NOTÍCIAS

14 de fevereiro de 2024

Quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

Hoje, 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, inicia o tempo da Quaresma. Na tradição cristã, é uma época propícia para a conversão, como pede Jesus: “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Há mais de 60 anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade, em todo o território nacional. Sua proposta é a de realizar ações concretas em torno de um tema específico, de forma a ajudar a conversão não apenas no âmbito pessoal, mas também comunitário e eclesial.
O tema escolhido para o ano de 2024, Fraternidade e Amizade Social, foi inspirado na Encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar a fraternidade e a amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo”.
A proposta da Campanha é de fazer o caminho quaresmal em comunidade, observando três perspectivas: VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus; Se deixar ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum; AGIR conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas “alargando tenda” (Cf. Is 54,2) para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.
Para acessar os materiais da CF 2024 como Hino, Oração, Vídeo, Cartaz entre outros, é só clicar: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2024

Objetivo Geral da CF 2024
DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Objetivos específicos
• ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
• COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
• IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
• REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
• ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
• APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
• CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
• ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos, e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
• INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Fonte: www.cnbb.org.br/

Anterior Próxima
GALERIA DE FOTOS