Notícias
-
Saiba MaisPe. Roberto Mossi é o novo Pároco da Paróquia São BeneditoCelebração de Posse Canônica na Paróquia São Benedito, no Bairro Jaçanã, do Decanato São Matias, Região Episcopal Sant’Ana.
São Paulo, 16 de fevereiro de 2024 - sexta-feira depois das Cinzas, em festiva celebração eucarística presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar e Vigário Episcopal para a Região Episcopal, foi dada a posse canônica do ofício de Pároco da Paróquia São Benedito ao Reverendíssimo Padre Roberto Carlos Mossi, CSJ. Por mandato do Eminente Senhor Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e acolhendo a indicação do Superior Provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo - Província Brasileira, Padre Marcelino Modelski, CSJ, fazemos saber que, para atender às necessidades espirituais e ao bem temporal da Paróquia, nomeamos e provemos, para o ofício de Vigário Paroquial da mesma, pelo período de 01 ano, o Reverendíssimo Padre Idair Bonadiman, CSJ.
O Decreto de Nomeação e Provisão do Pároco foi proclamado pelo Padre José Bispo de Souza, membro da Congregação da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo.
O Reverendíssimo Padre Roberto Carlos Mossi, CSJ, fez a profissão de fé e prestou o juramento de fidelidade à Igreja diante de Dom Jorge Pierozan.
A cerimônia foi presidida por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo, concelebrada pelo Padre Roberto Carlos Mossi, CSJ, Padre Idair Bonadiman, CSJ, e pelo Padre José Bispo de Souza.
Ao final da celebração, Padre Roberto expressou sua profunda gratidão à comunidade. Em seu discurso, destacou a importância da Paróquia convidando a todos para essa nova jornada com Jesus Cristo.
Expressou gratidão aos fiéis e familiares presentes. Padre Roberto encerrou seu discurso com o compromisso de servir e ajudar na caminhada da Paróquia. Sua mensagem inspiradora ressoou entre os presentes, prometendo um futuro de fé e amor na comunidade.
Fotos e texto por Denilson, coordenação Pascom Sant’Ana
-
Saiba MaisQuarta-feira de Cinzas: início da Quaresma e da Campanha da FraternidadeHoje, 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, inicia o tempo da Quaresma. Na tradição cristã, é uma época propícia para a conversão, como pede Jesus: “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Há mais de 60 anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade, em todo o território nacional. Sua proposta é a de realizar ações concretas em torno de um tema específico, de forma a ajudar a conversão não apenas no âmbito pessoal, mas também comunitário e eclesial.
O tema escolhido para o ano de 2024, Fraternidade e Amizade Social, foi inspirado na Encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar a fraternidade e a amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo”.
A proposta da Campanha é de fazer o caminho quaresmal em comunidade, observando três perspectivas: VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus; Se deixar ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum; AGIR conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas “alargando tenda” (Cf. Is 54,2) para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.
Para acessar os materiais da CF 2024 como Hino, Oração, Vídeo, Cartaz entre outros, é só clicar: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2024Objetivo Geral da CF 2024
DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.Objetivos específicos
• ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
• COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
• IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
• REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
• ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
• APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
• CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
• ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos, e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
• INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.Fonte: www.cnbb.org.br/
-
Saiba MaisReligiosos reunem-se para Capítulo Provincial e Assembleia AnualNos dias 15 e 16 de janeiro, logo após os Exercícios Espirituais, estiveram reunidos, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) confrades das comunidades do Brasil para a Assembleia Anual e Capitulo Provincial.
Pela manhã do dia 15, foi realizado o Capítulo Provincial, no qual 36 religiosos, juntamente com representates leigos debateram acerca do documento que será encaminhado ao XXIV Capítulo Geral da Congregação de São José. Na ocasião foram eleitos como capitulares, representando a província brasileira, os Padres Lídio Roman, Victor Abreu Ribeiro e Gilberto Florença da Câmara. Os sacerdotes eleitos acompanharão o provincial, Pe. Marcelino Modelski e a Sra. Bernadete Chiesa.
A Assembleia Anual foi realizada, posteriormente ao Capítulo Provincial, para leitura dos relatórios e avalização do ano de 2023 e programação das próximas atividades da província.
A Organização Religiosa Josefinos de Murialdo (ORGMUR) e o Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) são responsáveis por todas as atividades nas comunidades, paróquias, colégios, faculdade e obras da Província Brasileira.
-
Saiba MaisNOVIÇOS IAN SOARES E RENNAN DIAS PROFESSAM PRIMEIROS VOTOSDepois de permanecerem um ano de Noviciado, – onde aprofundaram a vida do Fundador, o Carisma e Espiritualidade da Congregação, ... – os jovens Ian de Labriola Soares e Rennan Eduardo Dias, ambos do Rio de Janeiro, ingressaram na Congregação de São José consagrando-se ao Senhor por uma vida casta, pobre e obediente.
A Celebração Eucarística com a Profissão Religiosa de Primeiros Votos ocorreu no dia 15 de Janeiro na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Fazenda Souza. Familiares, amigos e religiosos fizeram-se presentes para a Celebração Eucarística presidida pelo provincial Padre Marcelino Modelski. Após, ocorreu o jantar de confraternização.
-
Saiba MaisPADRE VILMAR ROECKER CELEBRA 25 ANOS DE VIDA SACERDOTALNo dia 14 de Janeiro de 2024, juntamente com os confrades reunidos em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS), O Pe. Vilmar Roecker presidiu a celebração Eucarística da qual deu graças pelos 25 anos de vida sacerdotal.
Em sua homilia, o sacerdote ressaltou a importância da oração para o fortalecimento das vocações e do apoio que a Família Religiosa tem para ele. Aproveitou o momento para agradecer à Província Brasileira do Imaculado Coração de Maria pelos quase 40 anos de acompanhamento, desde quando ele ingressou.
-
Saiba MaisFRATRES LEANDRO FREITAS, RICARDO LIMA E SEBASTIÃO SOUZA SÃO ORDENADOS DIÁCONOSA Celebração de Ordenação Diaconal ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2024, às 18 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Leonardo Murialdo (Caxias do Sul - RS), com imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre. O lema escolhido pelos religiosos que os conduzirá neste ministério ordenado fora retirado do Evangelho de Lucas 24,32: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”.
A ordenação diaconal contou com a presença dos 45 Confrades religiosos que se encontravam em Retiro Anual, de leigos oriundos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília; além de familiares que vieram do Ceará ao Rio Grande do Sul para prestigiar tal momento. Em seu discurso final, Diácono Leandro, em nome dos três ordenados, pontuou acerca do serviço que compete ao diácono e agradeceu a todos os que estavam presentes, como os amigos e familiares que acompanharam através da transmissão realizada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul.
“O serviço que o Senhor nos confiou hoje seja vivida na alegria, singeleza de coração e compromisso com os mais pobres. [...] O que seriam de nossas vocações sem o testemunho de nossos pais e mães, assim como, a oração e incentivo de nossos irmãos. [...] Diante de tão grande mistério só nos resta agradecer ao Bom Deus e render louvores pelo Dom de nossa vocação, pois nosso coração transborda de alegria em estar dando o que temos de mais precioso: o nosso SIM”.
CONHEÇA OS ORDENADOS:
Frater Leandro Gonçalves de Freitas nasceu no dia 29 de outubro de 1990 em Uruburetama (CE). É o segundo de cinco filhos de João Marques de Freitas e Maria Gorete Gonçalves de Freitas. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José, em 2012, na comunidade de Fortaleza. Em 2013 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2014, fez noviciado em Caxias do Sul (RS). No dia 10 de janeiro de 2015 professou os primeiros votos em Fazenda Souza. De 2015 e 2016 fez parte da comunidade religiosa da Casa Provincial e estudou Pedagogia na Faculdade Murialdo. Em 2017 e 2018 foi enviado para o Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia. No ano seguinte, fez o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social de Caxias do Sul, onde concluiu o curso de Pedagogia.
Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR), onde cursa Teologia na PUC/PR. No dia 21 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza; em 29 de outubro de 2022 recebeu o Ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo, em Londrina e no dia 05 de novembro de 2022 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Ricardo Rodrigues Lima nasceu no dia 27 de outubro de 1993, em Itapipoca (CE). É o primeiro dos quatro filhos de Lucimeire Rodrigues Lima. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2013 junto à comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e, em 2015, fez o noviciado em Caxias do Sul (RS). Após doze meses do ano canônico, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade do Escolasticado em Brasília, onde cursou Filosofia entre 2016 e 2017 no Instituto São Boaventura. Após os estudos filosóficos foi enviado para o Magistério na comunidade do Centro Técnico Social, em Caxias do Sul. No ano de 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina, onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 31 de março de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Capela da Comunidade da Epesmel; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.
Frater Sebastião Souza da Silva nasceu no dia 07 de março de 1991, em General Sampaio (CE). É o décimo dos quinze filhos de Ana Maria Rodrigues de Sousa e Raimundo Moreira da Silva. Foi apresentado à Congregação de São José por intermédio de Eliene Brasileiro, ingressando, em 2013, na comunidade de Fortaleza (CE). Em 2014 foi enviado para o postulantado em Londrina (PR) e em 2015 fez o noviciado em Caxias do Sul e emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza, no dia 10 de janeiro de 2016. Neste mesmo ano, foi enviado para a comunidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, para o primeiro ano de Magistério. Entre 2017 a 2019 cursou Filosofia no Instituto São Boaventura e na Universidade Católica de Brasília. Após os estudos filosóficos, no ano de 2020 foi enviado para o segundo ano de Magistério na comunidade de Santa Fé, em Caxias do Sul. Em 2021 foi transferido para a comunidade do Teologado Internacional de Londrina onde cursa Teologia na PUC/PR.
No dia 20 de janeiro de 2022 recebeu o Ministério de Leitor na Paróquia São Paulo Apóstolo, Brasília; em 21 de janeiro de 2023 recebeu o Ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza e no dia 07 de outubro de 2023 professou os votos perpétuos na Congregação de São José.