religiosa inicial completa-se com a profissão perpétua, mediante a qual o confrade é acolhido definitivamente na congregação, assumindo para sempre os ideais e a vida da mesma" (C. 69).

O novo período, com a duração de quatro anos, mantém substancialmente a estrutura formativa do período que precede o magistério, mas nesse deve amadurecer de forma unitária e harmoniosa a experiência da vida josefina, integrando nela a própria opção de religioso sacerdote ou irmão, para preparar-se à consagração definitiva com a profissão perpétua.

Iniciando este ciclo de estudos, ou, de qualquer forma antes da profissão perpétua, os confrades que ainda não o tivessem feito, devem declarar por escrito se visam aceder ao sacerdócio ou não.

Cabe ao superior provincial aceitar tal opção e resolver eventuais situações de incerteza (D. 62).

"Durante o período de estudos filosófico-teológicos, os candidatos ao sacerdócio podem receber os ministérios e o diaconato segundo as normas da Igreja.

A ordenação sacerdotal confere-se no término dos estudos teológicos, podendo, porém, ser adiada por solicitação do candidato ou decisão dos superiores. 

Aos ministérios e ao diaconato podem também aceder irmãos leigos de acordo com as necessidades e as disposições da Igreja.

Aos confrades leigos (irmãos) que tiverem concluído regularmente os estudos teológicos fica aberta a possibilidade da ordenação sacerdotal" (D. 64).

A profissão perpétua é a consagração definitiva do encontro do amor entre Cristo que chama e o discípulo que responde doando-se totalmente a Ele e aos irmãos, empenhando-se na conformação a Cristo (VC 29), segundo o projeto evangélico concebido e vivido pelo Fundador e descrito na nossa Regra.

Em vista da profissão perpétua, a congregação oferece um Curso de preparação específica na Itália (Viterbo e Turim).

O ministério instituído do leitorado tema finalidade de introduzir o confrade no serviço da Palavra no Povo de Deus com a consciência de uma verdadeira missão eclesial que parte da liturgia e a ela retorna.

O ministério instituído do acolitato tem a finalidade de servir o altar no Povo de Deus, de sentir e viver sempre mais a Liturgia e a Eucaristia como fonte e ápice de toda a atividade da Igreja.

O ministério ordenado do diaconato tem como objetivo a identificação com Cristo, Servo de Javé, a perseverança na oração em nome da Igreja e pela Igreja com o compromisso da disponibilidade total da própria vida para o próximo.

O ministério ordenado do presbiterato configura o candidato a Cristo Sacerdote para ser entre os jovens uma renovada presença de Jesus Mestre, Sacerdote e Pastor, com a qual se edifica o Povo de Deus.

Visa, além disso, ao exercício do ministério da Palavra e dos Sacramentos nas nossas instituições como um complemento do trabalho educativo que se desenvolve nelas.

Durante o Teologado se recomenda  continuar o estudo de línguas (italiano, espanhol e inglês).

Teologado Internacional de Londrina
Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85
Parque das Indústrias Leves 
CEP: 86030-340 - Londrina - PR
Fones: (43) 3325.5123 / 3325.4128
E-mail: teologado@sercomtel.com.br

Teólogos - PUC PR

Diac. Joseilton R. dos Santos - 4º Ano de Teologia
Fr. Antonio de Castro Lima - 3º Ano de Teologia
Fr. Ciro K. João Ca - 3º Ano de Teologia
Fr. Cristiano P. de Souza - 3º Ano de Teologia
Fr. Iber Sompi Malu - 3º Ano de Teologia
Fr. Elvis Bessa - 2º Ano de Teologia
Fr. Welton V. de Andrade - 2º Ano de Teologia
Fr. Máximo Augusto Mantija - 1º Ano de Teologia
Fr. Tonito Nunes Correia - 1º Ano de Teologia


Formadores:

Pe. Esvildo Valentino Pelucchi - Mestre

GALERIA DE FOTOS