Notícias
-
Saiba MaisServiço de Animação Vocacional Murialdo promove Encontro de Discernimento Vocacional JosefinoO Serviço de Animação Vocacional Murialdo (SAV) promove nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2023 um Encontro de Discernimento Vocacional Josefino. A iniciativa, que é destinada para jovens maiores de 18 anos que estão cursando ou que já concluíram o Ensino Médio, ocorre na Comunidade Religiosa Josefina do Guará | - Brasília (DF). O tema será: "Mestre, onde moras? Vinde e Vede" (Jo 1, 39).
A inscrição deverá ser feita por meio do link: https://forms.gle/fNaGriWQuePJcVom9. Informações por meio do telefone (54) 98172.1400 ou vocacional@murialdo.com.br.
-
Saiba MaisFesta de São Jorge leva multidões para as ruas de Quintino (Rio de Janeiro)A Igreja Matriz São Jorge, que fica em Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sob coordenação dos religiosos Josefinos, realizou, de 19 a 23 de abril, a Festa do Padroeiro que atraiu mais de um milhão de devotos. As três primeiras noites contaram com as celebrações eucarísticas em preparação à grande festa. No sábado, dia 22, foram duas celebrações.
No domingo, dia 23 de abril, foi o dia da grande festa com um show de luzes, queima de fogos, teatro, missas de hora em hora, entre outras atrações. A Missa Solene aconteceu às 10h30min com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e, às 17 horas, ocorreu a tradicional procissão. A festa de São Jorge desse ano foi ainda mais especial para os fiéis: 2023 foi instituído como o ano dedicado ao padroeiro do estado do Rio.
Fotos: Paróquia de São Jorge – Quintino (RJ)
-
Saiba MaisPontifícias Obras Missionárias lançam a arte oficial da Campanha Missionária 2023“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.
No ano passado foi celebrado o Ano Jubilar Missionário que animou a caminhada missionária da Igreja do Brasil. Em 2023 as ações missionárias estão voltadas para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Porto Rico, em 2024.
“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho porque antes os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão. A Campanha Missionária deste ano põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra.
A construção da arte da Campanha Missionária de 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, nos lembra o coração que pulsa na realidade local e os pés que nos impulsionam à animação missionária em todo o mundo. O coração traz, de maneira especial, a arte da cultura indígena amazônica marcado pela cruz que nos identifica. Esse símbolo nos motiva para viver novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O pé apresenta as cinco cores, representando os cinco continentes e o chamado para a missão até os confins do mundo. A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo.
O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (21 e 22
Fonte: pom.org.br.
-
Saiba MaisGrupo de Estudo e Reflexão: o mês de abril terá como tema a Campanha da FraternidadeO encontro contará com a assessoria do professor Paulo Santos e a partilha da presença de Murialdo em Belém do Pará
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
Com o intuito de fortalecer os vínculos e conhecer melhor como se dá a presença da FDM no Brasil, seja por meio dos Josefinos, das Murialdinas, do Instituto Secular ou dos leigos, uma parte dos encontros está reservada para a apresentação das Obras (Educação, Ação Social, Paróquias e outros).
O segundo encontro de 2023 ocorre na próxima terça-feira, 18 de abril, e terá como tema a Campanha da Fraternidade sob assessoria do professor Paulo Santos e também a apresentação da obra de Murialdo do Belém do Pará”.
Confira a programação de 2023:
Maio:
Murialdo e os Pobres
OBRAS: Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE)
Junho:
Vivendo a comunhão de vocações
OBRAS: Ibotirama e Xiquexique (BA)
Julho:
FDM em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude
OBRAS: Brasília e Planaltina (DF)
Agosto:
Espiritualidade de Murialdo e a nossa Espiritualidade: “estar nas mãos de Deus” como caminho espiritual
OBRAS: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)
Setembro:
Pedagogia da Família de Murialdo: o coração é igual, o rosto é diferente
OBRAS: São Luís (MA) e Araranguá (SC)
Outubro:
Missionaridade: da Igreja local aos confins do mundo
OBRAS: Londrina e Maringá (PR)
Novembro:
Ressignificando o ser Família de Murialdo
OBRAS: Porto Alegre (RS)
Dezembro:
O amor que se multiplica compartilhando sonhos
OBRAS: Caxias do Sul (RS)
-
Saiba MaisFamília de Murialdo promove curso de formação com o tema “Identidade, Vocação, Discernimento e Missão”Aprofundar a vida e a obra de São Leonardo Murialdo, seu legado, sua missão e sua espiritualidade para construir uma identidade enquanto Família de Murialdo em um processo sinodal para a comunhão de vocações. Este é o objetivo do curso de formação recíproca “Identidade, vocação, discernimento e missão da Família de Murialdo”, que inicia no dia 09 de maio.
A formação é gratuita e será oferecida na modalidade on-line, no horário das 20h às 22h, com dois encontros mensais (sempre na 2a e na 4a terça-feirade cada mês) para os membros da Família de Murialdo, lideranças, professores, educadores, ex-seminaristas, AMA e demais interessados que se sentem chamados ao processo de renovação pessoal e eclesial inspirados por Murialdo. Serão 20 horas de curso, totalizando 10 encontros.
A coordenação será do Padre Carlos Wessler e da leiga, Bernardete Chiesa. As inscrições ocorrem de 01 de abril a 02 de maio, por meio do link: https://forms.gle/cJcqapp5CqqQK7xh7. Os participantes com 75% de presença, receberão certificado de participação.
Confira o cronograma do curso:
CRONOGRAMA
Encontro
Data
Tema
Assessor(a)
1
09/05
Vida de Murialdo: por um caminho sinodal
Ir. Ana Simoni e Ir, Teresinha Militz
2
23/05
Movimentos de Murialdo durante os 150 Anos da FdM
Pe. Geraldo Boniatti
3
13/06
Murialdo e o magistério do Papa Francisco
Pe. Mário Aldegani
4
27/06
O apostolado infanto-juvenil no tempo de Murialdo e os desafios da atualidade
Pe. Jucinei Vilpert
5
11/07
Murialdo, Beato João Schiavo e a Família de Murialdo
Bernardete Chiesa e Valter Susin
6
25/07
A sinodalidade em Murialdo e os desafios na Família de Murialdo à luz da “Fratelli Tuti”
Pe. Nadir Poletto
7
08/08
Vocação: Graça e Missão: “Corações ardentes, pés a caminho”
Pe. Carlos Wessler
8
22/08
Como ser santo no mundo de hoje à luz de Murialdo e do Papa Francisco
Edmundo Marcon e Edilene Souza
9
12/09
O Projeto Socioeducativo de Murialdo e as respostas para o nosso tempo
Pe. Victor Abreu
10
26/09
Construindo um caminho de unidade
Lideranças da Família de Murialdo
* Assessores sujeitos a mudanças
-
Saiba MaisAudiência do Papa Francisco marca as celebrações dos 150 anos de Fundação da Congregação de São José – Josefinos de MurialdoEm comemoração aos 150 anos de Fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo está ocorrendo, na Itália, um evento que reúne representantes da Família de Murialdo (FdM) de todas as Províncias, Vice-províncias e Delegações. O encontro, que segue até o dia 19 de março, conta com a participação da Província Brasileira, representa com mais de 50 pessoas, entre religiosos e leigos.
Na sexta-feira, dia 17 de março de 2023, ocorreu a audiência do Papa Francisco com os diversos representantes da FdM. O Sumo Pontífice dirigiu seu discurso aos membros da Congregação em celebração aos 150 anos de Fundação: “Encontramo-nos no 150º aniversário da fundação da vossa Congregação. De fato, em 19 de março de 1873, San Leonardo Murialdo fundou a Pia Società Torinese di San Giuseppe para cuidar e treinar principalmente os jovens trabalhadores. Este tempo me faz pensar muito, ali, no "fogo" - digamos assim -, no centro da Maçonaria, em Turim, no Piemonte, muitos santos, muitos!”
Em uma parte de seu discurso, o Santo Padre recorda que na abertura do Ano Jubilar Josefino, havia exortado aos membros da Congregação a cuidarem dos mais jovens, que, hoje mais do que nunca, têm necessidade de testemunhas credíveis[1]. Continuando seu pronunciamento, atualiza sua exortação: “Hoje, ao renovar-vos este convite, gostaria de sublinhar três aspectos que me parecem importantes para a vossa vida e para o vosso apostolado. São eles: o primado do amor de Deus, a atenção ao mundo em mudança e a doçura paterna da caridade.”
Ao se referir ao carisma Josefino, o Pontífice pontua: “gostaria de me referir a um último valor importante do vosso carisma: a doçura paterna da caridade. Que a procureis e a vivais entre vós, num espírito de fraternidade, e a exerçais em relação a todos. Ser como Maria, nossa Mãe: ao mesmo tempo forte no testemunho e doce no amor”.
Leia na Íntegra o discurso do Papa Francisco: https://www.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2023/march/documents/20230317-giuseppini-delmurialdo.html.