Notícias
-
Saiba MaisFrateres Antonio Hilton da Silva Rocha e Miguel Angel Mosquera Mosquera: Profissão Perpétua será no dia 18 de setembroA Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) com alegria comunica que, no dia 18 de setembro, às 19h, acontecerá a cerimônia de Profissão Perpétua do Frater Antonio Hilton da Silva Rocha e do Frater Miguel Angel Mosquera Mosquera. A celebração ocorrerá na Igreja Matriz Cristo Bom Pastor, em Lindóia, Londrina (PR) e será presidida pelo vigário geral da Congregação, Pe. Nadir Poletto e concelebrada pelo provincial brasileiro Pe. Marcelino Modelski e demais sacerdotes.
O evento também será transmitido pelo Facebook e YouTube da Província Brasileira
Clique aqui e confira o link de transmissão do evento
FRATER ANTÔNIO HILTON
Lema: “Eu sei em quem coloquei minha confiança” (2Tm 1,12)
Sou o frater Antônio Hilton da Silva Rocha, filho de Maria Gorete da Silva Rocha e de Antonio Ilson Rocha. Nasci em General Sampaio Ceará e iniciei a minha caminhada vocacional na Congregação de São José no ano de 2011. Após conhecer e vivenciar o carisma de São Leonardo Murialdo, vou professar meu sim, consagrando minha vida a anunciar o amor misericordioso de Deus em especial no meio dos jovens.
FRATER MIGUEL ANGEL:
Lema: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13)
Eu sou frater Miguel Angel Mosquera, natural da Colômbia. Sou filho de Maria Cristina Mosquera e de José Bernardo Murillo. Há sete anos sou religioso na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e atualmente estou no Brasil realizando os estudos teológicos e aprofundando cada dia o mistério de Cristo. Depois de uma profunda reflexão espiritual, estou me preparando para minha consagração definitiva na Congregação, professando os votos de Pobreza, Castidade, e Obediência para sempre para seguir transfigurando minha vida vocacional à vida de Cristo servindo as crianças, adolescentes e jovens mais necessitadas. Esse é o profundo sentido de minha consagração religiosa como Josefino de Murialdo. Que Deus nos abençoe e abençoe nossas famílias!
-
Saiba MaisOrdenação Diaconal do Frater Francis M. Kamara ocorre no dia 19 de setembroA Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) contará nesse mês de setembro com a ordenação de um novo diácono, Fr. Francis M. Kamara. A missa solene de ordenação diaconal ocorre no dia 19 de setembro, às 9h, na Igreja Matriz Bom Pastor, Lindóia, Londrina (PR). A celebração será presidida pelo Bispo Dom Jeremias Steinmetz.
Francis, que é natural de Serra Leoa, país da África Ocidental, escolheu como lema para a ordenação: "Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos" (Mc 10, 45). Os fiéis podem acompanhar a celebração presencialmente ou pela transmissão que ocorre por meio do Facebook (@josefinosdemurialdobrasil) e Youtube da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio do link: https://youtu.be/u373knqamM4.
-
Saiba MaisO religioso Josefino Elves Soares Bessa é ordenado sacerdoteAo entardecer de sábado, dia 28 de agosto de 2021, na bela cidade de Xique-Xique (BA), às margens do Rio São Francisco, foi ordenado presbítero o religioso da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), Elves Soares Bessa. A ordenação aconteceu na Igreja matriz da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém (PA), Dom Irineu Roman. A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, religiosos e religiosas, grande número de sacerdotes Josefinos e de padres diocesanos, bem como o provincial da Congregação de São José, padre Marcelino Modelski e o bispo diocesano Dom Frei Luiz que partilharam a comunhão junto ao Elves. O povo de Deus presenciou o SIM a Deus do religioso por meio do seu lema de ordenação: “Fiel é aquele que vos chamou” (cf.1Ts 5,24).
O evento contou com uma acolhida muito calorosa do administrador paroquial padre José Leandro, das irmãs Murialdinas que, em Xique-Xique, realizam um belo trabalho a quase 20 anos e de todo povo de Deus e lideranças que compõem a quase paróquia. Nesta comunidade, o néo-sacerdote, padre Elves recebeu os seus primeiros sacramentos.
Palavras são indescritíveis para expressar a alegria daquele momento; porém, a única palavra que pode expressar esse momento é Gratidão pelas várias mãos que compuseram esse momento tão belo.
Ao Padre Elves, nossa prece para que seu ministério seja frutífero.
-
Saiba MaisWelton Vieira é ordenado sacerdote em Ibotirama (BA)No dia 29 de agosto, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Guia de Ibotirama (BA), o religioso Josefino da Congregação de São José, diácono Welton Vieira foi ordenado sacerdote para a Igreja sob a oração consecratória e imposição das mãos do bispo ordenante, Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano de Santarém (PA).
A celebração contou com a presença de familiares, leigos, amigos, confrades, sacerdotes da diocese e da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), bem como do provincial, Pe. Marcelino Modelski. A cerimônia festiva, de modo presencial e transmitida pelas Redes Sociais da Congregação, foi de ação de graças pelo neo-sacerdote josefino, pelo dom de sua vida e de sua vocação, pedindo ao Senhor da Messe que oriente os seus passos de consagrado a serviço do Reino de Deus no carisma de São Leonardo Murialdo.
O néo-sacerdote Pe. Welton deixou a seguinte mensagem: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus.’ (I Tes. 5,18). A gratidão, sem dúvida, é um dos sentimentos mais nobres que habita o coração do homem. Por isso, ainda inebriado da graça, agradeço a Deus pelo dom da vida e do chamado. Minha gratidão à Congregação de São José e a todos os que estiveram em união comigo nesse sublime momento. O meu ministério está à disposição de todos!”
Para preparar a solenidade da ordenação sacerdotal, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a comunidade de Ibotirama e tantas outras pessoas e grupos, se uniram ao diácono Welton pelos meios de comunicação. O tríduo aconteceu na paróquia Nossa Senhora da Guia.
Ao néo-sacerdote Pe. Welton, nossa prece e estima em seu ministério.
-
Saiba MaisFrater Ediglê Coutinho de Sousa será ordenado diáconoNo dia 05 de setembro, a Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) contará com um novo diácono, Fr. Ediglê Coutinho de Sousa. A missa solene de ordenação diaconal ocorre às 17h, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, Frei Damião, Juazeiro do Norte (CE). A celebração será presidida pelo Bispo Dom Frei Magnus Henrique Lopes.
Ediglê escolheu como lema da ordenação: "Dei-vos um exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais" (Jo 13,15). E como preparativos será realizado nos dias 02, 03 e 04 de setembro um Tríduo Vocacional. Confira:
Dia 02/09 – quinta-feira
Terço Vocacional às 18h30min
Missa às 19h – (Comunidade São José)
Primeiro Dia do Tríduo: Comunidade São José e Comunidade São Pedro.
Tema: São José, e o seu sim dado a Deus.
Após a missa e adoração ao santíssimo, show vocacional com o tema: Vocação Familiar (um testemunho de um casal da Pastoral Família ou ECC).
Dia 03/09 – sexta-feira
Terço Vocacional às 18h30min
Missa às 19h – (Comunidade N. Srª. das Graças)
Segundo Dia do Tríduo: Comunidade Santa Edwiges e Comunidade N. Srª das Graças.
Tema: São José, patrono da igreja.
Após a missa, show vocacional com o tema: Vocação Religiosa (testemunho de uma vocação religiosa ou um religioso).
Dia 04/09 - sábado
Terço Vocacional às 18h30min
Missa às 19h – (Igreja Matriz)
Terceiro Dia do Tríduo: Comunidade Santo Expedito e Igreja Matriz
Tema: São José, Patrono da Congregação
Após a missa, show vocacional com o tema: Vocação leiga. Testemunho de uma ou um leigo.
As transmissões ocorrem por meio do Facebook da Paróquia Nossa Senhora das Candeias (https://www.facebook.com/paroquiacandeias/)
-
Saiba MaisAdolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho é tema de bate-papo virtualCerca de 400 jovens aprendizes acompanharam o evento
A Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo, por meio da Coordenação da Ação Social, promoveu na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, às 14h, o bate-papo virtual com o tema “Adolescentes e Jovens Interligados pela Rede Murialdo e Conectados com o Mundo do Trabalho”. O encontro teve por objetivo estimular a interação entre os aprendizes dos cursos de Aprendizagem Profissional e adolescentes maiores de 14 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos diferentes municípios e estados em que o Murialdo se faz presente, promovendo troca de experiências e fomentando o protagonismo.
O bate-papo foi mediado pelas egressas da Aprendizagem Profissional Barbara de Andrades Borda (Caxias do Sul) e Maria Eduarda Garcia (Londrina). A palestra ficou a cargo do convidado Felipe Caetano, egresso do trabalho infantil, ativista social e fundador do CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).
O presidente do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), padre Joacir Della Giustina, um dos precursores na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizou que o evento será histórico e vem ao encontro da proposta e do legado deixado por São Leonardo Murialdo, que é auxiliar na promoção de crianças e adolescentes, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. “Saibam que vocês são a razão de existir da nossa Congregação. É muito bom tê-los na Família de Murialdo”, destaca.
Durante a palestra, Felipe contou aos cerca de 400 jovens que acompanhavam o bate-papo como foi a sua trajetória de vida e a luta que enfrentou contra o trabalho infantil. “Comecei a trabalhar com 8 anos de idade como garçom. Aos 13 passei a participar de encontros com os jovens da minha comunidade para debater sobre direitos e a realidade da juventude. Foi em um desses encontros que recebemos um procurador do trabalho e percebi o quanto eu estava sendo enganado sobre o trabalho na infância e na adolescência, pois eu acreditava que se não estivesse trabalhando eu viraria bandido”, enfatiza.
A partir desse encontro, o jovem, que atualmente é estudante de Direito e está com 19 anos, saiu do trabalho infantil, focou nos estudos e se apropriou de uma nova realidade. Em 2016 criou o primeiro Comitê Contra o Trabalho Infantil. “A iniciativa ganhou tanta força que, em setembro de 2019, criamos um comitê nacional com um representante de cada estado”, conta. Ele ainda deixou um recado aos jovens: “Não se calem, usem a sua juventude para lutar pelos seus direitos. A aprendizagem profissional é a principal bandeira contra o trabalho infantil”.
Os jovens participantes do evento agradeceram imensamente a oportunidade de fazer parte do programa de formação profissional e ressaltaram, ainda, que no Murialdo o aprendizado vai muito além da formação profissional; vivenciam o amor, o acolhimento, os valores humanos e a importância do coração educado.
O Provincial, Padre Marcelino Modelski encerrou o evento com uma fala emocionada: “Felipe, você foi profundamente inspirador, nos deu chaves libertadoras, destacou o seu chamado e protagonismo. Ouvir vocês, jovens, foi um bálsamo. O tempo é de escuta e essas falas foram carregadas de muita responsabilidade. Parabéns!”.
Instituto Leonardo Murialdo:
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM) é uma organização da sociedade civil e tem como missão principal desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. Atualmente, está presente em 10 estados do Brasil: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraná, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O ILEM mantém inúmeros programas sociais desenvolvendo ações de garantia de direitos da política de assistência social, dentre os quais destacamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa de Aprendizagem Profissional, atendendo por meio de suas ações mais de 4 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
O ILEM, de propriedade da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, desenvolve ainda trabalhos na área da educação, através da educação infantil, ensino fundamental e médio e também ensino universitário.