NOTÍCIAS

18 de março de 2020

Igreja Católica adota medidas para prevenir transmissão da Covid-19

Desde que a Covid-19 começou a circular especialistas vêm alertando sobre a importância dos procedimentos básicos de higiene que cada pessoa deve tomar. E os cuidados devem começar pelo simples ato de lavar as mãos com sabão, da forma correta e muitas vezes durante o dia, além da utilização de álcool gel. Atitudes como essas são uma forma de cuidar uns dos outros, como propõe a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema fala do cuidado.

Por todo o Brasil, as 45 arquidioceses e 217 dioceses têm adotado medidas para prevenir a contaminação e transmissão do coronavírus como forma de evitar que muita gente fique doente ao mesmo tempo e sobrecarregue os hospitais.

No dia 14 de março, a conferência emitiu uma nota “Tempos de esperança e solidariedade” que pede à população que observe de forma irrestrita às orientações médico-sanitárias e autoridades competentes.

A mensagem reconhece que algumas restrições mexem com o jeito dos católicos conviver e celebrar, contudo pede que as orientações sanitárias e de saúde sejam acolhidas como uma contribuição tendo em vista o bem de todos. O tempo, segundo o documento, é de intensificar a oração, elevando os corações ao Deus da vida, no acolhimento de sua Palavra e por uma vivência de renúncias neste tempo Quaresmal.

No regional Sul 2 da CNBB, que compreende o estado do Paraná, os bispos da região publicaram uma nota com recomendações e medidas às paróquias e comunidades a fim de evitar situações que possibilitem o contágio do novo Coronavírus, que tem alarmado o mundo.

  • Evitar o aperto de mãos durante a acolhida aos fiéis;
  • Não dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso;
  • Omitir o abraço da paz;
  • Distribuir a comunhão somente sob uma espécie, exclusivamente, na mão, garantindo que o fiel comungue diante do ministro.

No centro-oeste, a arquidiocese de Goiânia (GO) suspendeu todos os eventos envolvendo aglomeração de fiéis, reuniões, encontros, retiros e formações e determinou aos párocos que não realizem celebrações em lugares fechados com grande número de fiéis.

Na região norte, as quatro arquidioceses e três dioceses também emitiram comunicado aos fiéis com orientações de prevenção ao coronavírus. Em Manaus, os grandes eventos e procissões foram cancelados, incluindo a festa de São José, celebrada dia 19 de março, que teria missa campal. Em Macapá, a festa também foi suspensa. Haverá apenas missa na Catedral da cidade em três horários: 7h30, 10h e 19h.

A CNBB Sul 3 divulgou um comunicado oficial, no dia 16 de março, que anuncia a suspensão de todas as atividades em nível regional: encontros, reuniões, assembleias e outros. O texto explica que as medidas são necessárias “diante da atual emergência sanitária internacional e em sintonia com as orientações do Ministério da Saúde, no que se refere ao avanço do Covid-19 (Coronavírus)”. Dom José Gislon, presidente da CNBB Sul 3, reforça ainda a necessidade de que “intensifiquemos nossas orações ao Senhor da vida por todas as vítimas dessa enfermidade, bem como por todos os profissionais da saúde que se esforçam por combater a disseminação dessa grave ameaça à vida de tantas pessoas, especialmente dos mais idosos.”

 

Fonte: www.cnbb.org.br

Anterior
GALERIA DE FOTOS