Notícias
-
Saiba MaisEncontro do dia 18 da Família de Murialdo aprofundará "A esperança como prática educativa"A Família de Murialdo (FDM) realizará seu próximo Encontro de Formação Recíproca no dia 18, com o tema "A esperança como prática educativa". O evento online, realizado via Google Meet, terá a participação especial participantes do Brasil no Seminário Pedagógico Internacional Murialdo, em Roma, de 29 de outubro a 2 de novembro. Durante a estadia, eles também vivenciaram um momento ímpar: a Santa Missa do Jubileu da Educação na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV.
No encontro do dia 18, os representantes do Brasil compartilharão as experiências, aprendizados, conclusões e encaminhamentos do Seminário Internacional, apresentando reflexões baseadas no documento final do evento. As discussões serão guiadas pelo legado pedagógico de São Leonardo Murialdo, que coloca a pessoa no centro do processo educativo.
Além da partilha, os participantes brasileiros trarão o testemunho de sua visita a Turim, cidade que guarda as origens e a história da Obra Murialdina.
Este encontro marca uma oportunidade única para a Família de Murialdo, simbolizando o encerramento do ciclo de formação deste ano jubilar, que convocou todos a serem "peregrinos da esperança". Será um momento propício para fortalecer os laços como Rede Educativa Internacional e reafirmar a missão de servir na construção da Civilização do Amor.
-
Saiba MaisProvincial visita missão em Ibotirama (BA) na celebração dos 30 anos de presença MurialdinaDe 23 a 26 de outubro, a missão dos Josefinos de Murialdo em Ibotirama, no interior da Bahia, foi agraciada com a visita do Provincial, Pe. Lidio Roman marcando as comemorações dos 30 anos de presença e dedicação dos religiosos na região, celebrados com muita fé, gratidão e alegria pela comunidade.
Durante a visita, Pe. Lidio encontrou-se com o diretor, Pe. Adelar, os Leigos Amigos de Murialdo, com a AMA (Associação das Mães Apostólicas), profissionais, lideranças, crianças e adolescentes que são um testemunho vivo do carisma deixado por São Leonardo Murialdo.
O ponto central das celebrações foi uma solene Celebração de Ação de Graças, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia. A eucaristia reuniu fiéis, representantes de pastorais e membros da comunidade para agradecer a Deus pelas três décadas de bênçãos e pelo trabalho evangelizador e social dos Josefinos na cidade.
A programação também coincidiu com as festividades do nascimento de São Leonardo Murialdo, fundador da congregação. A data foi comemorada com uma celebração especial na Capela São Leonardo Murialdo.
A Ação Social Murialdo (CACAIS), que atende centenas de crianças e adolescentes, conta este ano com a presença de jovens voluntários italianos. Eles atuam como voluntários-educadores, somando forças e trazendo novas energias às atividades desenvolvidas naquela realidade.
Para o Pe. Lidio, “o Espírito de Deus age por meio das pessoas que se colocam a serviço da vida e da esperança, sendo testemunhas do amor de Deus a quem mais precisa. Ibotirama é uma realidade que ganha nossa atenção e somos muito agradecidos pelos inúmeros religiosos que, nestes 30 anos, dedicaram suas vidas a melhorar a vida de quem mais precisava. Meu apoio e carinho a quem atualmente continua esta missão, sejam religiosos ou leigos”, afirmou.
A missão de Ibotirama segue firme e frutífera graças ao empenho de muitos. A visita do Pe. Lidio Roman foi um momento para expressar pública gratidão aos leigos e ao Pe. Adelar Francisco Dias, que com dedicação acompanha o projeto e mantém viva a presença e a chama do carisma dos Josefinos de Murialdo na comunidade.
Há 30 anos, a congregação tem sido um agente transformador em Ibotirama, qualificando de forma significativa os trabalhos educacionais e sociais, especialmente aqueles direcionados a crianças e adolescentes.
-
Saiba MaisAção Social Murialdo de Planaltina recebe Medalha Mérito SocialNo dia 4 de novembro de 2025, a Ação Social Murialdo de Planaltina (DF) recebeu a Medalha de Mérito Social do GDF, condecoração criada em outubro de 2023. A honraria é um reconhecimento a pessoas e instituições que prestaram serviços extraordinários para o desenvolvimento e o fortalecimento da Política de Assistência Social do Distrito Federal.
Trata-se da mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, órgão responsável pela execução das Políticas de Assistência Social, de Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional. A secretaria também é responsável pela gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no DF (SISAN), além da avaliação e gestão da informação, do fomento a parcerias e da articulação em rede.
O prêmio foi recebido pelo diretor da Instituição, Pe. Ediglê Coutinho de Sousa, e pela coordenadora, Simone Freitas. A premiação foi concedida pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A medalha foi entregue em uma cerimônia solene no Teatro Nacional de Brasília, pelas mãos da Sra. Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.
Parabéns Murialdo de Planaltina pelo trabalho que vem desenvolvendo junto à comunidade.
-
Saiba MaisJovens consagram-se ao legado de Murialdo e dinamizam Oratórios da ParóquiaNo dia 26 de outubro, data em que a Igreja celebra o Nascimento de São Leonardo Murialdo, um grupo de jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), deu um passo decisivo em sua caminhada de fé. Sob a coordenação dos religiosos Josefinos, Pe. Elves Bessa, Pe. Ediglê de Souza e Fr. Ricardo de Carvalho, eles fizeram sua consagração, assumindo publicamente o compromisso de viver intensamente o carisma, a espiritualidade e a missão deixados pelo santo.
Esses jovens são a força motriz que participa e dinamiza os Oratórios Murialdo na paróquia. As atividades, realizadas periodicamente, são inspiradas na visão profética de seu fundador, concentrando-se na educação e no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A proposta dos Oratórios é rica e diversificada, desenvolvendo-se por meio de um conjunto de iniciativas que integram educação, evangelização, cultura, esporte, brincadeiras e dinâmicas de grupo, sempre culminando em um momento de espiritualidade. O objetivo central é criar um ambiente seguro, familiar e acolhedor, onde a nova geração possa se desenvolver de forma integral – nos aspectos humano, social e espiritual.
Depoimento de Anny Christine, 23 anos
Para falar um pouco sobre minha experiência com os Oratórios, precisei relembrar minha caminhada com Murialdo. Antes mesmo do meu nascimento, meus pais já frequentavam a Capela São Leonardo Murialdo, em Planaltina (DF), e, por isso, como certa parte dos meus amigos e amigas de grupo, cresci vivenciando o carisma murialdino desde criança.
Mesmo estando tão próxima, nunca havia compreendido realmente a profundidade do nosso santo padroeiro e via-o apenas como o homem que ajudava crianças necessitadas, uma figura estática, presente próxima ao altar.
Em 2023, após entrar para o Grupo de Jovens da capela, pude conhecer melhor não somente quem era Murialdo, mas também o que ele realmente quis transmitir para seus filhos e filhas espirituais.
Atualmente, participo da Comissão dos Oratórios, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), e vejo cada Oratório como uma oportunidade de oferecer a cada criança, adolescente e jovem e às suas famílias não apenas um momento de felicidade, mas a esperança de encontrar um amigo que compreende as dificuldades, as dores e as alegrias do cotidiano, e que nos aproxima de Jesus por meio da oração, das brincadeiras, da partilha e do amor a Nossa Senhora e a São José.
Um momento que me marcou bastante foi durante um Oratório em uma capela dos núcleos rurais da paróquia, quando abordamos o Mês Vocacional. Um menino, de aproximadamente nove anos, no momento do lanche, conversava comigo e fez diversas perguntas, mas uma chamou atenção: perguntou se eu fazia alguma faculdade. Comentei um pouco sobre como era estudar em uma Universidade Federal, e ele compartilhou, de forma simples, seus sonhos, dizendo que queria cursar algo que ajudasse sua família a plantar e produzir mais alimentos. Naquele momento, percebi que, através do nosso simples testemunho e de uma conversa, podemos inspirar aqueles que nem sempre têm um modelo a seguir ou com quem compartilhar seus planos.
Essa é a missão da Comissão dos Oratórios: adolescentes e jovens que buscam, através do carisma do santo que nos inspira, evangelizar, seja na escola, na faculdade ou no trabalho, demonstrando nas pequenas ações do cotidiano o amor de Murialdo ao próximo.
Desde agosto, nos preparamos para nossa consagração, por meio de muita oração, das formações conduzidas pelo Fr. Ricardo e pelo Pe. Ediglê, e também pela belíssima novena realizada em honra a São Leonardo Murialdo.
No momento da consagração, recordei-me de um trecho que amo profundamente da homilia de canonização de Murialdo, na qual Paulo VI afirma:
“E per portare con noi un frammento di questa santità così semplice, così vera, così silenziosa e così feconda, e per sentirlo il Murialdo non solo vivo e glorioso in Cielo, ma nostro compagno e nostro modello nel pellegrinaggio sulla terra e nel tempo[...]”
Em tradução:
“E para levar conosco um fragmento dessa santidade tão simples, tão verdadeira, tão silenciosa e tão fecunda, e para senti-lo, Murialdo não apenas vivo e glorioso no Céu, mas nosso companheiro e nosso modelo na peregrinação sobre a terra e no tempo[...]”
Esse pequeno trecho traduz o motivo pelo qual decidi me consagrar, pois vi em Murialdo mais do que o santo ou o sacerdote, mas o pequeno Nadino, que também foi filho, irmão, aluno, amigo e pai espiritual para diversos jovens. Graças a ele, pude conhecer pessoas que partilham o carisma murialdino com fé e humildade e que agora fazem parte do meu dia a dia. Assim, nossa pequena família, que como tantas outras tem dias bons e ruins, compartilhou a alegria de dizer “sim” ao chamado do nosso amado amigo.
-
Saiba MaisVisita do Provincial Pe. Lidio e Pe. Elves Bessa anima comunidades Josefinas no Norte e NordesteUma jornada de fé, esperança e renovado espírito missionário marcou a visita do Provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Lidio e do Coordenador das Paróquias Josefinas, Pe. Elves Bessa, às comunidades do Pará e Ceará, entre os dias 18 e 29 de setembro.
A missão, que percorreu as cidades de Belém (PA), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), foi um profundo momento de comunhão, escuta e animação, vivendo o Evangelho nos passos e no jeito de São Leonardo Murialdo.
A primeira parada foi na Paróquia Santa Edwiges, em Belém do Pará (18 a 23/09), onde a família Josefina celebra 35 anos de dedicação missionária. Em um gesto de grande importância eclesial, Pe. Lidio e Pe. Elves foram recebidos em fraterno encontro pelo Arcebispo Dom Julio Endi Akamine e pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli. Os prelados manifestaram alegria e gratidão pela presença e pelo trabalho desenvolvido pelos Josefinos ao longo dessas três décadas e meia a serviço do povo de Deus na Arquidiocese.
Em seguida, Pe. Lidio e Pe. Elves seguiram para a Paróquia São Francisco de Assis, em Fortaleza (23 e 24/09), onde, o contato direto com a comunidade religiosa e paroquial, fortaleceu os laços de fé e missão.
A terceira etapa da viagem se deu em Juazeiro do Norte, na Paróquia Nossa Senhora das Candeias (25 a 28/09). Lá, os religiosos foram recebidos por Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo da Diocese de Crato. O encontro reforçou a sintonia entre a missão Josefina e as diretrizes da diocese, unindo forças para a evangelização no solo cearense.
A Província Brasileira atualmente marca presença em Belém com o Pe. Sestino Saco, Pe. Antônio Marriuz e o Pe. Leandro Gonçalves de Freitas; em Fortaleza, com o Pe. Jucinei Vilpert e o Pe. Joseilton Ramos dos Santos (Pe. Kazé) e em Juazeiro, com o Pe. Antônio Hilton e o Pe. Luciano da Costa Pereira.
Abrir Caminhos de Esperança
Mais do que os encontros institucionais, o coração da visita bateu forte no contato direto com as comunidades. Pe. Lidio e Pe. Elves dedicaram-se intensamente a conviver com os religiosos, conversar com o povo, celebrar a Santa Eucaristia com fervor, e reunir-se com lideranças e, de forma especial, com as Juventudes. Em todas as localidades, estes momentos foram essenciais para ouvir anseios, partilhar alegrias e reacender a chama da esperança.
Para o Provincial Pe. Lidio, a experiência foi profundamente enriquecedora. Ele definiu a visita como "um momento bonito de estar próximo do povo, conviver com os confrades e acompanhar de perto a presença de Murialdo". "Esta missão reafirmou o nosso propósito de, apesar dos desafios, abrir caminhos de esperança, conforme nos pede a Igreja e a nossa Congregação. Ver a fé vibrante dessas comunidades e a dedicação dos nossos religiosos é a certeza de que estamos no caminho certo, semeando o bem e colhendo frutos de amor e solidariedade", declarou Pe. Lidio.
A visita foi um verdadeiro testemunho de uma Igreja em saída, que caminha lado a lado com seu povo, levando e renovando a esperança que é Cristo.
-
Saiba MaisEncontro de formação da Família de Murialdo é antecipado e terá assessoria de Dom Maurício JardimO tradicional encontro de formação recíproca da Família de Murialdo, previsto inicialmente para o dia 18 de outubro, foi antecipado para o dia 14. O evento, que acontecerá de forma online, das 20h às 21h, tem como tema “A missionariedade em um mundo em transformação” e visa promover a troca de aprendizados e o fortalecimento da vocação missionária entre os membros da Família de Murialdo.
Nesta edição, a Família de Murialdo conta com a presença singular do assessor externo Dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB. Dom Maurício conduzirá a reflexão e destaca a importância da Campanha Missionária para a Igreja no Brasil: “É uma oportunidade singular para fortalecer a vocação evangelizadora, convocando leigos, religiosos e padres a se tornarem missionários da esperança, levando a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do país e do mundo.”
O encontro será realizado por meio da plataforma Meet. Além de ser um momento de formação, o encontro propõe a partilha, a escuta e a renovação do compromisso missionário da Igreja, reforçando a caminhada conjunta da Família de Murialdo como Igreja viva e missionária.
Lideranças e membros da Família de Murialdo estão convidados a participar desta importante ocasião de crescimento e renovação espiritual.