Notícias
-
Grupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18
Terceiro encontro abordará a Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, está propondo um grupo de estudo e reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O terceiro encontro será na quarta-feira, 18 de maio, e abordará o tema A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global e será assessorado pelo Pe. Geraldo Boniatti.
Os encontros de março e abril abordaram os temas Congregação de São José: de Turim para o mundo e a Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (praticas educativas), respectivamente.
Temas planejados para 2022:
Maio
A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global.
Junho
Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo.
Julho
O testemunho carismático na Família de Murialdo (Juventude e os empobrecidos).
Agosto
O testemunho do carisma profético para as vocações: dom da Divina Providência (Comunhão de Vocações).
Setembro
A força da Palavra vivida no carisma.
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão!
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade!
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (sede devotíssimos de Maria).
-
Ir. Luizinho parte para a Casa do Pai
Com pesar comunicamos o falecimento do religioso josefino, Ir. Luiz Albino Manfron – IR LUIZINHO, ocorrido hoje, 27 de abril, aos 68 anos, na comunidade religiosa de Ana Rech. O velório será a partir das 13 horas, na Igreja Matriz de Ana Rech, com missa de despedida às 16 horas. Após, às 17h, o sepultamento ocorre no jazigo da Congregação, no Cemitério Matriz de Ana Rech – Caxias do Sul (RS).
Rezemos pelo seu descanso eterno.
IR. LUIZ ALBINO MANFRON nasceu emIbiaçá (RS), no dia 22 de agosto de 1953. Ingressou no postulado em 1984 e, em 1985, fez o noviciado; professou osprimeiros votos na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), no dia 22 de fevereiro de 1986 e os votos perpétuos, no dia 21 de agosto de 1994. Era ministro da Eucaristia e atuava na comunidade de Ana Rech.
-
Conselho Provincial se reúne com lideranças da Paróquia Santa Rita de Cássia
Neste domingo, 24 de abril, o Conselho Provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo se encontrou com as lideranças e os sacerdotes da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Planaltina (DF). A reunião contou com a presença do provincial Pe. Marcelino Modelski, do vice-provincial e pároco da Paróquia Santa Rita Pe. Lídio Roman e dos conselheiros Pe Vitor Abreu e Pe. Gilberto Florença da Câmara.
No encontro foi apresentado o tema dos 150 da Congregação, aprofundado o carisma Josefino nas paróquias e a importância do trabalho com as crianças, adolescentes e jovens, especialemnte os empobrecidos. Foi um momento importante para a comunidade no fortalecimento da Paróquia Murialdina em unidade com toda a congregação e a igreja.
DE TURIM PARA O MUNDO, CAMINHANDO COM OS JOVENS: esse é o slogan do ano jubilar (2022-2023) dos 150 anos da fundação da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo e destaca a abertura para o mundo, não apenas em termos geográficos, mas, culturais à luz da encíclica Fratelli Tutti e da Laudato Si do Papa Francisco. Além disso, resgata a importância de se viver o ser de “amigos, irmãos e pais”, para os jovens, caminhando com eles para responder juntos aos desafios do presente e do futuro.
O ano jubilar busca realizar uma memória de gratidão sobre o passado, acolher o desafio do presente e ter um olhar para o futuro.
-
Festa de São Jorge 2022 - Igreja Matriz São Jorge - Quintino/ RJ
Após dois anos sem realizar a Festa de São Jorge, por causa da pandemia, no último sábado (23.04), a Igreja Matriz São Jorge de Quintino (RJ) reuniu milhares de fiéis para celebrar o dia do Santo Guerreiro São Jorge. Um momento de muita fé e devoção. Confira a matéria publicada pelo G1: http://glo.bo/3k7EnNR
-
Pe. Esvildo Pelucchi celebra 40 anos de sacerdócio
"Senhor tu sabes de tudo; tu sabes que eu te amo". Este é o lema sacerdotal do Padre Esvildo Pelucchi que celebrou, neste domingo, 17 de abril, seus 40 anos de entrega e amor na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). A solenidade de ação de graças aconteceu na capela da EPESMEL e reuniu a comunidade religiosa do Teologado, Leigos Amigos de Murialdo e fiéis.
Pe. Esvildo é natural de Bergamo, na Itália e esteve no Brasil para o Magistério (Estágio Pastoral) entre os anos 1975 e 1978; foi ordenado na Igreja nossa Senhora da Saúde, em Turim (Itália) e retornou para o Brasil em missão no ano de 1986, onde reside ate então, em Londrina (PR).
Agradecemos ao Deus bondoso pela vida e vocação do Padre Esvildo e por dedicar seu ministério sacerdotal a serviço das crianças, adolescentes e jovens, especilmente ao mais empobrecidos, bem como da formação de novos sacerdotes.
-
Morre, em Caxias do Sul, Juvelino Cara, cuja cura de doença foi atribuída ao padre João SchiavoFaleceu na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, aos 88 anos, o aposentado Juvelino Cara. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed e faleceu em decorrência de complicações de saúde. A história de cura do aposentado integrou uma importante etapa no processo de beatificação do padre João Schiavo. Juvelino, inclusive, esteve presente na Cerimônia de Beatificação do Beato João Schiavo (fotos), no dia 28 de outubro de 2017, em Caxias do Sul (RS). Confira: https://bit.ly/mortejuvelino
Fotos: Estúdio Volga