Notícias
-
Encontro reúne as 13 paróquias com carisma de Murialdo
Chamados a um novo momento, as 13 paróquias com carisma de Murialdo no Brasil se reuniram no sábado, 06 de agosto, no formato híbrido, para reencontro, apresentação das realidades, animação, partilha e formação à luz da Palavra de Deus.
O encontro aprofundou o tema “Paróquia, Unidade e Carisma” e se fundamentou no documento “Carisma e Paróquia: Guia para a Pastoral Paroquial Murialdina”, que norteia as ações em conjunto nas províncias da Congregação. O documento ressalta a importância da participação de todos: leigos, leigas e comunidades religiosas para que a paróquia Murialdina se constitua dinamicamente e em saída. Ninguém pode ficar de fora!
Como comunidades cristãs se tem em vista o modelo das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus, que se formaram e se organizaram vivendo a experiência do Cristo Ressuscitado, na fraternidade, na fração do pão, na oração, na fidelidade ao ensinamento dos apóstolos e à Palavra de Deus. Esse é o caminho sinodal a qual toda Igreja é convocada, contando com a participação de todo povo de Deus.
O Papa Francisco recorda que o “Espírito Santo é o inspirador dos carismas” e ele convida todos a percorrer caminhos novos e a sair do horizonte, muitas vezes, limitado, fechado e egoísta. O desejo de Murialdo é que se viva e se difunda o amor misericordioso de Deus entre todos que inspira a unidade, harmonia e comunhão com todos/as.
A paróquia, portanto, deve ser reconhecida porque é missionária e envolvida para e com os mais pobres, capaz de alcançar as pessoas e envolvê-las na comunidade, pronta a proclamar a boa notícia do Evangelho e do amor misericordioso de Deus.
-
Religiosos Josefinos com até 10 anos de Votos Perpétuos participam de encontro
A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da diretoria da Organização Religiosa Josefinos de Murialdo (ORGMUR), promoveu, de 12 a 14 de agosto, na comunidade religiosa do Guará I, em Brasília (DF), um encontro para os religiosos com até 10 anos de profissão perpétua. Participaram os sacerdotes Pe. Cristiano Parnahiba, Pe. Ediglê Coutinho, Pe. Elvis Bessa, Pe. Íber Malu, Pe. Máximo Matija, Pe. Severino Lisboa, Pe. Tiago da Silva, Pe. Victor Abreu e Pe. Welton de Andrade, além do provincial e presidente da ORGMUR, Pe. Marcelino Modelski e vice-presidente da ORGMUR, Pe. Dirceu Rigo.
O encontro foi mediado pelo sacerdote jesuíta, Pe. Jaldemir Vitório, que conduziu a reflexão sobre “Sinodalidade presbiteral na Congregação e na Igreja”, oportunidade em que religiosos compartilharam sobre suas vocações religiosa-presbiteral e versaram acerca do ser religioso e os desafios da sinodalidade.
Além dos momentos de formação, aconteceram espaços de confraternização entre os partícipes e Celebração Eucarística junto à Paróquia São Paulo Apóstolo.
Fotos: Dario Benedito Soares
-
XII Seminário da Criança e do Adolescente Murialdo ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro
Evento terá como tema Sustentabilidade, corresponsabilidade e excelência no Trabalho Social: atentos aos sinais dos tempos, caminhando com os jovens há 150 anos
Nos 12 e 13 de novembro de 2022, no Hotel Murialdo | Fazenda Souza | Caxias do Sul (RS), acontece o XII Seminário da Criança e do Adolescente da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo e reunirá religiosos, trabalhadores e diretores das Obras Sociais da Rede Murialdo e apoiadores em aprofundar o tema.
O Seminário será um espaço de inspiração para um futuro melhor, de busca incessante por resultados positivos em um contexto de desafios pós-pandêmicos, lugar de partilha entre iguais e extensão da casa comum. O mesmo tem como objetivo promover discussões sobre as potencialidades e os desafios do trabalho social do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) e dialogar sobre a excelência do trabalho desenvolvido à luz do carisma da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, sustentabilidade e inovação em “ser extraordinário no ordinário”.
Confira o trem da história dos Seminários da Criança e do Adolescente
I. O desafio do menor desassistido no Brasil de hoje - perspectivas de uma resposta: 26-28/07/83
II. O menor: uma exigência de ações transformadoras: 21 a 23/07/86
III. Menor: direitos e inserção comunitária: 17 a 19/07/89
IV. Pedagogia de Direitos: 30/07 a 01/08/92
V. Identidade e Mística: 27 a 29/07/95
VI. Projeto político no apostolado da Família de Murialdo: 23 a 26/07/97
VII. Mística, carisma e relações: 27 a 29/04/2001
VIII. Protagonismo infanto-juvenil: 09 a 11/10/2004
IX. Mística e Apostolado: 01 a 03/05/2008
X. Filhos do mundo são eles em busca de paz: 23 a 25/09/2011
XI. “Educando corações...um Projeto de Vida: 15 a 17/10/2014
Informações e inscrições: seminario.socialmurialdo.com.br
-
Grupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18
O encontro abordará o tema “Despertar vocações pelo carisma profético de Murialdo”, sob a assessoria da Moema Muricy
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O sexto encontro será na quinta-feira, 18 de agosto, e abordará o tema ““Despertar vocações pelo carisma profético de Murialdo”, sob assessoria da coordenadora do Instituto Secular Murialdo ISMUR), Moema Muricy.
Os encontros de março, abril, maio e junho abordaram os seguintes temas: Congregação de São José - de Turim para o mundo; a Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (praticas educativas); a Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global, Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo e a Rede de JuventudeS na perspectiva carismática de Murialdo” respectivamente.
Temas dos próximos encontros:
Setembro
A força da Palavra vivida no carisma.
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão!
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade!
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (sede devotíssimos de Maria).
-
Cartilha oferece reflexões sobre a política como expressão da caridade em vista das eleições 2022
Um conjunto de organismos da Igreja no Brasil, entre os quais as Comissões Episcopais Pastorais para o Laicato e para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançaram o caderno “Encantar a Política”.
O projeto retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato Sí, Fratelli Tutti e da exortação pós-sinodal Evangelii Gaudium, que tratam, entre outros temas, da alegria do Evangelho, do cuidado com a casa comum (meio ambiente) e abordam a Política como decorrência ética do mandamento do amor.
A publicação está organizada em cinco capítulos: a) A universalidade do Amor Cristão; b) A amizade social e a ética na política; c) As grandes causas do Evangelho; d) Cuidar da Casa Comum; e d) 2022 – Eleições e Democracia.
Cidadania eclesial e civil
Na apresentação da publicação, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirma que a publicação é fruto de uma oferta que marca o sentido do protagonismo dos cristãos leigos e leigas, pela propriedade de sua cidadania eclesial, qualificando e contribuindo com a sua cidadania civil.
Trata-se, segundo o presidente da CNBB, de mais uma possibilidade formativa enquanto contribuição importante no âmbito da educação política cidadã, pela verdade na política, reunindo densas lições de nosso amado Papa Francisco, para inspirar estudos, reflexões e atitudes que tenham no horizonte este propósito: ajudar cada pessoa a se reconhecer importante, essencial, na edificação de um mundo com as feições do Reino de Deus, todos à procura dele em plenitude.
O presidente da CNBB defende que “nenhum cristão pode permanecer alheio à tarefa de contribuir para que a sociedade se torne mais justa, solidária e fraterna: é compromisso de fé dedicar atenção à política, buscando resgatar a sua nobre vocação – singular expressão da caridade”.
A quem se destina
O caderno “Encantar a Política” é fruto do trabalho de uma rede de organizações, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja, Rede Brasileira de Fé e Política, e quer abrir os horizontes da Boa Política para mais gente da Igreja.
É voltado especialmente a pessoas atuantes nas comunidades e paróquias, como animadoras e animadores de celebrações, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos, e agentes de pastoral em geral.
Baixe o exemplar aqui: https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Cartilha-Encantar-a-Politica.pdf
Fonte: www.cnbb.org.br
-
Padre Marcial Pivatto faleceu nesta sexta-feira, 22 de julho
A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo ) comunica o falecimento do Padre Marcial Pivatto, ocorrido nesta sexta-feira, dia 22 de julho. O sacerdote será velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech (Caxias do Sul – RS), a partir de 17 horas. Já amanhã, sábado, às 10 horas, ocorre a missa de corpo presente. O sepultamento será no jazigo da Congregação, junto ao Cemitério daquela comunidade.
Padre Marcial Pivatto era natural de Coronel Pilar (RS) e filho de José Pivatto e Onesta Zucatto Pivatto.
Processo formativo:
*1949: Ingressou no Seminário Josefino de Fazenda Souza – Caxias do Sul (RS).
*1954: Noviciado em Conceição da Linha Feijó - Caxias do Sul (RS).
*1955: Primeira Profissão Religiosa.
*1960: Profissão Perpétua e estudos filosóficos e teológicos em Viterbo – Itália.
*26.06.1966: Ordenação Presbiteral, Viterbo – Itália.
Ministério:
1967 a 1979: Professor no Seminário de Fazenda Souza - Caxias do Sul (RS).
1980 a 1988: Ecônomo da Província Brasileira.
1988 a 1991: Diretor do Colégio Murialdo de Ana Rech.
1992 a 1994: Diretor e ecônomo da Comunidade de Ana Rech.
1998 a 2020: Vigário da Paróquia N. Senhora de Caravaggio de Ana Rech.
Passou os últimos anos na Comunidade Religiosa de Ana Rech, cuidando da saúde.