Notícias
-
Frater Ricardo Lima renova os votos religiosos
Na quinta-feira, dia 31 de março, às 19h30min, aconteceu a Celebração Eucarística com a renovação dos votos religiosos do religioso e estudante de Teologia, Frater Ricardo Lima. O evento se deu na Capela da Comunidade Epesmel, sendo o celebrante Pe. Carlos Alberto Wessler (delegado pelo provincial) e co-celebrante, Pe. Esvildo Pelucchi e contou com a participação de membros da Família de Murialdo (Religiosos Josefinos, Leigos Amigos de Murialdo e Mães Apostólicas).
Para o Frater Ricardo, a renovação dos votos é um momento especial da caminhada. “Ela é um momento em que reafirmo a escolha que fiz em estar a serviço da Igreja segundo o carisma da Congregação de São José. A renovação dos votos e a instituição do leitorado não é algo particularizado e, sim, de Família. Fico muito feliz por este momento ter sido celebrado com a Família de Murialdo presente em Londrina, que se uniu para celebrar a vida e a fraternidade. São Leonardo interceda por cada um”, destaca.
-
Padre Cornélio Dall'Alba celebra 60 anos de vida sacerdotal
No dia 20 de março, o Padre Cornélio Dall'Alba celebrou uma missa em comemoração aos seus 60 anos de vida sacerdotal, completados no dia 18 de março. A celebração ocorreu em São Valentim, Flores da Cunha (RS), sua comunidade natal. Local que também presidiu a primeira missa do sacerdote a 60 anos atrás. São 60 anos de alegria, de serviço, de humildade, de caridade e de confiança na Divina Providência.
-
Ediglê Coutinho de Sousa é ordenado sacerdote
Na abertura da celebração dos 150 anos da fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, no dia 19 de março de 2022, ocorreu a ordenação sacerdotal do diácono Ediglê Coutinho de Sousa, pela imposição das mãos e preces de ordenação de Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém (PA), que também é religioso Josefino. A celebração foi realizada no Ginásio Poliesportivo do distrito de Curupira - Ocara (CE), comunidade natal do ordenando.
Na homília, Dom Irineu destacou a importância de viver a espiritualidade, a santidade, a perseverança e a honestidade a serviço do senhor e da comunidade. Já Ediglê reiterou sobre o lema que escolheu para a ordenação: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos. (Mt 20,28).
No domingo, 20 de março, padre Ediglê celebrou a Primeira Missa, às 07 horas, na Comunidade São Sebastião, Paróquia Sagrada Família de Ocara (CE). Ressalta-se, ainda, que o sacerdote seguirá atuando na comunidade dos Josefinos de Murialdo, em Juazeiro do Norte (CE).
Sobre Ediglê Coutinho de Sousa:
Nasceu no dia 28 de março de 1990, na cidade de Ocara (CE). É o primeiro de três filhos de Irineide Coutinho de Sousa. Foi batizado no dia 20 de janeiro de 1991, na comunidade de São Sebastião, paróquia da Sagrada Família, arquidiocese de Fortaleza (CE). Recebeu o sacramento da Primeira Eucaristia aos 17 anos, na comunidade Nossa Senhora da Conceição, sua paróquia de origem e o sacramento do Crisma, na Paróquia São João Batista de Horizonte (CE).
Ediglê iniciou a sua caminhada vocacional na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo em 2011, na comunidade religiosa de Fortaleza. Em 2012 foi enviado ao postulado em Londrina (PR) e sendo aprovado fez o seu ano de noviciado em 2013, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS). Emitiu os primeiros votos no dia 10 de janeiro de 2014. Após, foi enviado para a comunidade do Escolasticado no Guará I (Brasília), onde realizou seus estudos filosóficos, no Instituto Filosófico e Teológico São Boaventura, entre os anos de 2014 e 2015.
Nos anos de 2016 e 2017 realizou seu Magistério - Estágio Pastoral na Espanha e de 2018 a 2021 estudou Teologia no Instituto São Pedro, em Viterbo (Itália). Em 2019 recebeu o ministério de Leitor e, em 2020, recebeu o ministério de Acólito. No dia 28 de outubro de 2020 fez a sua profissão perpétua, na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, na comunidade de São Pedro – Itália.
Concluído o seu processo de Formação Inicial, Ediglê foi enviado à comunidade dos Josefinos de Murialdo, em Juazeiro do Norte (CE), onde reside atualmente. Foi ordenado diácono no dia 05 de setembro de 2021, igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias de Juazeiro do Norte por Dom Frei Magnus Lopes, bispo de Salgueiro (CE).
-
Frater Carlos Alberto Ferreira Matos de Carvalho renova votos religiosos
No dia 19 de março de 2022, o Centro de Atenção da Criança e do Adolescente do Santa Fé, Caxias do Sul (RS), serviu de palco para a renovação dos votos religiosos do Frater Carlos Alberto Ferreira Matos de Carvalho. A celebração foi presidida pelo Padre Gabriel de Souza, delegado provincial, e concelebrada por Pe. Cornélio Dall’Alba (CSJ), Frei Sérgio Marcello Dal Moro (OfmCap) e Frei Celeste José Conte (OfmCap).
Para o Frater Carlos, ao renovar a consagração com os votos de pobreza, castidade e obediência, ele também renova a alegria em vivenciar o amor misericordioso de Deus. “Sentimento que carrego, especialmente, com relação às crianças, adolescentes e jovens pobres e necessitados, seguindo a inspiração de São Leonardo Murialdo e em comunhão com meus confrades na Congregação de São José.
-
Pe. Sestino Sacco toma posse como pároco de Fazenda Souza
Neste sábado, dia 19 de março – solenidade de São José e abertura da celebração dos 150 anos de fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, às 18 horas, aconteceu a posse canônica do padre Sestino Serafino Sacco como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS). A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, D. José Gislon e concelebrada por diversos sacerdotes.
Padre Sestino, em 2021, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, de Juazeiro do Norte (CE). Desejamos ao novo pároco, muita alegria, entusiasmo e fé em sua nova missão.
-
Conheça o logotipo dos 150 anos de fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo)
O Superior Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Pe. Tullio Locatelli, diretamente da sede da Congregação, em Roma, apresentou o logotipo e anunciou o lema comemorativo aos 150 anos de fundação da Congregação que acontece em 19 de março de 2023: “De Turim para o mundo a caminho com os jovens”.
Para o religioso dois elementos são essenciais para comemorar o ano jubilar: “a abertura ao mundo, não apenas em termos geográficos, mas, em termos culturais à luz das encíclicas do Papa Francisco Fratelli tutti e Laudato si' e viver o ser “amigos, irmãos e pais” para os jovens, caminhando com eles para respondermos juntos aos desafios do presente e do futuro”, destacou Locatelli.
O LOGOTIPO
A ideia que orientou a criação do logotipo é “A vida como caminho”. Em primeiro lugar, a figura humana é colocada em ênfase em sua vocação cromática. Trata-se de uma representação idealizada pelas crianças, adolescentes e jovens que manifestam alegria e vitalidade. Eles são o eixo central e a meta de nossa missão no âmbito da Família de Murialdo. O círculo quer representar a “espiritualidade” como meta do Caminho. Este círculo, que representa também o mundo, contém a “Cruz de Cristo” (desenhada em forma de “T”) que recorda o lugar da origem da Congregação (Turim). Na parte inferior da composição é assinalada a identificação de um “Caminho”, que faz referência à “realidade terrena” (com os pés no chão, mas sempre guiados pelo céu). As cores centrais representam uma fusão dos tons tradicionais do escudo de Murialdo. Por fim, o conjunto de elementos gráficos, na complexidade da estrutura composicional, conduz à leitura do número “150”, idade da Congregação de São José.
O logotipo foi criado pela designer gráfica Alexis Aimetta, de Buenos Aires (Argentina).