Notícias
-
Saiba MaisCurso de Formação aprofunda a Vida Religiosa
No ano da Vida Consagrada declarado pelo papa Francisco, a Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo realizou o Curso de Formação para irmãos e padres Josefinos.
O curso buscou aprofundar os valores e a vivência da Vida Religiosa nos tempos atuais e orar por aqueles que doam sua vida a serviço da igreja, através dos Conselhos Evangélicos através dos votos de pobreza, castidade e obediência.
BRASÍLIA (DF)
De 7 a 9 de julho de 2015, aconteceu a I Edição do Curso de Formação Permanente da Província Brasileira. O evento se deu no Centro Murialdo em Arniqueira, Brasília e contou com a participação de 25 confrades.
Em sintonia com o Ano da vida consagrada, convocado pelo Papa Francisco, a assessora, Ir. Maria de Fátima Morais, das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, de forma envolvente e prática, trabalhou o tema proposto pelo Papa.
A partir das vivências dos confrades, a assessora percorreu as “As Estações da Vida e o ciclo de Renovação”, onde apareceram os seguintes questionamentos: Onde estou? Onde quero chegar? Como chegar lá? Como manter o foco? Em cada fase e em cada estação da vida, foi analisada a situação do religioso em relação ao viver humano. Desta forma, foi possível analisar o religioso, as respectivas características e as atitudes a desenvolver.
Na ocasião foi ainda estudado o importante texto “Alcanç@dos pelo Mistério”, da Palestra para o Seminário-Congresso da Vida Religiosa de Aparecida (SP), de 8 de abril 2015.
CAXIAS DO SUL (FAZENDA SOUZA)
De 27 a 30 de julho de 2015, aconteceu a II Edição do Curso de Formação Permanente da Província Brasileira dos Religiosos Josefinos de Murialdo. O evento ocorreu em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) e contou com a participação de 30 confrades.
De modo profundo e prático o assessor, Pe. Jailson de Oliveira Lino, dos Pobres Servos da Divina Providência focou os seguintes temas da vida consagrada: Modelos de Vida Religiosa; A Crise na Vida Religiosa; Normalidade e Patologia Comunitária; O Seguimento Radical de Jesus e Leveza e Agilidade na Vida Religiosa.
O grupo participou ativamente do encontro. Nos momentos de intervalo e no turno da noite os religiosos reservaram para boas conversas e momentos de convivência comunitária.
-
Saiba MaisJosefinos serão homenageados na Câmara dos Deputados, em BrasíliaOs religiosos Josefinos de Murialdo receberam o convite do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da presença dos Josefinos de Murialdo no Brasil e pelos 40 anos de Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (PR) – EPESMEL. O evento acontece no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
Informações: (61) 3215.5220 / 3216.1754
-
Saiba MaisCurso de Formação aprofunda a Vida ReligiosaNo ano da Vida Consagrada declarado pelo papa Francisco, a Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo realizou, de 07 a 09 de julho, no Centro de Formação Murialdo, em Brasília, a I Edição do Curso de Formação para irmãos e padres Josefinos, sob assessoria da Ir. Maria de Fátima Moraes.
O curso buscou aprofundar os valores e a vivência da Vida Religiosa nos tempos atuais e orar por aqueles que doam sua vida a serviço da igreja, através dos Conselhos Evangélicos – votos de pobreza, castidade e obediência.
A II Edição do Curso de Formação para os religiosos Josefinos acontece de 27 a 30 de julho, em Fazenda Souza (Caxias do Sul - RS).
O Ano da Vida Consagrada, que foi convocado pelo Papa Francisco, iniciou no dia 30 de novembro de 2014 e se estenderá até o dia 02 de fevereiro de 2016.
“Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!” (Papa Francisco)
-
Saiba MaisAmigos de Murialdo da Serra Gaúcha promovem almoço beneficente
No domingo, 17 de maio, os Núcleos dos Leigos Amigos de Murialdo da Serra Gaúcha (AAMur, AlamBosco, AlamSchiavo, AlaMar e AlamSouza) realizaram, na comunidade Santa Rita (Paróquia de Ana Rech) em Caxias do Sul, um almoço beneficente em prol do Encontro Nacional dos Presidentes da Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM).
O evento foi articulado pelas diretorias dos núcleos que não mediram esforços para o sucesso do mesmo. O cardápio contou com risoto, carne de porco e frango, saladas, pão e vinho. Após, aconteceu o sorteio do tradicional rifão.
A solidariedade na doação de brindes e de ingredientes para o preparo do almoço, bem como o trabalho voluntário e incansável dos Leigos Amigos de Murialdo na comercialização dos ingressos e trabalho no dia foi garantia do sucesso.
Às 10h30min, aconteceu a missa festiva de São Leonardo Murialdo, presidida pelo Padre Raimundo Pauletti. A liturgia foi preparada pelas Irmãs Murialdinas e animada por lideranças jovens e adultas que, com gaitas, teclado e violão, deram o tom festivo à cerimônia. Na oportunidade, a Provincial das Irmãs Murialdinas, Ir. Cecília Ferrazza, leu a carta oficial dos superiores gerais enviada para a ocasião.
O evento contou com a presença querida da Presidente Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo, Senhora Carmelita Fontanella que, em sua fala destacou o belo gesto em prol dos menos favorecidos. “A solidariedade ajuda a todos, mas especial quem a pratica”, enfatizou.
O Encontro Nacional dos Presidentes dos Leigos Amigos de Murialdo acontece nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) e aprofundará o tema da Liderança.
-
Saiba MaisCapela sobre o túmulo do padre João Schiavo é inaugurada
Neste domingo, 16 de março, foi inaugurada a capela sobre o túmulo do padre João Schiavo, em Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul. O local estava lotado para a missa. A mesma foi celebrada pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, acompanhado do bispo emérito de Uruguaiana, Dom Ângelo Salvador e muitos sacerdotes da congregação dos Josefinos. A solenidade também contou com a presença de inúmeras Irmãs Murialdinas, seminaristas e formandos, além de devotos que lotaram o espaço.
Segundo o provincial dos Josefinos, Pe. Antônio Lauri de Souza, “o Servo de Deus padre Schiavo, em breve deve ser anunciado pelo Vaticano como venerável, pois o processo de beatificação está sendo bem aceito em Roma e a comunidade local segue fervorosa”.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, como da primeira-dama, Alexandra Baldisserotto, representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho; do vice-prefeito, Antonio Feldmann; do subprefeito de Fazenda Souza, Jurandir Palandi; do deputado federal, Mauro Pereira, além de outras autoridades e convidados.
Clique aqui e confira todas fotos
Fotos: Volga
-
Saiba MaisJosefinos de Murialdo celebram 100 anos de sua chegada ao BrasilA Congregação de São José – Josefinos de Murialdo celebra, neste ano os 100 anos da chegada dos primeiros religiosos ao Brasil, mais precisamente em Quinta – Rio Grande (RS) Para marcar a data, está prevista uma agenda importante de eventos que acontecerá durante 2015.
No sábado, dia 10 de janeiro, no Teatro Murialdo em Caxias do Sul (RS), aconteceu a abertura das festividades e contou com a presença de autoridades e representantes da Família de Murialdo (religiosos e leigos) das 16 nações onde os religiosos se fazem presentes, bem como de um grande público das Comunidades Josefinas Brasileiras.
Na ocasião, aconteceu o lançamento do selo e da revista comemorativa dos 100 anos de história da vinda e da presença da Congregação de São José em terras brasileiras.
A revista foi lançada pelo Superior Provincial dos Josefinos de Murialdo no Brasil, Padre Antonio Lauri de Souza. Ele disse que, cada linha da revista é carregada de vida e sentido, marcada pela presença de Deus. Destacou os feitos de todos os missionários vindos da Itália, deixando terra, cultura, amigos e família. “Eles foram heróis na dedicação, trabalho e ajuda aos mais necessitados. Hoje, com nossa simplicidade continuamos a missão recebida, e nos fazemos presentes de sul a norte do Brasil atendendo, especialmente, crianças, adolescentes e jovens empobrecidos”, afirmou.
Para o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo, contou-se com a presença do coordenador de negócios da Empresa de Correios e Telégrafos no Rio Grande do Sul, Cesar Henrique Becker. O carimbo, assim como o selo postal personalizado, documenta, com riqueza de detalhes, a história, personagens, fatos e realizações que por sua importância, formam a vida nacional em seus diversos aspectos.
O Superior Geral da Congregação, Pe. Mario Aldegani, vindo de Roma, disse estar agradecido e feliz pela presença marcante da Congregação no Brasil. “Imaginemos quantas pessoas foram e são ajudadas. Como Família de Murialdo somos um recurso para os jovens do mundo, especialmente os mais pobres. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer... Devemos estar abertos às mudanças e prosseguir com ousadia por novos caminhos”.
A solenidade de sábado contou ainda com a apresentação de uma peça teatral com um grupo de alunos do Colégio Murialdo e apresentação da Banda Marcial Tradicionalista Murialdo.
No domingo, dia 11 de janeiro, ocorreu a missa festiva dos 100 Anos, presidida pelo Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e concelebrada por quase uma centena de sacerdotes. A Igreja Matriz de Ana Rech ficou lotada de fieis. O governador do estado, José Ivo Sartori (ex-aluno do Murialdo) esteve presente e destacou a importância dos religiosos na sua formação cidadã. “Muito do que sou hoje, devo aos Josefinos. Desejo que possam seguir em frente, marcando significativamente a vida de muitas outras crianças e jovens.”
Após a celebração, aconteceu a visita ao “Museu Itinerante” organizado no Colégio Murialdo de Ana Rech e ao meio-dia, o almoço festivo, no Salão Paroquial.