Notícias
-
Saiba MaisOratório com os crismandosNo dia 22 de maio, no encerramento da Semana de Murialdo, aconteceu o Retiro-Oratório com os crismandos da Paróquia Cristo Bom Pastor de Londrina (PR).
Inspirados pela passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos (At 1,8), “recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”, os crismandos participaram de momentos de formação e de meditação, circuitos de atividade práticas e de jogos lúdicos. O evento se encerrou à tarde com a celebração eucarística presidida pelo pároco, padre Celso Copetti.
Os adolescentes e jovens receberão o sacramento da Crisma no dia 11 de junho, pela confirmação do arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz. O encontro faz memória dos oratórios de Murialdo na celebração dos 150 anos de fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo).
-
Saiba MaisMês Murialdino: Semana de Pastoral Juvenil"Jovenes sean santos, porque yo soy Santo.
Jovens sejam santos, porque eu sou santo”. (1Pe 1,16)
Jovens da Família de Murialdo do Equador, Colômbia, Brasil, Argentina, Chile e México se reuniram, de 09 a 14 de maio, durante o Mês Murialdino, em comemoração aos 100 anos da Província do Equador/Colômbia e dos 150 anos de fundação da Congregção de São José (Josefinos de Murialdo). O pároco de Ana Rech, padre Antônio de Castro e as jovens Aline Quirino de Londrina (PR) e Lis Monteiro, de Planaltina (DF) representaram o Brasil.
O encontro foi marcado por muita animação, integração, partilhas, planejamentos e formações com pessoas inspiradoras como o pastoralista do CELAM, Mauricio López; o professor da Universidade Católica de Quito, José Guerra; a pastoralista Mônica Montenegro e o arcebispo de Guayaquil, dom Luis Cabrera.
O tema central do encontro foi a Santidade vista como resposta ao Amor de Deus como compromisso de vida proposta pelo Papa Francisco (na carta Christus vivit) e como desafio a ser aceito pelos jovens. O primeiro dia, após a missa presidida pelo provincial do Equador-Colômbia, Pe. Raul Gonzales, o sr. Campuzano levantou algumas questões que foram abordadas nos grupos e depois, partilharam a resposta.
Em 10 de maio, segundo dia, o sr. Mauricio Lopez, pastoralista do CELAM (Conferência Episcopal da América Latina) sugeriu tríplices para acompanhar o caminho de santidade: cabeça, coração e mãos (razão, paixão, ação); conversão radical, comunhão com o outro e coragem profética; pastoral (para os últimos), cultural (para viver nesta nova e cada vez mais interconectada era) e socioecológica (ver e defender a querida Amazônia e a Laudato Si).
No terceiro dia, o professor José Guerra, da Universidade Católica de Quito, depois de apresentar brevemente a santidade como forma de vida nas pegadas de Jesus, propôs a todos, ser sal e luz e sugeriu aos jovens algumas ideias práticas para implementá-la: realizar as tarefas diárias; cuidar dos relacionamentos, começando pela família; denunciar os perigos que ameaçam a sociedade e a Igreja; administrar o dinheiro, não se tornando escravo dele e escolher/viver sempre os valores do Evangelho.
Em 12 de maio, a assessoria esteve a cargo de Monica Montenegro, pastoralista que trabalha com jovens e famílias. Ela ajudou a refazer os caminhos pelos quais os jovens podem viver a santidade, também por meio de dinâmicas de grupo e jogos.
Segundo Montenegro, a santidade responde à pergunta: em meu lugar, o que Jesus faria? Algumas dicas que ela propôs: ser proativo (aberto e confiante para o amanhã...); ter um objetivo claro (não confundir santidade com simples prática religiosa); definir prioridades seguindo as atitudes espirituais de perseverança, paciência, mansidão, audácia, paixão, alegria e senso de humor, competência, partilha e oração fiel; cultivar empatia com as necessidades e sofrimentos do outro; pensar positivamente de acordo com as três virtudes da santidade: humildade, pureza de intenção e amor e "afiar a serra", ou seja, viver em formação permanente.
À noite, aconteceu a celebração eucarística presidida pelo vigário geral da Congregação, Pe. Nadir Poletto. Ele trouxe as saudações do Padre Geral, Túlio Locatelli.
No último dia, o bispo de Guayaquil, Dom Luís Cabrera retomou os temas trabalhados durante a semana e disse que “para caminhar é preciso ouvir a voz do Bom Pastor que nos chama pelo nome e enche-nos de alegria; viver a vida eterna que Jesus nos oferece, especialmente na sua Palavra e no Pão Eucarístico; abrir o nosso coração aos outros, ser misericordiosos e tornar-nos santos”. Finalmente, o bispo presidiu a celebração eucarística, concelebrada por diversos sacerdotes.
Veja algumas fotos deste momento com nossos representantes da Província Brasileira.
-
Saiba MaisAção Social Murialdo promove bate-papo com o tema “De Turim para o mundo – a caminho com os jovens”A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo por meio da coordenação da Ação Social promove, no dia 09 de junho, das 14h às 16h, um bate-papo com o tema De Turim para o mundo – a caminho com os jovens: inspirando gerações para a construção de uma sociedade sem trabalho infantil. O encontro tem por objetivo reunir religiosos, diretores, equipes de profissionais, educadores, instrutores, coordenações e interessados em dialogar sobre a importância do trabalho realizado pelo Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) no enfrentamento ao trabalho infantil. A iniciativa faz parte das comemorações dos 150 Anos de Fundação da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, fundada em Turim (Itália), no dia 19 de março de 1873.
As palestrantes convidadas são: Anna Luiza Calixto - escritora, palestrante, fundadora do Projeto Social Bem-Me-Quer e vencedora do Prêmio Neide Castanha 2022; e a Andressa Campanher Marques - formada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, atualmente é Assistente Social do Sindicato dos Metalúrgicos, atua nos movimentos sociais da cidade e é suplente de vereadora em Caxias do Sul pelo PCdoB.
A iniciativa propiciará e estimulará a interação entre os aprendizes do ILEM e também dos adolescentes maiores de 14 anos participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de diferentes municípios e estados, promovendo a troca de experiências e fomentando o protagonismo. O encontro será on-line com transmissão pelo Youtube no Canal dos Josefinos de Murialdo (https://youtu.be/FDqLLP2E8nE).
Serviço:
De Turim para o mundo - a caminho com os jovens: inspirando gerações para a construção de uma sociedade sem trabalho infantil
Data: 09 de junho
Horário: das 14h às 16h
Transmissão: via YouTube https://youtu.be/FDqLLP2E8nE
-
Saiba MaisMês Murialdino é realizado em Quito (Equador)Maio foi destinado ao Mês Murialdino para a Família de Murialdo. O evento aconteceu em Quito (Equador) e reuniu a lideranças da Congregação dos Josefinos de Murialdo e das Irmãs Murialdinas de São José, bem como educadores, jovens e religiosos.
As duas primeiras semanas do mês Murialdino reuniu aproximadamente 40 religiosos Josefinos e religiosas Murialdinas. O tema central foi a vida religiosa no contexto da reforma da Igreja.
A terceira semana do Mês Murialdino no Equador foi dedicada aos jovens. Estiveram presentes jovens e confrades das várias obras equatorianas, da Colômbia, e representações do Brasil e Argentina-Chile, assim como alguns confrades do México e Irmãs Murialdinas. Sendo um primeiro encontro presencial após a pandemia, a semana foi vivida com muito entusiasmo! Nos últimos dias chegaram também dois confrades indianos. O tema foi a santidade, vista como resposta ao amor de Deus, apelo aos jovens de hoje, compromisso de vida, proposta do Papa Francisco (na carta Christus vivit).
A quarta semana do Mês Murialdino, em Quito reuniu responsáveis e professores das escolas Murialdo do Equador-Colômbia, com delegações também de outras províncias americanas e a presença de dois confrades indianos e várias irmãs murialdinas. O tema foi o Pacto Educacional Global (PEG) proposto pelo Papa Francisco: como implementá-lo no carisma educacional de Murialdo.
O Mês Murialdino culminou com a celebração dos 100 anos de presença dos Josefinos na missão do Equador. Após, aconteceu a Conferência Interprovincial com a presença do Conselho Geral, dos Provinciais, representantes das Irmãs Murialdinas e dos Leigos de Murialdo.
-
Saiba MaisEncontro reúne jovens vocacionáveisNos dias 13, 14 e 15 de maio de 2022 aconteceu o Final de Semana de Convivência Vocacional promovido pela Equipe Vocacional do Teologado Internacional de Londrina (PR) e a Pastoral Vocacional da Paróquia Cristo Bom Pastor. O evento teve como fundamentação bíblica a passagem do evangelho de João: "Mestre, onde moras? Ele respondeu: Vinde e Vede. Os discípulos foram, viram onde morava e permaneceram com ele" (Jo 1, 39).
A proposta do encontro foi a de apresentar aos jovens o caminho vocacional, também à Vida Religiosa Josefina e como ela é acontece a partir da vivência do amor misericordioso de Deus no seguimento a Jesus Cristo. Os jovens foram convidados a fazer a experiência e a anunciar a tantos outros: "Encontramos o Cristo"!
ENCONTRO ONLINE: No dia 29 de maio, das 17h às 18h, aconteceu o Encontro Vocacional online com os jovens vocacionados de Caxias do Sul (RS), Londrina (PR), Fortaleza e Crato (CE) e de Pernambuco.
Rezemos pelas vocações!
-
Saiba MaisMurialdo Santa Fé comemora 44 anos de atuaçãoNo sábado, dia 21 de maio, o Murialdo Santa Fé (Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente Murialdo) celebrou 44 anos transformando vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A solenidade ocorreu no UCS Teatro, em Caxias do Sul (RS) e contou com apresentações artísticas, homenagens e também marcou o lançamento do Programa Apadrinhar.
Estiveram presentes autoridades civis e religiosas, ex-educandos e ex-educadores, educandos, aprendizes, funcionários, amigos, parceiros e convidados.
O Murialdo Santa Fé, antiga ACPMEN, está localizado na Zona Norte de Caxias do Sul (RS) e tem a missão de promover a proteção e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, por meio do acolhimento e da formação cidadã e profissional fundamentada na pedagogia do amor. Atende por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (06 a 15 anos no contraturno escolar) e da Aprendizagem Profissional (15 a 17 anos).
Sobre o Projeto Apadrinhar:
O Projeto “Apadrinhar’’ é uma iniciativa que busca fortalecer laços de afeto entre a criança ou adolescente com a família e, também, com a sociedade para que se desenvolvam de forma saudável, com amor, consciência e cidadania.
Segundo a coordenadora Raquel Ivanir Marques o apadrinhamento significa proteger, defender, cuidar, patrocinar ou auxiliar uma criança ou adolescente em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal ou profissional. “As madrinhas e os padrinhos provedores oferecem auxílio financeiro às crianças e aos adolescentes, na medida em que colaboram e amparam as necessidades da Obra Social em itens como luz, água, materiais didáticos, de higiene e limpeza, alimentação, transporte, manutenção dos espaços físicos, capacitações dos colaboradores, custeio de eventos pontuais e passeios para os educandos”, explica.
O apadrinhamento ocorre em duas modalidades:
*Apadrinhamento Material/financeiro: compreende a ajuda na realização de projetos e na sustentabilidade das atividades na instituição, ou, ainda, no apadrinhamento de crianças e adolescentes atendidas. Além disso, o padrinho poderá contribuir com a manutenção e a qualificação dos espaços com materiais e serviços. Essas contribuições serão pontuais, conforme a possibilidade e os projetos. Para efetivar o apadrinhamento de uma criança e adolescente da instituição, sugere-se o valor mínimo de R$ 87,00 mensais, este valor é apenas uma sugestão, ou seja, o padrinho pode contribuir com outro valor.
*Apadrinhamento Voluntário: compreende na disponibilização do tempo para a instituição: atuação nas ações, eventos e formações da instituição e fomento das atividades. O padrinho ou madrinha poderá colaborar com as atividades que são desenvolvidas, ou ainda, de acordo com suas habilidades ou formações, por meio da organização com a Coordenação Pedagógica.
Acesse: doacoes.murialdo.com.br