Notícias
-
Saiba MaisGrupo de Estudo e Reflexão se reunirá no dia 18O encontro abordará o tema “A força da Palavra vivida no Carisma”, sob a assessoria do Pe. Geraldo Boniatti
A Família de Murialdo (FDM) com o objetivo de agir para manter viva a profecia e o carisma de seu fundador, ampliando sua vivência para fortalecer o testemunho do amor misericordioso de Deus, criou um Grupo de Estudo e Reflexão. A iniciativa consiste em todo dia 18 de cada mês, das 20 às 21 horas, reunir os seus membros, lideranças e interessados em aprofundar a vida e a missão de Murialdo (com temas pertinentes à FDM), online, pelo Meet. A participação é livre e gratuita.
O sétimo encontro será no domingo, 18 de setembro, e abordará o tema “A força da Palavra vivida no Carisma”, sob assessoria do Padre Geraldo Boniatti.
Os encontros de março, abril, maio, junho, julho e agosto abordaram os seguintes temas: A Congregação de São José - de Turim para o mundo; A Campanha da Fraternidade 2022: pontos convergentes com a Pedagogia de Murialdo (praticas educativas); A Pedagogia de Murialdo na reflexão sobre o Pacto Educativo Global; Jesus Cristo: expressão da misericórdia do Pai na espiritualidade de Murialdo; a Rede de JuventudeS na perspectiva carismática de Murialdo” e o Despertar de vocações pelo carisma profético de Murialdo”, respectivamente.
Temas dos próximos encontros:
Outubro
Beato João Schiavo: impulso para a missão
Novembro
A espiritualidade de Murialdo: caminho para a santidade
Dezembro
Vivendo o Natal sob o amor de Maria (“sede devotíssimos de Maria”)
-
Saiba MaisReligiosos participam de curso em preparação à Profissão PerpétuaDe 04 a 28 de julho de 2022, na Sede Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), em Roma, nove religiosos em formação - dois indianos, dois nigerianos, um ganense, um serra-leonense, um colombiano e os brasileiros Jéverson de Andrade e Leandro Gonçalves de Freitas - participaram do curso em preparação à Profissão Perpétua.
O curso aprofundou a temática “Carisma e Internacionalidade/interculturalidade” e contou com a assessoria de religiosos e leigos que conduziram o aprofundamento sobre a Vida Religiosa Josefina, o Carisma e a Espiritualidade de Murialdo, a missão Josefina com os jovens empobrecidos, a fidelidade e a alegria da perseverança, o Pacto Educativo Global à luz do magistério do Papa Francisco e a condivisão do Carisma com toda Família de Murialdo.
De acordo com os Frateres Jeverson e Leandro, o itinerário do curso proporcionou escutar e trocar ideias com religiosos estudiosos da vida, obra e espiritualidade de Murialdo que, eles antes tinham estudado por meio de livros e artigos, sobretudo no noviciado. “Também nos despertou a pensar o carisma a partir dos desafios de hoje, com as vulnerabilidades e exigências do mundo em mudança, num trabalho com jovens pobres que envolva toda Família de Murialdo. A experiência, para nós, foi como um segundo noviciado, retornando às fontes carismáticas com um novo olhar: o de quem já fez um itinerário e traz na bagagem suas experiências”, afirmaram.
O encontro se construiu de forma itinerante, começando por Roma, passando pelos lugares e obras dos primeiros Josefinos em Turim (Itália), na capela da fundação da Congregação no Colégio Artigianelli, os oratórios e igrejas onde Murialdo recebeu os sacramentos. Para eles, “foi emocionante, de modo especial, visitar a igreja de São Dalmazzo, há muito tempo fechada, mas, que a Providência nos proporcionou a entrar e rezar no local onde Murialdo foi batizado e fez a experiência do amor de Deus pelo sacramento da confissão. Não menos importante, mas, talvez, o que tornou a experiência ainda mais marcante, foram as visitas às várias comunidades por onde passamos e a acolhida fraterna dos confrades”, relataram.
O curso se transformou num encontro de culturas: orações, músicas, comidas típicas e idiomas num clima de alegria e de partilha de vida, das bagagens pessoais e das províncias. Na última semana do evento, os religiosos participaram dos Exercícios Espirituais, orientados pelo Padre Nadir Poletto, com temas centrais do chamado vocacional e da consagração, o carisma de Murialdo e a devoção filial a São José.
O curso em preparação à profissão perpétua foi uma visita às fontes principais da Congregação, daquele chamado que dá identidade na Igreja como Josefinos de Murialdo na missão de testemunhar o amor misericordioso de Deus junto aos jovens empobrecidos, bem como compreender que “somos a Congregação onde estivermos presentes, portadores do mesmo Carisma doado pelo Espírito a Murialdo e à Congregação”, afirmaram os religiosos Jeverson e Leandro.
Frater Jéverson de Andrade,
Frater Leandro Gonçalves de Freitas. -
Saiba MaisII Convivência Vocacional reúne adolescentes e jovensA equipe de Animação Vocacional Murialdo da comunidade do Teologado Internacional de Londrina (PR) realizou o II Encontro de Convivência Vocacional com adolescentes e jovens da paróquia Cristo Bom Pastor. O evento ocorreu na comunidade religiosa da Epesmel, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, com o tema: “O amor misericordioso de Deus”.
Foi um final de semana intenso e rico de partilha e experiência de Deus com Adoração ao Santíssimo Sacramento, atividades de integração, terço vocacional e a santa missa com a presença das famílias.
No domingo, 21 de agosto, os religiosos Josefinos celebraram o Dia da Vida Consagrada junto aos vocacionados e às Irmãs Oblatas de São José, Instituto Secular, Mães Apostólicas e Leigos Amigos de Murialdo.
-
Saiba MaisAssociação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo realiza Congresso-AssembleiaDe 29 a 31 de julho ocorreu, nas dependências da EPESMEL, em Londrina (PR), o XV Congresso-Assembleia da Associação Nacional dos Leigos Amigos (ANALAM), com a participação de Leigos Amigos de Murialdo de núcleos do Brasil, além de religiosos que acompanham os mesmos. O evento teve como tema “O protagonismo do Leigo Amigo de Murialdo numa igreja em saída” e contou com palestras, celebrações, troca de experiência, avaliação e projeção para o próximo triênio.
No sábado, dia 30 de julho, na celebração eucarística, aconteceu a renovação dos votos religiosos do Frater Juan Camilo Lozano Hinestroza, da Província Equador-Colômbia que se encontra no Brasil cursando Teologia na PUC/PR. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Geraldo Boniatti e os votos religiosos acolhidos pelo provincial, Pe. Marcelino Modelski.
No domingo, dia 31, aconteceu, por aclamação, a eleição da diretoria para o próximo triênio: Presidente: Carlos José Mazzochi (Núcleo São João Bosco); Vice-presidente: Carmellita Masiero Fontanella (Núcleo de Araranguá); Primeira secretária: Poliana Carla Molon (Núcleo CTS); Segunda secretária: Talita Gallas dos Reis (Núcleo CTS); Primeiro tesoureiro: Isaías Gallon (Núcleo CTS); Segundo tesoureiro: Christiane Sant Elena Guze (Núcleo de Araranguá). Para o Conselho Formativo, foram mantidos os seguintes membros: Leonel Wasem dos Reis (Núcleo CTS); Volmir Tonello (Núcleo São João Bosco); Edilene Souza Santos (Núcleo Partenon); Edmundo José Marcon (Núcleo CTS); e os religiosos Pe. Geraldo Boniatti e Ir. Cecília Dall’Alba. Conselho Fiscal: Leonardo Borges Pereira (Núcleo de Londrina); Sirlene Rodrigues Mourão (Núcleo de Ibotirama) e Bernardete Chiesa (Núcleo CTS). Membros suplentes: Antônio Marcos Alves Teixeira (Núcleo do Rio de Janeiro); Carlos Ribeiro da Silva (Núcleo de Fortaleza) e Flavio Dias Amaral (Núcleo de Planaltina). Como Presidente do Conselho Fiscal foi indicado o Sr. Leonardo Borges Pereira.
Para o próximo triênio segue-se com as prioridades: Formação e carisma; Comunicação, divulgação e paróquias; Jovens, novos leigos de Murialdo; e estreitar os laços de família entre leigos e religiosos, definindo e executando ações em conjunto.
O próximo congresso-assembleia, em 2025, será em Caxias do Sul (RS), sob responsabilidade da ALAMFAZ e terá como tema: “Bebemos da mesma fonte. Vivemos a mesma missão”.
-
Saiba MaisEncontro reúne as 13 paróquias com carisma de MurialdoChamados a um novo momento, as 13 paróquias com carisma de Murialdo no Brasil se reuniram no sábado, 06 de agosto, no formato híbrido, para reencontro, apresentação das realidades, animação, partilha e formação à luz da Palavra de Deus.
O encontro aprofundou o tema “Paróquia, Unidade e Carisma” e se fundamentou no documento “Carisma e Paróquia: Guia para a Pastoral Paroquial Murialdina”, que norteia as ações em conjunto nas províncias da Congregação. O documento ressalta a importância da participação de todos: leigos, leigas e comunidades religiosas para que a paróquia Murialdina se constitua dinamicamente e em saída. Ninguém pode ficar de fora!
Como comunidades cristãs se tem em vista o modelo das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus, que se formaram e se organizaram vivendo a experiência do Cristo Ressuscitado, na fraternidade, na fração do pão, na oração, na fidelidade ao ensinamento dos apóstolos e à Palavra de Deus. Esse é o caminho sinodal a qual toda Igreja é convocada, contando com a participação de todo povo de Deus.
O Papa Francisco recorda que o “Espírito Santo é o inspirador dos carismas” e ele convida todos a percorrer caminhos novos e a sair do horizonte, muitas vezes, limitado, fechado e egoísta. O desejo de Murialdo é que se viva e se difunda o amor misericordioso de Deus entre todos que inspira a unidade, harmonia e comunhão com todos/as.
A paróquia, portanto, deve ser reconhecida porque é missionária e envolvida para e com os mais pobres, capaz de alcançar as pessoas e envolvê-las na comunidade, pronta a proclamar a boa notícia do Evangelho e do amor misericordioso de Deus.
-
Saiba MaisReligiosos Josefinos com até 10 anos de Votos Perpétuos participam de encontroA Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da diretoria da Organização Religiosa Josefinos de Murialdo (ORGMUR), promoveu, de 12 a 14 de agosto, na comunidade religiosa do Guará I, em Brasília (DF), um encontro para os religiosos com até 10 anos de profissão perpétua. Participaram os sacerdotes Pe. Cristiano Parnahiba, Pe. Ediglê Coutinho, Pe. Elvis Bessa, Pe. Íber Malu, Pe. Máximo Matija, Pe. Severino Lisboa, Pe. Tiago da Silva, Pe. Victor Abreu e Pe. Welton de Andrade, além do provincial e presidente da ORGMUR, Pe. Marcelino Modelski e vice-presidente da ORGMUR, Pe. Dirceu Rigo.
O encontro foi mediado pelo sacerdote jesuíta, Pe. Jaldemir Vitório, que conduziu a reflexão sobre “Sinodalidade presbiteral na Congregação e na Igreja”, oportunidade em que religiosos compartilharam sobre suas vocações religiosa-presbiteral e versaram acerca do ser religioso e os desafios da sinodalidade.
Além dos momentos de formação, aconteceram espaços de confraternização entre os partícipes e Celebração Eucarística junto à Paróquia São Paulo Apóstolo.
Fotos: Dario Benedito Soares