Notícias
-
Saiba MaisJovens consagram-se ao legado de Murialdo e dinamizam Oratórios da ParóquiaNo dia 26 de outubro, data em que a Igreja celebra o Nascimento de São Leonardo Murialdo, um grupo de jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), deu um passo decisivo em sua caminhada de fé. Sob a coordenação dos religiosos Josefinos, Pe. Elves Bessa, Pe. Ediglê de Souza e Fr. Ricardo de Carvalho, eles fizeram sua consagração, assumindo publicamente o compromisso de viver intensamente o carisma, a espiritualidade e a missão deixados pelo santo.
Esses jovens são a força motriz que participa e dinamiza os Oratórios Murialdo na paróquia. As atividades, realizadas periodicamente, são inspiradas na visão profética de seu fundador, concentrando-se na educação e no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A proposta dos Oratórios é rica e diversificada, desenvolvendo-se por meio de um conjunto de iniciativas que integram educação, evangelização, cultura, esporte, brincadeiras e dinâmicas de grupo, sempre culminando em um momento de espiritualidade. O objetivo central é criar um ambiente seguro, familiar e acolhedor, onde a nova geração possa se desenvolver de forma integral – nos aspectos humano, social e espiritual.
Depoimento de Anny Christine, 23 anos
Para falar um pouco sobre minha experiência com os Oratórios, precisei relembrar minha caminhada com Murialdo. Antes mesmo do meu nascimento, meus pais já frequentavam a Capela São Leonardo Murialdo, em Planaltina (DF), e, por isso, como certa parte dos meus amigos e amigas de grupo, cresci vivenciando o carisma murialdino desde criança.
Mesmo estando tão próxima, nunca havia compreendido realmente a profundidade do nosso santo padroeiro e via-o apenas como o homem que ajudava crianças necessitadas, uma figura estática, presente próxima ao altar.
Em 2023, após entrar para o Grupo de Jovens da capela, pude conhecer melhor não somente quem era Murialdo, mas também o que ele realmente quis transmitir para seus filhos e filhas espirituais.
Atualmente, participo da Comissão dos Oratórios, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), e vejo cada Oratório como uma oportunidade de oferecer a cada criança, adolescente e jovem e às suas famílias não apenas um momento de felicidade, mas a esperança de encontrar um amigo que compreende as dificuldades, as dores e as alegrias do cotidiano, e que nos aproxima de Jesus por meio da oração, das brincadeiras, da partilha e do amor a Nossa Senhora e a São José.
Um momento que me marcou bastante foi durante um Oratório em uma capela dos núcleos rurais da paróquia, quando abordamos o Mês Vocacional. Um menino, de aproximadamente nove anos, no momento do lanche, conversava comigo e fez diversas perguntas, mas uma chamou atenção: perguntou se eu fazia alguma faculdade. Comentei um pouco sobre como era estudar em uma Universidade Federal, e ele compartilhou, de forma simples, seus sonhos, dizendo que queria cursar algo que ajudasse sua família a plantar e produzir mais alimentos. Naquele momento, percebi que, através do nosso simples testemunho e de uma conversa, podemos inspirar aqueles que nem sempre têm um modelo a seguir ou com quem compartilhar seus planos.
Essa é a missão da Comissão dos Oratórios: adolescentes e jovens que buscam, através do carisma do santo que nos inspira, evangelizar, seja na escola, na faculdade ou no trabalho, demonstrando nas pequenas ações do cotidiano o amor de Murialdo ao próximo.
Desde agosto, nos preparamos para nossa consagração, por meio de muita oração, das formações conduzidas pelo Fr. Ricardo e pelo Pe. Ediglê, e também pela belíssima novena realizada em honra a São Leonardo Murialdo.
No momento da consagração, recordei-me de um trecho que amo profundamente da homilia de canonização de Murialdo, na qual Paulo VI afirma:
“E per portare con noi un frammento di questa santità così semplice, così vera, così silenziosa e così feconda, e per sentirlo il Murialdo non solo vivo e glorioso in Cielo, ma nostro compagno e nostro modello nel pellegrinaggio sulla terra e nel tempo[...]”
Em tradução:
“E para levar conosco um fragmento dessa santidade tão simples, tão verdadeira, tão silenciosa e tão fecunda, e para senti-lo, Murialdo não apenas vivo e glorioso no Céu, mas nosso companheiro e nosso modelo na peregrinação sobre a terra e no tempo[...]”
Esse pequeno trecho traduz o motivo pelo qual decidi me consagrar, pois vi em Murialdo mais do que o santo ou o sacerdote, mas o pequeno Nadino, que também foi filho, irmão, aluno, amigo e pai espiritual para diversos jovens. Graças a ele, pude conhecer pessoas que partilham o carisma murialdino com fé e humildade e que agora fazem parte do meu dia a dia. Assim, nossa pequena família, que como tantas outras tem dias bons e ruins, compartilhou a alegria de dizer “sim” ao chamado do nosso amado amigo.
-
Saiba MaisVisita do Provincial Pe. Lidio e Pe. Elves Bessa anima comunidades Josefinas no Norte e NordesteUma jornada de fé, esperança e renovado espírito missionário marcou a visita do Provincial dos Josefinos de Murialdo, Pe. Lidio e do Coordenador das Paróquias Josefinas, Pe. Elves Bessa, às comunidades do Pará e Ceará, entre os dias 18 e 29 de setembro.
A missão, que percorreu as cidades de Belém (PA), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), foi um profundo momento de comunhão, escuta e animação, vivendo o Evangelho nos passos e no jeito de São Leonardo Murialdo.
A primeira parada foi na Paróquia Santa Edwiges, em Belém do Pará (18 a 23/09), onde a família Josefina celebra 35 anos de dedicação missionária. Em um gesto de grande importância eclesial, Pe. Lidio e Pe. Elves foram recebidos em fraterno encontro pelo Arcebispo Dom Julio Endi Akamine e pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli. Os prelados manifestaram alegria e gratidão pela presença e pelo trabalho desenvolvido pelos Josefinos ao longo dessas três décadas e meia a serviço do povo de Deus na Arquidiocese.
Em seguida, Pe. Lidio e Pe. Elves seguiram para a Paróquia São Francisco de Assis, em Fortaleza (23 e 24/09), onde, o contato direto com a comunidade religiosa e paroquial, fortaleceu os laços de fé e missão.
A terceira etapa da viagem se deu em Juazeiro do Norte, na Paróquia Nossa Senhora das Candeias (25 a 28/09). Lá, os religiosos foram recebidos por Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo da Diocese de Crato. O encontro reforçou a sintonia entre a missão Josefina e as diretrizes da diocese, unindo forças para a evangelização no solo cearense.
A Província Brasileira atualmente marca presença em Belém com o Pe. Sestino Saco, Pe. Antônio Marriuz e o Pe. Leandro Gonçalves de Freitas; em Fortaleza, com o Pe. Jucinei Vilpert e o Pe. Joseilton Ramos dos Santos (Pe. Kazé) e em Juazeiro, com o Pe. Antônio Hilton e o Pe. Luciano da Costa Pereira.
Abrir Caminhos de Esperança
Mais do que os encontros institucionais, o coração da visita bateu forte no contato direto com as comunidades. Pe. Lidio e Pe. Elves dedicaram-se intensamente a conviver com os religiosos, conversar com o povo, celebrar a Santa Eucaristia com fervor, e reunir-se com lideranças e, de forma especial, com as Juventudes. Em todas as localidades, estes momentos foram essenciais para ouvir anseios, partilhar alegrias e reacender a chama da esperança.
Para o Provincial Pe. Lidio, a experiência foi profundamente enriquecedora. Ele definiu a visita como "um momento bonito de estar próximo do povo, conviver com os confrades e acompanhar de perto a presença de Murialdo". "Esta missão reafirmou o nosso propósito de, apesar dos desafios, abrir caminhos de esperança, conforme nos pede a Igreja e a nossa Congregação. Ver a fé vibrante dessas comunidades e a dedicação dos nossos religiosos é a certeza de que estamos no caminho certo, semeando o bem e colhendo frutos de amor e solidariedade", declarou Pe. Lidio.
A visita foi um verdadeiro testemunho de uma Igreja em saída, que caminha lado a lado com seu povo, levando e renovando a esperança que é Cristo.
-
Saiba MaisEncontro de formação da Família de Murialdo é antecipado e terá assessoria de Dom Maurício JardimO tradicional encontro de formação recíproca da Família de Murialdo, previsto inicialmente para o dia 18 de outubro, foi antecipado para o dia 14. O evento, que acontecerá de forma online, das 20h às 21h, tem como tema “A missionariedade em um mundo em transformação” e visa promover a troca de aprendizados e o fortalecimento da vocação missionária entre os membros da Família de Murialdo.
Nesta edição, a Família de Murialdo conta com a presença singular do assessor externo Dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB. Dom Maurício conduzirá a reflexão e destaca a importância da Campanha Missionária para a Igreja no Brasil: “É uma oportunidade singular para fortalecer a vocação evangelizadora, convocando leigos, religiosos e padres a se tornarem missionários da esperança, levando a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do país e do mundo.”
O encontro será realizado por meio da plataforma Meet. Além de ser um momento de formação, o encontro propõe a partilha, a escuta e a renovação do compromisso missionário da Igreja, reforçando a caminhada conjunta da Família de Murialdo como Igreja viva e missionária.
Lideranças e membros da Família de Murialdo estão convidados a participar desta importante ocasião de crescimento e renovação espiritual.
-
Saiba MaisJubileu dos Jovens e Jubileu das JuventudeS Murialdinas é o tema do Encontro de Formação RecíprocaNesta quinta-feira, 18 de setembro, às 20h, a Família de Murialdo (FdM) realizará, via Google Meet, seu encontro mensal de Formação Recíproca, trazendo como tema especial: "Jubileu dos Jovens e Jubileu das JuventudeS Murialdinas", com a presença e partilha das vivências de religiosos e jovens da Família de Murialdo que participaram desses momentos únicos.
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto de 2025, Roma acolheu milhares de jovens para o Jubileu dos Jovens, sob o lema “Peregrinos da Esperança”, inspirado em Romanos 5,5: “A esperança não decepciona”. No mesmo período, o Oratório São Paulo recebeu o Jubileu das JuventudeS Murialdinas, reunindo jovens da Família de Murialdo de diversos países.
O Jubileu dos Jovens foi marcado por momentos intensos de espiritualidade, partilha e convivência fraterna. Desde a chegada dos peregrinos, no dia 28, até a Missa de Envio presidida pelo Papa Leão XIV em Tor Vergata, no dia 3 de agosto, os participantes viveram experiências profundas: orações, dinâmicas, celebrações eucarísticas, peregrinações, confissões e a grande vigília com o Santo Padre.
Já o Jubileu das JuventudeS Murialdinas destacou-se pela riqueza da diversidade cultural. Jovens vindos de países como Albânia, Argentina, Benim, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Itália, México, Nigéria, Romênia e Serra Leoa expressaram sua fé por meio de músicas, danças e testemunhos, transformando as diferenças linguísticas em um verdadeiro Pentecostes juvenil.
Mesmo diante das barreiras de idioma, vínculos foram criados e a comunhão se tornou visível, revelando a universalidade e a missão da Família de Murialdo.
Essa iniciativa reforça a importância da Formação Recíproca como um caminho de crescimento e partilha, inspirado no exemplo de São Leonardo Murialdo, que valorizava o aprendizado conjunto e a vivência comunitária do carisma.
O encontro será uma oportunidade de renovação espiritual, fortalecimento comunitário e aprofundamento do espírito sinodal, convidando todos a caminharem juntos como Igreja viva!
-
Saiba MaisFamília de Murialdo marca presença na Romaria Nacional de Animadores VocacionaisA Casa da Mãe Aparecida foi novamente espaço de encontro, oração e renovação missionária. Nos dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu a Romaria Nacional de Animadores Vocacionais, com o tema “peregrinos porque chamados”: reunindo centenas de participantes de diferentes regiões do Brasil: consagrados e consagradas, seminaristas, ministros ordenados, leigos e leigas que atuam no serviço de animação vocacional em suas comunidades e dioceses.
A Família de Murialdo participou ativamente da Romaria por meio do Serviço de Animação Vocacional (SAV Murialdo), representado pelo Pe. Jéverson de Andrade, pelo casal vocacional Jucineide e Luiz Carlos Carvalho, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF) e pelas Irmãs Murialdinas Regina Mânica e Silvia Bergamo. Para todos, foi uma experiência de alegria e fortalecimento da missão.
Um encontro de partilha, oração e formação
A Romaria, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), teve como objetivo animar, formar e integrar aqueles que se dedicam ao serviço vocacional na Igreja do Brasil. Além dos momentos celebrativos, o evento contou também com o III Seminário Vocacional, que proporcionou reflexões atuais e desafiadoras sobre o caminho da pastoral vocacional em sintonia com a realidade do nosso tempo.
O Seminário foi assessorado por Dom Ângelo Mezzari, presidente da CMOVIC, e pelo jovem missionário digital Ronnaldh Oliveira, contando ainda com uma motivadora mensagem de Dom José, bispo de Parintins (AM).
Vocação e sinodalidade: animar a partir de Cristo
Em sua apresentação, Dom Ângelo Mezzari destacou que a animação vocacional é, em sua essência, profundamente sinodal. Para ele, a missão dos animadores vocacionais consiste em favorecer o encontro pessoal com Cristo, no qual cada pessoa descobre sua vocação, seu chamado e o sentido de sua vida.
O bispo recordou que a identidade batismal confirma que todo o povo de Deus é sujeito do anúncio do Evangelho e, por isso, a animação vocacional deve ser vivida em espírito de comunhão e corresponsabilidade. Com tom provocativo, lançou a pergunta: “Como animar, se não estou animado, se não me alimento da Eucaristia?”. Um convite claro a todos os presentes para aprofundar sua vida espiritual e missionária.
A cultura digital e o desafio da evangelização
Outro momento marcante foi a reflexão conduzida por Ronnaldh Oliveira, missionário digital, que apresentou o cenário das juventudes contemporâneas. Segundo ele, as pesquisas apontam que os jovens passam, em média, nove horas por dia imersos no ambiente digital.
Ele lembrou que não é possível pensar vocações sem compreender o espaço em que os jovens vivem e interagem. “A dimensão virtual é real”, afirmou, chamando a atenção para a necessidade de uma presença missionária também nas redes sociais.
Ronnaldh sublinhou que, no contexto da mudança de época em que vivemos, o animador vocacional é chamado a seguir o processo de Jesus: a encarnação. Assim como o Verbo se fez carne e habitou entre nós, também hoje é necessário reconhecer que Cristo se faz presente na rede virtual. Por isso, o desafio da Pastoral Vocacional é ser testemunha e anunciadora do Evangelho também no ambiente digital, onde tantos jovens buscam sentido e inspiração para suas vidas.
Caminho para o 5º Congresso Vocacional do Brasil
Durante a Romaria, foi oficialmente lançado o processo de preparação para o 5º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 04 a 06 de setembro de 2026, novamente no Santuário Nacional de Aparecida.
Com o tema “Comunidades Vocacionais: encontro, testemunho e missão” e o lema “Perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas” (At 2,46), o Congresso buscará aprofundar a vivência comunitária das vocações na Igreja, destacando a importância do testemunho e da missão.
O evento contará com diversas etapas preparatórias a serem vividas em comunidades, dioceses, congregações, províncias eclesiásticas e regionais, tendo como referência o texto-base lançado durante a Romaria. Trata-se de um caminho sinodal e participativo, no qual cada comunidade será convidada a refletir sobre sua responsabilidade na promoção e no cuidado com as vocações.
Presença da Família de Murialdo: comunhão e testemunho
A presença da Família de Murialdo na Romaria Nacional de Animadores Vocacionais, por meio do SAV Murialdo, foi um testemunho de comunhão com a Igreja no Brasil e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Mais do que marcar presença, a participação significou fortalecer, animar e celebrar a caminhada do carisma de São Leonardo Murialdo, que continua vivo na missão de tantos religiosos, religiosas e leigos comprometidos com a animação vocacional.
O encontro em Aparecida renovou o compromisso da Família de Murialdo de anunciar o Evangelho e promover a cultura vocacional, especialmente junto aos jovens, onde quer que eles estejam — seja nas comunidades, nas redes digitais, nas escolas, centros sociais.
-
Saiba MaisJubileu dos Jovens e Jubileu das JuventudeS Murialdinas marcam encontro mundial em RomaEntre os dias 28 de julho e 03 de agosto de 2025, Roma acolheu milhares de jovens para o Jubileu dos Jovens, sob o lema “Peregrinos da Esperança”, inspirado em Romanos 5,5: “A esperança não decepciona”. No mesmo período, o Oratório São Paulo recebeu o Jubileu das JuventudeS Murialdinas, reunindo jovens da Família de Murialdo de diversos países.
O Jubileu dos Jovens foi marcado por momentos intensos de espiritualidade, partilha e convivência fraterna. Desde a chegada dos peregrinos, no dia 28, até a missa de envio presidida pelo Papa Leão XIV em Tor Vergata, no dia 3 de agosto, os participantes viveram experiências profundas: orações, dinâmicas, celebrações eucarísticas, peregrinações, confissões e a grande vigília com o Santo Padre.
Já o Jubileu das JuventudeS Murialdinas destacou-se pela diversidade cultural. Jovens vindos de países como Albânia, Argentina, Benim, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Itália, México, Nigéria, Romênia e Serra Leoa expressaram sua fé com músicas, danças e testemunhos, transformando as diferenças linguísticas em um verdadeiro Pentecostes juvenil. Mesmo diante das barreiras de idioma, vínculos foram criados e a comunhão tornou-se visível, revelando a universalidade e a missão da Família de Murialdo.
Um dos momentos mais marcantes foi a missa dos votos perpétuos dos Frateres Osvaldo Filho e Sérgio Mejia, testemunho vocacional que emocionou e fortaleceu a fé dos jovens presentes.
Ao longo da semana, a reflexão sobre a esperança cristã esteve no centro das atividades. Mais que otimismo passageiro, a esperança foi vivida como certeza enraizada no amor de Deus, expressa em gestos de reconciliação, celebrações e fraternidade.
Nas suas palavras, o Papa Leão XIV lembrou aos jovens que foram feitos para algo maior: chamados à santidade e à verdadeira amizade em Cristo. Destacou também a importância de escolhas com sentido, do testemunho concreto de bondade e da perseverança na fé, recordando que “Jesus é a Porta que conduz à paz e à vida plena”.
O Jubileu dos Jovens e o Jubileu das JuventudeS Murialdinas foram muito mais que eventos. Foram um tempo de graça, comunhão e missão, que renovou amizades, fortaleceu a fé e multiplicou a esperança. Inspirados pelo carisma de São Leonardo Murialdo e pelas palavras do Papa, os jovens retornaram às suas comunidades comprometidos em ser peregrinos da esperança, luz e sal no mundo.
A experiência, marcada pela alegria e pela vivência do Evangelho, permanece como um testemunho de que a juventude é dom para a Igreja e para a sociedade, chamada a viver com coragem, simplicidade e esperança que não decepciona.
Entre os milhares de jovens presentes em Roma, três brasileiros – de Planaltina, Brasília e São Luís – partilharam suas experiências e impressões sobre o Jubileu.
Heloisa, da Paróquia Santa Rita de Cássia (Planaltina – DF)
“Estar no Jubileu fortaleceu minha caminhada na fé. Foi uma experiência renovadora com o Espírito Santo de Deus: poder passar pelas Portas Santas e participar da Santa Missa com o Papa Leão XIV foi profundamente emocionante. Os momentos de unidade com os jovens das diversas províncias da Congregação e a comunhão com as diferentes expressões de carisma me proporcionaram grande crescimento espiritual. Vivi também um momento inesquecível e muito especial: durante o Jubileu, dei um passo em minha vocação e me tornei noiva! Foram dias muito felizes, que ficarão guardados eternamente em meu coração. Agradeço imensamente ao meu pároco, Pe. Elves e a todo o Conselho Geral da Congregação pela oportunidade de vivenciar essa grande experiência.”
Matheus, da Paróquia São Paulo Apóstolo (Guará/Brasília – DF)
“Minha experiência na Itália foi incrível: tanto no encontro internacional dos jovens do carisma murialdino quanto no Jubileu da Juventude. Todas as vivências que tive – o contato com pessoas de diferentes culturas, os momentos de confraternização, oração e partilha, conhecer de perto o Papa Leão XIV e visitar tantos lugares e relíquias que fazem parte da nossa Igreja – trouxeram novo ânimo para minha caminhada de fé e missão. Foi emocionante perceber o quanto a família de Deus é universal e como a juventude católica está forte, com grandes exemplos a seguir, como Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, que serão canonizados. Foram dias que me marcaram profundamente. É lindo ser católico!”
Marcely, representante da Rede Juventudes de Murialdo (São Luís – MA)
“Vivenciar o Jubileu 2025 foi uma experiência maravilhosa para minha vida e minha caminhada de fé. Desde a entrada na Basílica de São Pedro, senti uma profunda paz e alegria, como se o amor misericordioso de Deus estivesse presente em cada detalhe. Inspirada por São Leonardo Murialdo, pude refletir sobre minha jornada espiritual e participar de momentos marcantes, como as celebrações eucarísticas e a confissão sacramental, onde experimentei de forma concreta a misericórdia de Deus. O que mais me tocou foi o espírito de comunidade e acolhimento entre os peregrinos, todos unidos pelo mesmo propósito de renovação espiritual. Essa vivência me lembrou que não caminho sozinha na fé e me motivou a levar adiante a mensagem de amor e misericórdia de Cristo em minha vida e comunidade. O Jubileu foi um verdadeiro presente, e sei que suas bênçãos continuarão a frutificar em mim. Serei eternamente grata a Deus, aos padres, à minha família, à minha paróquia e aos amigos que me acompanharam durante essa jornada.”