Notícias
-
Saiba MaisXI Jantar Beneficente “Padres na Cozinha”Mais de 23 religiosos, entre padres e irmãos, vindos de diversas regiões do Brasil, participaram, neste sábado, dia 22 de outubro, no Salão Paroquial Murialdo, da XI edição do jantar beneficente “Padres na Cozinha”. O evento foi sucesso absoluto e reuniu mais 260 participantes, solidários com os Programas Sociais do Murialdo. O cardápio esteve centrado em frutos do mar, além de uma grande variedade de saladas, sobremesas e bebidas.
Na abertura do evento, o diretor da Instituição, Pe. Joacir Della Giustina deu às boas vindas, agradeceu a solidariedade dos presentes e destacou a importância de atitudes que fazem a diferença na sociedade.
Após, um grupo de crianças e adolescentes da Musicalização do Centro Educativo fizeram uma apresentação, emocionando o público. Karina Souza de Jesus, atendida no Centro Educativo e Colégio Murialdo, e sua mãe Patrícia Maria de Souza, deram depoimento sobre o significado do atendimento social em suas vidas. “Minha filha está tendo oportunidades que jamais teria condições de dar a ela, especialmente a educação, o cuidado e a disciplina. Aqui é ótimo. Sei que minha filha está em boas mãos”, destacou Patrícia.
Segundo o diretor do Centro Técnico Social Murialdo, Pe. Joacir Della Giustina, o evento Padres na Cozinha, “além de oferecer um cardápio diferenciado que reúne apreciadores de pratos à base de frutos do mar, é uma excelente oportunidade de as pessoas manifestarem a solidariedade, pois o recurso arrecadado é significativa ajuda aos Programas Sociais Murialdo, que atendem a mais de 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.
Por outro lado, Ivanor Lizot que participa desde a primeira edição do “Padres na Cozinha” afirma que sente-se emocionado e feliz ao ver a evolução das crianças e saber que a instituição faz um trabalho sério. “É lindo ver as crianças se apresentando. Acredito que o bem que a gente retorna em coisas boas”, salientou.
“Padres na Cozinha” nasceu de uma brincadeira ousada de um grupo de amigos, com a presença de padres da Congregação dos Josefinos de Murialdo da comunidade do Centro Técnico Social de Caxias do Sul (RS) e se tornou “sério”, pois sua causa é nobre: ajudar a manter os programas sociais da entidade que atende a mais de 300 crianças e adolescentes através das Casas Lar, Centro Educativo e Aprendizagem Profissional. A realização do evento, só é possível, além da participação dos padres, graças ao apoio de familiares do Pe. Joacir Della Giustina que vêm de Santa Catarina para cozinhar, e de um grupo de amigos.
Padres na Cozinha contou com mais de duas dezenas de padres e irmãos religiosos, sendo:
Pe. Mário Aldegani, superior geral dos Josefinos de Murialdo vindo de Roma; Pe. Antonio Lauri de Souza, Provincial do Brasil, com sede em Caxias do Sul; Pe. Carlos Wessler de Londrina (PR); Pe. Marcelino Modeslki, de São Paulo (SP); Pe. Evair Michels, Pe. Etevaldo da Silva e Ir. Alecson Marcon de Porto Alegre; Pe. Raimundo Pauletti de Ana Rech; Pe. Ivo Ballardin e Pe. Alfredo Marini de Fazenda Souza; Pe. Renato Fantin e Ir. Leandro, da Casa Provincial de Caxias do Sul; Pe. Edmundo Marcon, da Diocese de Caxias do Sul; Frei João Romanini, Franciscano Capuchino de Caxias do Sul; Noviços Fabinilson da Silva Moreiria, José Maria Rodriguez Mortelaro e Maximiliano Nicolás Román de Caxias do Sul e Pe. Joacir Della Giustina, Pe. Durival Daros, Ir. Pedro Paulo da Silva Júnior e Pe. Gervásio Mazurana, da comunidade do Centro Técnico Social Murialdo.
Patrocinadores dos aventais e apoiadores do evento: Bebidas Perini, Restaurante Pádova, Bebidas Antunes, Banrisul, Fokos Uniformes, Pedra Zan, Metaltecss, Pro Fire, Supermercado Savi, Dicapel,Totys, Espaço Três Arquitetura, Mega Print, Serrana Tintas, Dr Esquadrias, Delta Fire, Fisa Incorporadora, Croasonho, Sacolão Colonial, Rodobrás, Livraria Sempre Ler e Grupo G Paniz.
Obrigado a todos: patrocinadores, apoiadores, voluntários e todos que se fizeram presentes, ajudando a causa social.
-
Saiba MaisSuperior Geral dos Josefinos de Murialdo, Padre Mário Aldegani palestra para professores da Rede MurialdoNo sábado, 15 de outubro, a Família de Murialdo da Serra Gaúcha (Centro Educativo, Centro de Formação Profissional, Casas Lar, Colégios Centro e Ana Rech, Faculdade, Gráfica e Murialdo Santa Fé), esteve reunida no Teatro Murialdo para comemorar o Dia do Professor/Educador. O evento contou com a presença de 285 profissionais entre direção, professores e funcionários, além do Reverendíssimo Superior Geral da Congregação de São José, Padre Mário Aldegani.
Após a recepção festiva pela Equipe de Gestão, aconteceu um momento de prece e reflexão, com uso de simbologia e com a participação especial de alunos do Colégio Murialdo e das crianças das Casas Lar.
Em seguida, Pe. Mário Aldegani, que veio da Itália, palestrou sobre o tema “nos passos de Murialdo, educadores para o novo milênio”.Carismático, Aldegani disse do seu orgulho de estar em Caxias do Sul e celebrar a data dos continuadores da missão de Murialdo. “Sinto-me no dever de louvar o Senhor pela graça de ter muitas pessoas participando de missão educativa dos Josefinos e agradecer-lhes por serem muito mais numerosos do que nós, Josefinos; por serem o rosto de Murialdo entre as crianças e os jovens. A todos o meu agradecimento e minha bênção”, falou emocionado.
O religioso também chamou a atenção para os fenômenos contemporâneos que desafiam a ação dos educadores no contexto da mudança de época. “Nos últimos 50 anos o mundo mudou mais que nos últimos 500; por isso, é preciso, não só uma mudança de mentalidade, mas uma mentalidade de mudança”, advertiu. Para ele, “não podemos perder a capacidade de olhar nos olhos das pessoas, expressar o bem querer e fortalecer as relações de convivência”.
Atentos, os presentes participaram com perguntas e intervenções. Ao final da palestra, Pe. Mário foi muito aplaudido e recebeu uma lembrança como forma de gratidão.
A comemoração teve continuidade com o almoço de confraternização que aconteceu no Salão Paroquial. Pedimos a São Leonardo Murialdo para que ilumine todos os profissionais da Instituição para que, cada um, vivencie o legado de “Educar o Corações”.
“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.” (Rubem Alves)
-
Saiba MaisMAIS 3 JOVENS DIZEM SIM COM VOTOS PERPETUOS
São eles Ciro Kenedy João Cá, Iber Sompi Malú e Jacob Yeboah.
Os 3 confrades africanos emitiram Votos Perpétuos na Congregação de São José diante do Pe. Antônio Lauri de Souza, Provincial dos Josefinos de Murialdo.
Em bela e bem participada celebração Eucarística realizada no dia 15 de outubro de 2016, na comunidade São Cristovão do Conjunto Mr. Thomas, (Londrina-PR), para lá acorreram confrades, Mães Apostólicas, Leigos Amigos de Murialdo, Religiosos e Religiosas, colegas e professores da Teologia da PUC-PR, bem como os entusiastas fiéis daquela comunidade.Ciro kenedy João Cá é filho de João Cá e de Rosa Indi e nasceu na cidade de Bissau, capital de Guiné-Bissau. Iniciou a caminhada vocacional em 2006 na cidade de Bissau. O Noviciado e a Filosofia foram realizados em Ghana. Veio para o Brasil em 2011 a fim de realizar o Magistério na comunidade de Belém, no Estado do Pará. Seus estudos teológicos acontecem em Londrina.
Iber Sompi Malú nasceu em Capal, região de Cacheu, Guiné-Bissau. É filho de Noel Malú e de Isabel Naeca.
Em 2003 conheceu os Josefinos de Murialdo em Bissau, tendo feito o postulado na Serra Leoa. Ingressou no noviciado em Ejisu, Gana. Cursou filosofia na mesma cidade e país. Em agosto de 2011 veio ao Brasil para a sua experiência de Magistério feito na comunidade de Ana Rech, Rio Grande do Sul. Em Janeiro de 2014 transferiu-se para Comunidade Formativa de Londrina, Paraná, para iniciar os estudos teológicos.Jacob Yeboah, nasceu na região norte de Gana, África. Filho de Robert Yeboah e de Gladys Yeboah (in-memorian). Seu postulado foi realizado na comunidade Josefina de Makeni, na Serra Leoa, sendo que o curso de filosofia realizou-se em Gana. Fez o Magistério na Guiné Bissau, na comunidade de Bissau. Chegou ao Brasil no dia 10 de outubro 2014 e no momento está no segundo ano de teologia na Pontífice Universidade Católica do Paraná
Iber afirma de si o que pode ser dito dos três confrades recém- professos: “a minha formação foi realizada sempre longe da minha realidade (povo, cultura). Vivo a minha vocação apreendendo com as outras culturas e suas realidades. Mas Deus sempre foi um companheiro fiel na caminhada”. Este fato é um atestado da interculturalidade vivida pela nossa congregação.
Damos a eles uma grande saudação de boas vindas em nossa família religiosa, cumprimentando também a Vice- Província da África.
-
Saiba MaisMurialdo promove jantar beneficente “Padres na Cozinha”No dia 22 de outubro de 2016, às 20 horas, no Salão Paroquial Murialdo acontece o Jantar Beneficente “PADRES NA COZINHA”. É um maravilhoso jantar onde são servidos frutos do mar e tem os padres como os mestres do evento. Promovido pelo Centro Técnico Social Murialdo, o evento busca ampliar o número de parceiros e colaboradores, angariando fundos em prol dos Programas Sociais Murialdo, que atualmente atendem mais de 300 crianças e adolescentes através das Casas Lar, Centro Educativo e Centro de Aprendizagem Profissional.
Os ingressos podem ser adquiridos junto à Comissão Organizadora ou na Recepção do Colégio Murialdo.
O evento já faz parte do calendário gastronômico da Serra Gaúcha. O jantar “Padres na Cozinha” já atingiu nove edições de sucesso: I – 02/09/2006; II – 15/09/2007; III – 13/09/2008; IV – 19/09/2009; V – 25/09/2010; VI – 01/10/2011; VII – 10/11/2012, VIII – 26/10/2013; IX -18/10/2014 e X - 24/10/2015. No dia 22 de outubro será a XI edição e queremos contar com o seu apoio.
Antecipadamente, agradecemos todo apoio, incentivo e parceria na construção de um mundo melhor. A você, que nos apoia, o sorriso de nossas crianças. Muito obrigado!
“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje
no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões
de sorrisos, de solidariedade e amizade.” (Cora Coralina)
Informações: (54) 3221.2890
-
Saiba MaisNovo Diácono JosefinoÉ Joseilton Ramos dos Santos, o Kazé. Baiano, nascido na cidade de Barra em 08 de abril de 1985.
Foi ordenado em 20 de agosto de 2016 na Capela Santa Isabel da Hungria (Paróquia Cristo Bom Pastor) em Londrina - PR pela imposição das mãos de Dom Albano Bortoletto Cavallin.
Sua trajetória vocacional:
Em 2006 ingressou como aspirante nos Josefinos de Murialdo na cidade de Ibotirama-BA.
De fevereiro a outubro de 2007 fez a experiência no Postulado em Londrina-PR.
De outubro de 2007 a 2008 foi noviço e fez a 1ª Profissão Religiosa em 25 de outubro de 2008 em Fazenda Souza - Caxias do Sul - RS.
Nos anos de 2009 e 2010 residiu em Brasília e iniciou estudos de Filosofia na Universidade Católica de Brasília-UCB-DF.
Em 2011 e 2012 fez estágio pastoral (Magistério) junto à comunidade de Ibotirama-BA e concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia UCB-DF.
Em 2013, retornou a Londrina-PR para início dos estudos em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.
No dia 08 de Janeiro de 2014 recebeu o ministério de leitor.
No dia 09 de janeiro de 2015 recebeu o ministério de acólito.
No dia 10 de janeiro de 2015 em Fazenda Souza-RS, fez Profissão Perpétua dos Votos Religiosos (Pobreza, Castidade e Obediência).
No período do ano de 2015 a julho de 2016 concluiu a Especialização em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE/BH.
Atualmente reside na comunidade do Teologado, junto a nossa Obra Social EPESMEL em Londrina-PR.
-
Saiba MaisReligiosos participam de curso em preparação aos Votos PerpétuosOs religiosos da Província Brasileira, Alecson Marcon, Pedro Paulo da Silva Junior e Vitor Ribeiro estão participando de um curso intensivo em preparação aos Votos Perpétuos. O mesmo está acontecendo em Roma (Sede Geral da Congregação), até o dia 23 de julho. Os religiosos africanos Iber Sompi Malu, Ciro Cá e Yacob Yebolah que estudam Teologia em Londrina (PR) também estão participando do curso. O evento reúne 15 religiosos da Congregação dos Josefinos de Murialdo – da Romênia, Itália, México, Brasil, Nigéria, Guiné Bissau e Gana -, que irão professar seus Votos Perpétuos em 2016 ou no início de 2017.
Aproveitando a feliz coincidência, os religiosos participarão da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia (Polônia) que acontecerá de 25 de julho a 1º de agosto.
Fotos: Divulgação