Notícias
-
Saiba MaisDiácono Ediglê Coutinho de Sousa será ordenado sacerdoteNo dia 19 de março de 2022, às 19 horas, data da abertura dos 150 anos da fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, acontece a ordenação sacerdotal do diácono Ediglê Coutinho de Sousa, pela imposição das mãos e preces de ordenação de Dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém (PA), que também é religioso Josefino. A celebração ocorrerá em Curupira - Paróquia Sagrada Família de Ocara (CE), comunidade natal do ordenando. Ediglê escolheu como lema de ordenação: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos. (Mt 20,28).
Ao diácono Ediglê, nossa prece e votos de muita alegria e fé em seu ministério sacerdotal.
EDIGLÊ COUTINHO DE SOUSA
Nasceu no dia 28 de março de 1990, na cidade de Ocara (CE). É o primeiro de três filhos de Irineide Coutinho de Sousa. Foi batizado no dia 20 de janeiro de 1991, na comunidade de São Sebastião, paróquia da Sagrada Família, diocese de Fortaleza (CE). Recebeu o sacramento da Primeira Eucaristia aos 17 anos, na comunidade Nossa Senhora da Conceição, sua paróquia de origem e o sacramento do Crisma, na Paróquia São João Batista de Horizonte (CE).
Ediglê iniciou a sua caminhada vocacional na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo em 2011, na comunidade religiosa de Fortaleza. Em 2012 foi enviado ao postulado em Londrina (PR) e sendo aprovado fez o seu ano de noviciado em 2013, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS). Emitiu os primeiros votos no dia 10 de janeiro de 2014. Após, foi enviado para a comunidade do Escolasticado no Guará I (Brasília), onde realizou seus estudos filosóficos, no Instituto Filosófico e Teológico São Boaventura, entre os anos de 2014 e 2015.
Nos anos de 2016 e 2017 realizou seu Magistério - Estágio Pastoral na Espanha e de 2018 a 2021 estudou Teologia no Instituto São Pedro, em Viterbo (Itália). Em 2019 recebeu o ministério de Leitor e, em 2020, recebeu o ministério de Acólito. No dia 28 de outubro de 2020 fez a sua profissão perpétua, na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, na comunidade de São Pedro – Itália.
Concluído o seu processo de Formação Inicial, Ediglê foi enviado à comunidade dos Josefinos de Murialdo, em Juazeiro do Norte (CE), onde reside atualmente. Foi ordenado diácono no dia 05 de setembro de 2021, igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias de Juazeiro do Norte por Dom Frei Magnus Lopes, bispo de Salgueiro (CE).
-
Saiba MaisConfrades se reúnem para Consulta Provincial
Nos dias 22 e 23 de janeiro estiveram reunidos, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) confrades de todas as comunidades do Brasil para a Consulta Províncial.
O encontro anual acontece com assembleias para leitura dos relatórios, avalização e programação das próximas atividades da província.
A Organização Religiosa Josefinos de Murialdo (ORGMUR) e o Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) são responsáveis por todas as atividades nas comunidades, paróquias, colégios, faculdade e obras da Província Brasileira.
Como desafios para o planejamento 2022 ficou como pontos-chave a questão da profecia, carisma e sinodalidade.
-
Saiba MaisReligiosos realizam retiro espiritual
De 17 a 21 de janeiro de 2021, no Hotel Murialdo (Fazenda Souza - Caxias do Sul – RS), aconteceu um retiro espiritual promovido pela Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo. O evento, destinado aos religiosos da Congregação, teve como tema “Um retiro com São José” e foi orientado pelo Pe. Mauro Negro, religioso da Congregação dos Oblatos de São José.
O Retiro Espiritual é uma atividade que proporciona aos participantes tempo para olhar os principais pontos da vida, o que está bem e o que precisa melhorar. É um momento especial de intimidade com Deus e de fortalecimento da espiritualidade, bem como de um percorrer, na presença de Deus, os diversos âmbitos da vida.
-
Saiba MaisReligiosos renovam votos temporários e recebem ministérios
No entardecer do dia 21 de janeiro de 2021, na Capela do Hotel Murialdo (antigo Seminário) em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS), aconteceu a celebração da renovação dos votos religiosos do Fr. Gean Barbosa, Fr. Jéverson de Andrade, Fr. Leandro Gonçalves, Fr. Matheus Reis, Fr. Osvaldo Filho, Fr. Pierre Onitchango, Fr. Ricardo Júnior. A solenidade foi presidida pelo provincial Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Além da renovação dos votos, o Fr. Leandro Gonçalves recebeu o ministério do Leitorato e o Fr. Jéverson de Andrade, o ministério do Acolitato.
O Acolitato é o ministério dado pela Igreja para auxiliar o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. O Leitorato é o ministério recebido com a intenção de da pessoa auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.
Fr. Leandro afirma que “na celebração de encerramento dos exercícios espirituais aconteceu a renovação dos votos religiosos de obediência, castidade e pobreza. Também, recebi o ministério do leitorado. Ressalto que irei desempenhar com zelo e amor a proclamação da Palavra de Deus, meditando-a e ajudando os fies a vivê-la em seu dia a dia. Já a renovação dos votos é sinal de confirmação da minha consagração a Deus e ao carisma de São Leonardo Murialdo.”
Fr. Jéverson diz que “Em tudo amar e servir. Renovo minha consagração a Deus no Carisma de Murialdo e, ao receber o ministério de Acolitato, me ponho a serviço do Reino, servindo os altares da comunhão e da partilha. Gratidão a todos que caminham comigo e rezam por mim e por meus irmãos. Deus nos fortaleça para melhor servi-lo.”
-
Saiba MaisFR. Sebastião renova votos religiosos e é instituido leitorNo dia 20 de janeiro de 2022, na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará I, Brasília – DF, aconteceu a Celebração Eucarística com a renovação dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência do Fr. Sebastião Souza da Silva. A Celebração foi presidida pelo Pe. Genuíno Roman, delegado pelo Provincial, com a presença do Pe. Cristiano Parnahiba (religioso Josefino) e de paroquianos.
Ainda na mesma celebração, o Fr. Sebastião recebeu o Ministério do Leitor para melhor servir a Igreja de Deus. Com este ministério, o religioso tem a missão de preparar, com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia.
“A vocação religiosa Josefina põe os confrades, os clérigos e os irmãos religiosos a serviço da missão profética e evangelizadora da Igreja para edificá-la como corpo de Cristo. Comprometendo a própria vida em favor da juventude mais carente, eles testemunham a força transformadora do Evangelho na promoção do homem e na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.” (Constituições 2007, 3).
Para Frater Sebastião, “O momento de renovação dos votos e instituição do ministério do leitorato foi um momento especial de renovação da fé e da amizade; um momento da família de Murialdo, que se encontrou para louvar a Deus pela vida e vocação. São Leonardo Murialdo, com certeza, ficou muito feliz em ver sua família religiosa reunida.”
-
Saiba MaisPe. Celso Copetti celebra 25 Anos de Sacerdócio"Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,5).
No domingo (09/01/22), dia do Batismo do Senhor, a Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) celebrou os 25 anos de Ordenação Sacerdotal do religioso, Pe. Celso Copetti. Neste dia, as comunidades que formam a Paróquia Cristo Bom Pastor de Londrina (PR) se reuniram para agradecer os 25 Anos de Sacerdócio do pároco, Padre Celso, que teve seu ministério marcado pela profecia. A celebração eucarística presidida pelo próprio jubilando e concelebrada pelos confrades Pe. Carlos Wessler, Pe. Esvildo Peluchi, Pe. Vilmar Roecker, o Vice-Provincial Pe. Lídio Roman e o Provincial, Pe. Marcelino Modelski marcou o ápice das comemorações, reunindo o povo no ginásio da Epesmel, respeitando os protocolos e cuidados devido à Covid-19.
A celebração foi muito animada e participativa, com a presença dos teólogos da Congregação, lideranças, amigos e povo de Deus.
Durante a semana foi realizado um Tríduo Vocacional em preparação à grande festa litúrgica. Foram momentos de muita espiritualidade com a participação e a unidade entre as comunidades.
Logo no início da Celebração dos 25 anos de Sacerdócio, no domingo, recebemos a imagem de Nossa Senhora, a quem Pe. Celso tem uma devoção profunda, entronizada ao som da Ladainha dos Empobrecidos, pedindo à Mãe o cuidado especial pelos mais necessitados, os pobres. Em seguida, as comunidades presentearam o pároco com uma linda casula dourada, que foi prontamente abençoada pelo Provincial da Congregação, Pe. Marcelino e revestida pela família Pires. Durante a bênção das vestes, Pe. Marcelino ressaltou a simbologia da veste que o jubilando recebia: “Pe. Celso recebe a casula, que significa uma pequena casa. O Pastor acolhe em si a vida do rebanho, a vida das pessoas. Quando o padre a usa, ela tem esse sentido: eu dou a minha vida, eu cuido na minha vida e na minha casa daqueles e daquelas que Deus me confiou.”Após, todos estenderam as mãos para abençoar a casula: “Por intercessão de São José, de São Leonardo Murialdo e da Bem-Aventurada Virgem Maria, Deus abençoe esta casula, sinal do acolhimento e da proteção do Pastor com suas ovelhas, a serviço da vida como o mestre Jesus: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Durante a homilia, Pe. Celso falou sobre o chamado de Deus através do batismo: “Neste dia em que celebramos o batismo e recordamos os meus 25 anos de sacerdócio, somos convocados a assumir nossa missão enquanto batizados e batizadas ungidos pelo Espírito Santo.”
Ao final da celebração, as crianças e adolescentes - revestidos de anjos -, levaram o jubilando até a imagem de Nossa Senhora para, mais uma vez, consagrar sua vida aos cuidados da Mãe de Deus para que ela continue o impulsionando, abençoando e protejendo.
Nos agradecimentos finais, Padre Celso ressaltou a importância da comunidade em sua vocação, desde sua infância, com seus pais, até hoje, como pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor de Londrina; agradeceu também aos padres Lidio e Marcelino que, há 25 anos, estavam presentes em sua ordenação e ao padre Valdir Susin, que o convidou para o seminário e aos demais confrades presentes; agradeceu a seus pais, que foram seus primeiros catequistas na iniciação à vida cristã e a todos que participaram de sua formação e caminhada até aqui.
Ainda, em seus agradecimentos, Pe. Celso ressaltou: “Quando a comunidade trabalha unida é muito forte, mas falta ainda mais unidade e eu desafio vocês que estão aqui: vistam a camisa. Não basta dizer ‘eu sou católico’, não basta dizer ‘eu conheço o evangelho’. Vistam a camisa de Cristo e não a camisa do pároco e vamos caminhar juntos. O Papa Francisco nos pede comunhão, participação e missão. Então, nesses 25 anos de minha vida sacerdotal, minha alegria é ver vocês aqui; alegria receber uma mensagem da família, dos amigos, daqueles que estiveram juntos. Dificuldades todos temos e ainda tenho. Eu estive quase morto, o médico me disse um dia: ‘você não tem mais jeito’ e eu disse: ‘tenho sim, pois confio em Nossa Senhora’. [...] Confiem em Nossa Senhora, São José, São Leonardo Murialdo e em Jesus Cristo. Sintam-se todos agradecidos. Deus os abençoe e mantenham-se firmes e fortes. ‘Combati o bom combate e guardei a fé’”.
Fotos: Divulgação