Notícias
-
Saiba MaisGrupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18O encontro abordará “o carisma de Murialdo: impulso para a missão”, sob assessoria de Edilene Souza Santos
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O oitavo encontro será na terça-feira, 18 de outubro, e abordará “o carisma de Murialdo: impulso para a missão”, sob assessoria coordenadora da Ação Social Murialdo de Porto Alegre e Leiga Amiga de Murialdo, Edilene Souza Santos.
Os encontros de março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro abordaram os seguintes temas: A Congregação de São José - de Turim para o mundo; A Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (práticas educativas); A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global; Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo; a Rede de JuventudeS na perspectiva carismática de Murialdo”; “o Despertar de vocações pelo carisma profético de Murialdo” e A força da Palavra vivida no Carisma.
Temas dos próximos encontros:
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (“sede devotíssimos de Maria”)
-
Saiba MaisGrupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18O encontro abordará o tema “A força da Palavra vivida no Carisma”, sob a assessoria do Pe. Geraldo Boniatti
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O sétimo encontro será no domingo, 18 de setembro, e abordará o tema “A força da Palavra vivida no Carisma”, sob assessoria do Padre Geraldo Boniatti.
Os encontros de março, abril, maio, junho, julho e agosto abordaram os seguintes temas: A Congregação de São José - de Turim para o mundo; A Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (praticas educativas); A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global; Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo; a Rede de JuventudeS na perspectiva carismática de Murialdo” e o Despertar de vocações pelo carisma profético de Murialdo”, respectivamente.
Temas dos próximos encontros:
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (“sede devotíssimos de Maria”)
-
Saiba MaisReligiosos participam de curso em preparação à Profissão PerpétuaDe 04 a 28 de julho de 2022, na Sede Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), em Roma, nove religiosos em formação - dois indianos, dois nigerianos, um ganense, um serra-leonense, um colombiano e os brasileiros Jéverson de Andrade e Leandro Gonçalves de Freitas - participaram do curso em preparação à Profissão Perpétua.
O curso aprofundou a temática “Carisma e Internacionalidade/interculturalidade” e contou com a assessoria de religiosos e leigos que conduziram o aprofundamento sobre a Vida Religiosa Josefina, o Carisma e a Espiritualidade de Murialdo, a missão Josefina com os jovens empobrecidos, a fidelidade e a alegria da perseverança, o Pacto Educativo Global à luz do magistério do Papa Francisco e a condivisão do Carisma com toda Família de Murialdo.
De acordo com os Frateres Jeverson e Leandro, o itinerário do curso proporcionou escutar e trocar ideias com religiosos estudiosos da vida, obra e espiritualidade de Murialdo que, eles antes tinham estudado por meio de livros e artigos, sobretudo no noviciado. “Também nos despertou a pensar o carisma a partir dos desafios de hoje, com as vulnerabilidades e exigências do mundo em mudança, num trabalho com jovens pobres que envolva toda Família de Murialdo. A experiência, para nós, foi como um segundo noviciado, retornando às fontes carismáticas com um novo olhar: o de quem já fez um itinerário e traz na bagagem suas experiências”, afirmaram.
O encontro se construiu de forma itinerante, começando por Roma, passando pelos lugares e obras dos primeiros Josefinos em Turim (Itália), na capela da fundação da Congregação no Colégio Artigianelli, os oratórios e igrejas onde Murialdo recebeu os sacramentos. Para eles, “foi emocionante, de modo especial, visitar a igreja de São Dalmazzo, há muito tempo fechada, mas, que a Providência nos proporcionou a entrar e rezar no local onde Murialdo foi batizado e fez a experiência do amor de Deus pelo sacramento da confissão. Não menos importante, mas, talvez, o que tornou a experiência ainda mais marcante, foram as visitas às várias comunidades por onde passamos e a acolhida fraterna dos confrades”, relataram.
O curso se transformou num encontro de culturas: orações, músicas, comidas típicas e idiomas num clima de alegria e de partilha de vida, das bagagens pessoais e das províncias. Na última semana do evento, os religiosos participaram dos Exercícios Espirituais, orientados pelo Padre Nadir Poletto, com temas centrais do chamado vocacional e da consagração, o carisma de Murialdo e a devoção filial a São José.
O curso em preparação à profissão perpétua foi uma visita às fontes principais da Congregação, daquele chamado que dá identidade na Igreja como Josefinos de Murialdo na missão de testemunhar o amor misericordioso de Deus junto aos jovens empobrecidos, bem como compreender que “somos a Congregação onde estivermos presentes, portadores do mesmo Carisma doado pelo Espírito a Murialdo e à Congregação”, afirmaram os religiosos Jeverson e Leandro.
Frater Jéverson de Andrade,
Frater Leandro Gonçalves de Freitas. -
Saiba MaisII Convivência Vocacional reúne adolescentes e jovensA equipe de Animação Vocacional Murialdo da comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR) realizou o II Encontro de Convivência Vocacional com adolescentes e jovens da paróquia Cristo Bom Pastor. O evento ocorreu na comunidade religiosa da Epesmel, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, com o tema: “O amor misericordioso de Deus”.
Foi um final de semana intenso e rico de partilha e experiência de Deus com Adoração ao Santíssimo Sacramento, atividades de integração, terço vocacional e a santa missa com a presença das famílias.
No domingo, 21 de agosto, os religiosos Josefinos celebraram o Dia da Vida Consagrada junto aos vocacionados e às Irmãs Oblatas de São José, Instituto Secular, Mães Apostólicas e Leigos Amigos de Murialdo.
-
Saiba MaisAssociação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo realiza Congresso-AssembleiaDe 29 a 31 de julho ocorreu, nas dependências da EPESMEL, em Londrina (PR), o XV Congresso-Assembleia da Associação Nacional dos Leigos Amigos (ANALAM), com a participação de Leigos Amigos de Murialdo de núcleos do Brasil, além de religiosos que acompanham os mesmos. O evento teve como tema “O protagonismo do Leigo Amigo de Murialdo numa igreja em saída” e contou com palestras, celebrações, troca de experiência, avaliação e projeção para o próximo triênio.
No sábado, dia 30 de julho, na celebração eucarística, aconteceu a renovação dos votos religiosos do Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza, da Província Equador-Colômbia que se encontra no Brasil cursando Teologia na PUC/PR. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Geraldo Boniatti e os votos religiosos acolhidos pelo provincial, Pe. Marcelino Modelski.
No domingo, dia 31, aconteceu, por aclamação, a eleição da diretoria para o próximo triênio: Presidente: Carlos José Mazzochi (Núcleo São João Bosco); Vice-presidente: Carmellita Masiero Fontanella (Núcleo de Araranguá); Primeira secretária: Poliana Carla Molon (Núcleo CTS); Segunda secretária: Talita Gallas dos Reis (Núcleo CTS); Primeiro tesoureiro: Isaías Gallon (Núcleo CTS); Segundo tesoureiro: Christiane Sant Elena Guze (Núcleo de Araranguá). Para o Conselho Formativo, foram mantidos os seguintes membros: Leonel Wasem dos Reis (Núcleo CTS); Volmir Tonello (Núcleo São João Bosco); Edilene Souza Santos (Núcleo Partenon); Edmundo José Marcon (Núcleo CTS); e os religiosos Pe. Geraldo Boniatti e Ir. Cecília Dall’Alba. Conselho Fiscal: Leonardo Borges Pereira (Núcleo de Londrina); Sirlene Rodrigues Mourão (Núcleo de Ibotirama) e Bernardete Chiesa (Núcleo CTS). Membros suplentes: Antônio Marcos Alves Teixeira (Núcleo do Rio de Janeiro); Carlos Ribeiro da Silva (Núcleo de Fortaleza) e Flavio Dias Amaral (Núcleo de Planaltina). Como Presidente do Conselho Fiscal foi indicado o Sr. Leonardo Borges Pereira.
Para o próximo triênio segue-se com as prioridades: Formação e carisma; Comunicação, divulgação e paróquias; Jovens, novos leigos de Murialdo; e estreitar os laços de família entre leigos e religiosos, definindo e executando ações em conjunto.
O próximo congresso-assembleia, em 2025, será em Caxias do Sul (RS), sob responsabilidade da ALAMFAZ e terá como tema: “Bebemos da mesma fonte. Vivemos a mesma missão”.
-
Saiba MaisEncontro reúne as 13 paróquias com carisma de MurialdoChamados a um novo momento, as 13 paróquias com carisma de Murialdo no Brasil se reuniram no sábado, 06 de agosto, no formato híbrido, para reencontro, apresentação das realidades, animação, partilha e formação à luz da Palavra de Deus.
O encontro aprofundou o tema “Paróquia, Unidade e Carisma” e se fundamentou no documento “Carisma e Paróquia: Guia para a Pastoral Paroquial Murialdina”, que norteia as ações em conjunto nas províncias da Congregação. O documento ressalta a importância da participação de todos: leigos, leigas e comunidades religiosas para que a paróquia Murialdina se constitua dinamicamente e em saída. Ninguém pode ficar de fora!
Como comunidades cristãs se tem em vista o modelo das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus, que se formaram e se organizaram vivendo a experiência do Cristo Ressuscitado, na fraternidade, na fração do pão, na oração, na fidelidade ao ensinamento dos apóstolos e à Palavra de Deus. Esse é o caminho sinodal a qual toda Igreja é convocada, contando com a participação de todo povo de Deus.
O Papa Francisco recorda que o “Espírito Santo é o inspirador dos carismas” e ele convida todos a percorrer caminhos novos e a sair do horizonte, muitas vezes, limitado, fechado e egoísta. O desejo de Murialdo é que se viva e se difunda o amor misericordioso de Deus entre todos que inspira a unidade, harmonia e comunhão com todos/as.
A paróquia, portanto, deve ser reconhecida porque é missionária e envolvida para e com os mais pobres, capaz de alcançar as pessoas e envolvê-las na comunidade, pronta a proclamar a boa notícia do Evangelho e do amor misericordioso de Deus.